6 dicas para enviar portfolio e currículo por email

Quer enviar seu portfolio e/ou currículo por e-mail mas tem dúvidas sobre qual a melhor forma de fazer isso? Confira nossas dicas!

ilustração de envio de e-mail

Com a grande concorrência no mercado de trabalho hoje em dia, é fundamental saber como fazer o seu currículo e portolio chegarem às pessoas certas da melhor maneira possível.

Seja um candidato a uma vaga em processo seletivo ou um profissional criativo prospectando novos clientes, saber como apresentar o seu trabalho pode ser o diferencial entre continuar desempregado ou não fechar um novo negócio.

O objetivo deste artigo é te oferecer algumas dicas para enviar portfolio e currículo por e-mail. O que fazer e o que não fazer na hora de prospectar um cliente ou se candidatar a uma vaga de emprego e, acima de tudo, quais os cuidados você precisa ter para não ser visto como um spammer.

Depois de ler este artigo, tenho certeza que você estará preparado para fechar novos negócios e ser visto com um candidato em potencial para qualquer processo seletivo.

Preparado?

1. Seja direto no campo de assunto do e-mail

A pessoa responsável por filtrar os currículos de candidatos normalmente tem que lidar com um grande volume de e-mails recebidos. Em muitos casos, um simples erro no “assunto” do e-mail pode ser suficiente para tirá-lo de um processo seletivo.

Dessa forma, seja sempre direto e objetivo na hora de enviar seu currículo para um processo seletivo.

No campo de assunto, informe sempre o nome do cargo ou da vaga pretendida, como por exemplo: Currículo Rafael Barbosa – vaga de redator. Com apenas 6 palavras, você diz o objetivo do seu e-mail, o seu nome e para qual vaga deseja concorrer.

O mesmo vale para quem está prospectando um novo cliente: Portfolio Rafael Barbosa – Redator. O destinatário do seu e-mail já estará ciente do que se trata logo no primeiro contato com a sua mensagem.

2. Seja direto no corpo e-mail

Além de ser direto no assunto, uma ótima dica na hora de enviar portfolio e currículo por e-mail, é ser direto também no corpo da mensagem.

Veja bem: ser direto não quer dizer ser mal educado ou grosso. Quer dizer não dar voltas desnecessárias e apresentar de forma direta e concisa quem é você, o que quer e como podem ver seu currículo e seu portfolio.

No caso de um currículo, lembre-se sempre de se apresentar, reforçar a vaga para a qual você quer se candidatar, se possível também informe como ficou sabendo do processo seletivo, faça uma breve descrição sobre você e reforce que o currículo segue neste e-mail.

Por exemplo:

Olá pessoal! Boa tarde.

Meu nome é Rafael Barbosa e gostaria de participar do processo seletivo para redator web.

Fiquei sabendo dessa vaga através do site Trampar Online e acredito me encaixar no perfil procurado por vocês.

Sou redator há 10 anos, tendo produzido conteúdos em todos os formatos: blogposts, e-books, roteiros de vídeos, etc. Em anexo envio meu currículo e portfolio com os principais trabalhos. Eles também podem ser encontrados neste link.

Tenham um ótimo dia.

No exemplo acima, me apresentei e reforcei para qual vaga tenho interesse, onde vi a informação sobre a mesma e conclui com uma breve descrição do que faço como redator e onde podem encontrar meu trabalho.

3. Envie arquivos pequenos e em formatos universais

Quando você envia seu portfolio e currículo por e-mail, deve pensar em alguns fatores para facilitar a vida de quem vai receber a sua mensagem ou até mesmo em detalhes que talvez te coloque em uma lista spam.

Um desses fatores é relacionado ao tamanho dos arquivos enviados e os formatos.

Sobre o tamanho do arquivo, ele deve ser o menor possível, mas mantendo a qualidade no caso de um portfolio, principalmente se você é designer. Mostrar as suas peças com qualidade é essencial, já que esse é o seu principal atrativo.

Como não sabemos as configurações do servidor de e-mails do destinatário, é melhor não trabalhar com arquivos muito pesados. Além de correr o risco de ser barrado pelo firewall do sistema, você também pode ir direto para a lixeira se o destinatário não possuir uma conexão de qualidade para baixar seu anexo.

Sobre os formatos de arquivos para enviar portfolio e currículo por e-mail, pense sempre na “universalidade”. Ou seja, um formato que seja universal e que possa ser aberto na maioria dos computadores.

O formato mais universal que podemos indicar é o PDF. Ele abre em qualquer computador que tenha acesso a um navegador, é leve e mantém a qualidade de imagens e de textos.

Evite mandar vários documentos, como por exemplo, .jpgs de suas peças de design. Concentre tudo em um portfolio bem montado e envie apenas este artigo.

Caso você seja um redator com habilidade em roteiros e vídeos produzidos com base em seus escritos, não envie o vídeo por e-mail. Coloque o link dentro do seu portfolio em PDF.

4. Não faça spam ao enviar seu portfólio e currículo por e-mail

Essa dica é fundamental. Jamais, em hipótese alguma, faça spam na hora de enviar seu portfolio e currículo por e-mail.

Evite enviar para muitos destinatários ao mesmo tempo. A chance de você ser classificado como spam é enorme e, acima de tudo, pode ficar muito mal visto no mercado, fechando várias portas e futuras oportunidades.

Se você tem um site onde apresenta seus trabalhos e faz coleta de e-mails, é normal que em algum momento fará algum contato com esses prospects através de uma campanha de e-mail marketing.

Para evitar correr algum risco de ser colocado em uma black list de e-mails, é sempre recomendado testar se seu e-mail marketing é spam. Uma ferramenta fácil de usar é o Mail-Tester.

5. Use ferramentas de e-mail marketing para medir os resultados

Essa dica é um bônus à dica de cima. Ao invés de enviar seu e-mail marketing pelo Gmail ou qualquer outra plataforma, para várias pessoas ao mesmo tempo, com pouco ou nenhum investimento você consegue fazer algo mais profissional e medir os resultados dos seus prospects.

Ferramentas como o Sendy te ajudam a criar segmentações e listas de e-mails específicas (RHs, prospects, clientes fixos, etc) e a montar os e-mails com base em templates prontos ou de fácil edição com todos os padrões para não cair em listas de spam.

Além disso, você pode medir os resultados de quem abriu e clicou nos seus e-mails e comparar o desempenho de suas campanhas.

Neste artigo aqui você pode conhecer outras ferramentas para disparar e-mail marketing caso você não tenha tanta verba para investir ou queira mais opções.

6. Mantenha sua lista de e-mail sempre saudável

Uma lista de e-mails fria pode ser extremamente negativa para você divulgar o seu trabalho. Para isso, é importante mantê-la sempre saudável.

Uma ferramenta incrível que te ajuda a limpar sua lista de e-mails é o Limpar Listas. Com poucos e simples passos você faz essa limpeza e melhora o desempenho das suas campanhas na hora de conquistar novos clientes.

Conclusão

Como dissemos no início, seguindo essas 6 dicas infalíveis para enviar portfolio e currículo por e-mail, você terá sucesso ao fechar novos negócios ou conseguir entrevistas em vagas de emprego.

Claro que você pode adaptar cada uma dessas dicas de acordo com a sua realidade ou aplicar outros conceitos que possam melhorar ainda mais as suas chances.

Depois comenta pra gente se você teve resultados.

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário