Como montar um bom portfolio acadêmico

Se você é estudante, certamente já ouviu falar em portfolio. Saiba como deve ser criado um portfolio estudantil!

estudante com cadernos na mão

A vida de estudante não é fácil. São várias matérias e conteúdos que precisam ser lidos, analisados e resumidos diariamente para que tudo seja absorvido e entendido.

No caso de alunos universitários, a situação fica um pouco mais complicada pois os conteúdos são mais avançados e, muitas vezes, em idiomas diferentes.

Mas nada que não seja possível contornar.

Para quem gosta de se organizar e ter todo o registro dos seus estudos, o melhor caminho é montar um portfólio acadêmico.

Mas como fazer isso?

O que preciso colocar no meu portfólio acadêmico?

Quais as vantagens de ter um portfólio desse tipo?

Não se desespere.

Neste artigo vamos te dar algumas dicas matadoras sobre como montar um bom portfólio estudantil.

Preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber para documentar e montar um guia prático com os seus principais trabalhos escolares.

Preparados? Vem com a gente.

O que é portfólio acadêmico?

No mundo corporativo, profissionais montam portfólios com os seus principais trabalhos.

Essa é a melhor maneira de apresentar a sua capacidade técnica e criativa para novos clientes ou recrutadores.

Porém, durante a formação acadêmica, também é possível fazer uma apresentação dos seus principais trabalhos, avaliações e atividades desenvolvidas ao longo dos semestres letivos.

O portfólio acadêmico funciona como um grande arquivo que reúne toda a sua produção estudantil, permitindo analisar a própria evolução em relação ao aprendizado ao longo do ano ou semestre.

Resumos, avaliações, provas, trabalhos individuais ou em grupo, fichamentos e qualquer outro tipo de atividade realizada ao longo do semestre deve ser guardada nesse registro.

Como criar um portfólio estudantil/acadêmico

Sabendo para o que serve e como deve ser usado, o próximo passo é aprender como criar um bom portfólio acadêmico.

Ao contrário dos portfólios normais, o acadêmico não reúne apenas os melhores trabalhos, mas toda a produção do aluno ao longo do ano ou semestre letivo.

Cada trabalho, resumo, atividade, prova e fichamento é essencial para compor um bom portfólio, incluindo aqueles com o pior e o melhor desempenho.

Dito isso, vamos apresentar tudo o que você precisa saber para montar o seu portfólio.

Principais atividades

O portfólio acadêmico é uma ferramenta orgânica, sempre em mutação, ou seja, evolui de acordo com o aluno.

Como algumas escolas ou universidades oferecem atividades diariamente, talvez a melhor opção seja escolher aqueles que apresentam resultados significativos para a compreensão do processo de aprendizagem e desempenho.

Se quiser entender e registrar a sua evolução ao longo do tempo, o ideal é documentar todas as atividades, separando aquelas em que teve mais dificuldade e as que teve mais facilidade, de forma a poder compará-las e interpretá-las para identificar os pontos que deve estudar mais. 

Outro formato indicado é o de separação por tópicos, ou seja, a partir da criação de assuntos específicos, que terão as atividades documentadas.

Como apresentar os portfólios

Nenhuma documentação é válida se não tiver como objetivo a apresentação e apreciação dos resultados. Com o portfólio acadêmico não poderia ser diferente.

Com o objetivo de documentar a sua evolução como alunos, é importante se ater às melhores práticas para a apresentação desse documento.

A apresentação está diretamente ligada ao formato usado para a sua construção.

Caso ele seja digital, pode ser apresentado através de pen-drives, arquivos PDF ou CDs e DVDs.

Ele também pode ser apresentado no formato físico, através do uso de pastas ou fichários, facilitando a localização das principais informações no decorrer do ano.

Conclusão

Neste artigo tentamos abordar as melhores práticas quem deseja montar um bom portfólio acadêmico.

Do seu principal objetivo até as formas de apresentação, demos um panorama geral dessa excelente ferramenta pedagógica.

Agora é com você. 

Crie seu próprio portfólio com essas dicas, acrescente ou remova informações e adapte-o da maneira que melhor atenda às suas necessidades.

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário