Como Manter o Portfolio Atualizado Sem Novos Trabalhos?

Precisa atualizar seu portfolio mas não tem novos trabalhos? Saiba como manter o portfolio atualizado de maneira criativa e profissional!

Nem se lembra quando foi a última vez que atualizou as informações do seu portfolio? Manter o portfolio atualizado é importante e um desafio se o profissional não tem trabalhos novos. Mas não é impossível.

Não é porque a produção está parada no momento que você  irá deixar de renovar o seu material. Você pode conseguir sim fazer isso mesmo sem atualizar portfolio com novos trabalhos.

Sabendo da importância da divulgação para você ser contratado para novos projetos, vamos te ajudar a resolver o problema. Acompanhe a seguir as ideias para portfolio.

Por Que Investir no Portfolio?

Vamos começar com essa pergunta. Há profissionais criativos que acreditam que fazer simplesmente algo descolado e moderno e colocar seus trabalhos irá demonstrar todo o seu potencial. Nem sempre.

Uma postura profissional faz toda a diferença. Afinal, o que se deseja é demonstrar as habilidades do candidato a um projeto, e o seu portfolio é praticamente a sua identidade.

Qual impressão deseja emitir? Então é isso: o seu portfolio fala por você. O que ele teria a dizer?

Não Tenho Novos Trabalhos. E Agora?

1 – Marcas Famosas

Existe uma marca com a qual você se identifica para quem gostaria de desenvolver um projeto? Se você é diretor de arte, já deve ter se deparado por diversas vezes com alguma ideia interessante para uma empresa.

Esse é o momento de divulgar seu talento para criar uma campanha incrível para ela. Desenvolva uma nova marca, anúncio de outdoor, revista ou jornal com toda a sua habilidade.

É claro que você deverá informar que esse é um job fictício.

2 – Projeto de Interesse

A sua empresa precisa oferecer seus serviços de design de interiores aos clientes, mas ainda está iniciando no mercado? Sem problemas. Caso tenha alguma ideia que ainda não teve a chance de pôr em prática, desenvolva-a e insira no seu portfolio.

Para quem contrata, é fundamental ter o máximo de informações que demonstrem que a empresa tem competência para realizar um serviço. Ainda que não seja um job real, sua equipe irá provar isso.

Outra vantagem é que o cliente passa a conhecer o seu estilo de trabalho antes de fechar negócio. Não haverá chance de se decepcionar futuramente com uma divergência de gostos.

3 – Cases da Sua Área

Repaginar ou planejar melhorias para projetos clássicos da sua área pode ser de grande relevância para quem receber o seu portfolio. Você ganhará pontos pela ousadia e originalidade, além de ser uma ótima forma de manter o portfolio atualizado.

Portfolio Online

Agora que já sabe como fazer atualizações constantes, invista em um portfolio online. O mercado está em constante transformação e pede a cada dia algo mais dinâmico e cômodo para os recrutadores de empresas e clientes em potencial.

Você também terá muitos benefícios. Poderá atualizar sempre que quiser o portfolio, que ficará ao alcance de quem tenha interesse nos seus serviços. Ou seja, é muito mais fácil manter o portfolio atualizado quando ele é digital.

Não será necessário também entregar em mãos a cada um deles. Basta acessá-lo pela rede e pronto.

Um portfolio profissional merece o cuidado de ter sua versão online. Se ainda não teve a oportunidade de criar portfolio digital, não perca tempo. Pode ser um site completo, como o de Fabio Lobo, ou algo mais simples apenas voltado para seus trabalhos e contatos.

Pronto para ter o seu portfolio sempre atualizado e atraente para o seu público? Compartilhe as dicas.

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário