Alternativas aos programas do pacote Adobe

Cansado de pagar pelos valores abusivos de apps como Photoshop, Illustrator e InDesign? Conheça outras soluções de softwares (grátis e pagos) e livre-se da Adobe!

ícones dos programas da adobe

Se você consome softwares de maneira legal, deve estar no mínimo incomodado com os preços que a Adobe cobra de suas assinaturas ultimamente.

E mais: agora rola um papo de que a Adobe diz que pode processar usuários por usar versões antigas do Photoshop. Tem como não ficar revoltado?

Recentemente o ilustrador Michael Sexton publicou em seu Patreon uma relação com diversas alternativas aos programas da Adobe. A grande maioria dos programas eu nem sabia que existia, e dentre eles há opções para desktop, tablets e até mesmo online.

E o melhor: boa parte dos programas aceitam as mesmas extensões dos programas da Adobe, como PSD, AI, EPS etc.

Créditos: Adobe Software Alternatives

Abaixo reuni todos os links conforme consta na imagem acima, marcando o que é pago e o que é gratuito. Comentei também sobre alguns que utilizei.

Photoshop

Um dos programas mais utilizados no mundo, o Photoshop vivia aberto por aqui – pelo menos até a Adobe lançar o XD. Mas há tempos venho buscando um substituto.

Testei o GIMP há alguns anos mas não gostei muito. Hoje parece mais completo e, com esse post, estou mais motivado a voltar a testá-lo.

Alternativas

Menções honrosas

Illustrator

Outro programa que substituí pelo XD no meu dia-a-dia, mas que ainda tem sua utilidade principalmente para criação de logos.

Da lista abaixo, só conheço o bom (?) e velho Corel Draw.

Alternativas

Menções honrosas

InDesign

Aqui já não é muito a minha área. Só utilizei o InDesign em cursos, pra ser honesto. Ebooks (ePUB e Mobi), por exemplo, eu faço diretamente com código, mesmo.

Alternativas

Menções honrosas

Animate

Daqui pra baixo definitivamente não é minha área, então não tenho como comentar ou opinar.

Alternativas

Menções honrosas

Lightroom

*Limitado, pode processar fotos em RAW

Dreamweaver

Opa, aqui volta a ser minha área. Dessa lista, já utilizei o Brackets (por alguns dias) e o Atom (um dos que mais utilizei), mas hoje utilizo o Visual Studio Code.

Como uso Gulp na maioria dos meus projetos, o Browsersync é responsável pelo live preview dos meus códigos.

*O Brackets foi desenvolvido pela Adobe, mas é open source com licença para modificar e distribuir.

Premiere

After Effects

Audition

Mais alternativas?

Por anos a Adobe vem monopolizando algumas áreas, mas como vocês podem ver acima, isso pode acabar. Opções não faltam, e compatibilidade já não é mais um problema pra boa parte dessas opções.

Tem mais alguma boa dica para compartilhar? Deixe seu comentário!

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário