4 templates WordPress para portfolio de ilustração

Além de ver quatro tipos de templates, o ilustrador pode conferir dicas especiais a respeito de como manter o portfólio de ilustração funcionando.

Template de portfolio: Freeman

Normalmente, quem trabalha com ilustração são as pessoas que passavam horas replicando desenhos ou a imagem de outras pessoas. Até que decidem tornar esse hobby em um trabalho e ganhar a vida com este tipo de atividade profissional. Pensando nesta perspectiva, é possível acreditar que os ilustradores possuem uma gama de material guardado. Mas, será que todas as ilustrações feitas servem para compor um portfolio de ilustração?

Esta deve ser um dos maiores questionamentos na vida de um profissional desta área. Além dele, outros pontos podem fazer parte da vida de um ilustrador como por exemplo: Qual a melhor maneira de criar um portfólio? Qual template WordPress escolher? Como fazer um porfólio?

Templates WordPress para portfólio

O desenhista amador que deseja virar um profissional de ilustração, além de fazer um curso apropriado ou algumas extensões e oficinas, precisa ter em mente que para ter mais visibilidade do trabalho ele vai ter que buscar métodos de divulgação. Um deles, por exemplo, pode ser o portfólio.

Com este tipo de plataforma, o ilustrador consegue atingir um maior número de público. Tudo isso porque ele vai estar em uma rede interligada e o trabalho exposto em uma espécie de “vitrine virtual”. Neste sentido, todos os aspectos contam, desde as próprias ilustrações como também o layout do portfólio.

Sendo assim, é importante estar atento a este último quesito e buscar ferramentas que proporcionem uma linguagem mais apropriada para este tipo de serviço. A seguir é possível conferir três versões de templates próprios para WordPress e que caem como uma luva quando o assunto é portfolio de ilustração, uma vez que dão destaque as partes essenciais para um trabalho nessa área, como é o caso da imagem.

Illustrator

Template de portfolio: Illustrator

A lista de propriedades oferecidas pelo Illustrator é enorme, fazendo com que esse tipo de template seja indicado não só para ilustradores, como também para designers e outros artistas.

Illustrate

Template de Portfolio: Illustrate

Nesta versão há imagens em destaque e postagens personalizadas. O tema é simples, mas de uma forma que consegue mandar a mensagem que o profissional deseja passar para os seus clientes.

Freeman – Creative WordPress Theme for Agencies

Template de portfolio: Freeman

Minimalismo, elegância e simplicidade. Este é o tripé que caracteriza o Freeman. Um modelo feito sob medida para as pessoas que buscam por um tipo mais clean na apresentação dos trabalhos desenvolvidos.

KON/CEPT

Template de portfolio: KON/CEPT

Com um design exclusivo e receptivo, este tipo de modelo é indicado para profissionais criativos, conforme diz o próprio nome da ferramenta. E, assim como o anterior, o minimalismo é uma concretização no KON/CEPT.

Dicas para manter um portfólio

Quem deseja fazer do hobby um trabalho é preciso levar em consideração algumas questões, como: escolher uma boa marca para trabalhar, pode até ser o nome do profissional mesmo; pensar em um logotipo criativo e que consiga atrair ainda mais o público alvo; separar a diversão com o trabalho, para ser responsável e conseguir cumprir metas.

Além desses aspectos, o ilustrador deve pensar em outros tópicos para depois que o site já estiver na rede. A exemplo de:

  • Seleção e diversificação do portfólio: O portfólio de um ilustrador não deve ter trabalhos repetidos, mas sim uma diversidade maior do potencial do profissional. Isto deve ser pensado na seleção, nem todos os trabalhos já produzidos vão entrar no site, mas sim aqueles dos quais o especialista mais se orgulha de ter feito. Esta é a oportunidade de agregar valor ao trabalho produzido, por isso ter atenção e olhar crítico são atitudes importantes;
  • Atualizações constantes: De nada vai adiantar fazer um portfólio, pagar por ele, investir uma certa quantia para vê-lo ir ao ar e com o passar do tempo esquecer de atualizá-lo. Por incrível que pareça, muitos profissionais acabam errando muito nesse ponto, principalmente os menos experientes, por não entenderem o potencial que um portfólio possui no mercado de trabalho. Quem trabalha como freelancer, por exemplo, precisa apostar em atualizações constantes do portfólio, deixando os possíveis clientes conscientes dos tipos de trabalho que o profissional desenvolve e a qualidade dos mesmos;
  • Creditar outros profissionais: Não esquecer dos amigos que ajudaram na elaboração de um projeto é a maneira mais ética de agir. Por isso, sempre que for necessário, é importante mencionar os demais profissionais que fizeram parte da finalização do trabalho em questão. Caso contrário, trata-se de plágio ou enganação, o que é considerado crime no Brasil.

E você, recomenda algum template WordPress para portfolio de ilustração? Deixe seu comentário!

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário