Dicas para criar um currículo simples e objetivo

Quer criar um currículo simples, mas bem elaborado e objetivo? Aprenda tudo de mais importante para fazer um bom currículo sem dificuldade!

ilustração de curriculum vitae

Muita gente acredita que um bom currículo é aquele com muitas informações e texto, mas isso não é bem verdade. Você pode criar um currículo bem elaborado e este também pode ser simples, curto e breve.

Pensando nisso, hoje você aprenderá tudo sobre como criar um currículo simples e objetivo, com dicas e truques que vão te ajudar nas seleções de emprego. 

Em primeiro lugar é importante que você saiba o que é de fato um currículo e como funciona mais ou menos o sistema de contratações da maioria das empresas.

Vamos lá!

O que é um currículo?

Para aqueles que ainda não entendem muito sobre o assunto (como candidatos a primeiro emprego, jovem aprendiz e estágio), vou começar pelo básico: o que é e como fazer um currículo. 

Currículo é o documento de apresentação e histórico acadêmico/profissional. Você já deve ter lido em algum lugar o termo “curriculum vitae”, que nada mais é do que “histórico de vida” ou “trajetória de vida” em latim.

No geral, atualmente se trata de um resumo das conquistas que podem ser aplicadas no mercado de trabalho. 

Muitas pessoas acham que o currículo é se baseia em uma estrutura de tópicos, informando que alguém “fez isso, fez aquilo”. Essa regra até se aplicava antigamente, contudo, hoje em dia, o objetivo do currículo é “conquistar” quem o lê.

Mas se engana quem pensa que para impressionar é necessário um currículo super elaborado e longo. 

Para mais informações sobre currículo, veja nosso artigo O que é currículo?

Primeiro passo: defina seu foco

Antes de fazer um currículo, defina o que você quer ser/fazer.

Um erro inicial comum é não entender como funciona o sistema de criação e entrega de currículo. Em primeiro lugar, é importante deixar claro que o tudo isso é um processo estratégico

Veja também: Currículo para primeiro emprego: como fazer?

Você não deve direcionar seu currículo a diversas áreas e chegar em uma seleção dizendo que você quer ser isso, aquilo e aquilo outro. Ainda que você tenha muitas qualidades e conhecimentos, seu foco deve ser bem definido.

Pense da seguinte forma: “Se essa empresa precisa de um X, eu mostrarei que posso ser o X, não o X, Y e Z”.  

Recebo muitos e-mails e comentários de estudantes que querem ser tudo: web designers, designers gráficos, programadores etc. A não ser que você seja um gênio ou tenha muito tempo disponível, é praticamente impossível dominar mais de uma área.

Com a tecnologia de hoje em dia, até que não é muito difícil dominar duas áreas – mas certamente uma das duas irá se sobrepor. Por exemplo, eu sou web designer e desenvolvedor front-end, mas a última área é a que eu mais domino (poderia dominar mais se eu não tivesse estudado e trabalhado como web designer também).

Sou formado em Publicidade, mas não pretendo seguir a área: me graduei apenas para absorver conhecimento para utilizar em meu trabalho, afinal, web faz parte da publicidade e publicidade faz parte de tudo.

Quem trabalha com web hoje em dia cada vez mais está próximo do chamado Marketing Digital.

Resumindo: foque em o que você faz de melhor e mais gosta, mas não deixe de buscar por conhecimentos complementares (até porque é bem comum encontrar empresas que querem contratar funcionários que fazem de tudo e não se importem em ganhar pouco por isso).

Só não tente fazer tudo de uma vez, porque aí você não será um profissional – será um quebra-galho.

Por onde começar?

currículo em branco
Nada mais assustador que uma folha em branco…

Defina um objetivo. Um currículo, assim como uma carta, tem que ter praticidade, conteúdo e um destinatário.

Pense bem: antes de escrever uma carta, você sabe o que vai falar e para quem essa carta será destinada. Para isso, você precisa pensar sobre o que será escrito e se a outra pessoa vai entender.

Ou seja, qual será a função do seu currículo?

Dessa forma, o primeiro passo para criar um bom currículo é saber o que você quer que seja a “missão” dele. A resposta ideal deve ser algo parecido com “ser contratado na empresa X na vaga Y”. 

Na primeira vez em que eu procurava emprego, encontrei uma empresa que tinha 3 vagas distintas muito bacanas, então me candidatei para as três.

O resultado: além de não ser chamado para uma entrevista de emprego para nenhuma dessas vagas, ainda recebi um e-mail do RH da empresa que, resumidamente, dizia “não entendemos qual é seu objetivo”. Pois é.

Tendo isso em mente, toda a criação do currículo vai se basear em revelar que você tem aptidões, características, vontade e disponibilidade para assumir a vaga em questão. 

Dicas para um currículo simples e objetivo

Agora que você tem um objetivo em mente, vamos à construção e dicas importantes para montar o currículo passo a passo.

Confira cada parte de um currículo e o que você precisa colocar em cada uma delas.

1. Informações pessoais necessárias

Nome, sexo, idade, endereço e contatos. Isso é o bastante e o fundamental para começar qualquer currículo. 

Alguns dizem que idade é opcional, mas pode ser importante.

Não é que por ser mais velho você terá menos chance de encontrar um emprego nessa área, mas eventualmente a empresa pode estar com uma ideia de faixa-etária em mente.

Estado civil e foto, na minha opinião, são opcionais.

2. Seus objetivos e características

Antes de fazer um currículo você tem que definir o que quer ser/fazer, lembra? Então aqui vai ser fácil.

Não escreva uma redação, uma lista simples já é o bastante: diga qual área você quer seguir e quais são suas características relevantes para o cargo.

Se seu trabalho exige determinada qualidade e você a possui, exalte isso. 

3. Experiência e histórico profissional

Responda o seguinte: onde você já trabalhou, em qual período isso aconteceu e o que você fez lá?

Por exemplo:

  • Empresa X (2010 – 2019) – Operador de Caixa.
  • Empresa Y (2019 – 2020) – Gerente de vendas.
  • Empresa Z (2020 – 2021) – Gerente de estoque.

Mas atenção! Lembra que falei que currículo é um processo estratégico? Então aqui você precisa ter foco definido.

Por exemplo, se você já trabalhou em uma farmácia e quer um emprego como professor de artes, perceba que a experiência não tem relação com o seu novo objetivo. Logo, deve ser evitado. 

Eu, por exemplo, já trabalhei em uma marcenaria antes de ter uma formação profissional. Por que eu colocaria isso em meu currículo se não estou procurando emprego em marcenarias?

Além disso, nessa parte do currículo há algo que passa despercebido: vamos supor que você passou por um período de experiência (normalmente de 3 a 6 meses) em 5 empregos diferentes nos últimos 2 anos.

Quando a empresa vir seu curriculum, vai achar que você não para quieto em um emprego e já irá te descartar.

Então, especifique que foram períodos de experiência, e dessas 5 empresas você ainda pode selecionar apenas 2 ou 3 que considerar mais relevantes para sua carreira.

Pode ser que desses 5, em 4 você estava desesperado em busca de emprego e aceitou o primeiro que surgiu. Não precisa colocar isso em seu currículo, então.

4. Seus conhecimentos

Onde e o que você estudou e/ou estuda até hoje? Quais softwares você sabe utilizar e qual seu grau de conhecimento com cada um? Você sabe outras línguas?

Escreva tudo o que você sabe e que seja relevante para sua área de interesse e para a empresa! Atenção ao foco e tente pensar como o RH pensaria. Pergunte-se “o que o RH procura?” e tente responder, sem mentir, que você possui o necessário. 

Por exemplo, quando empresas de arquitetura ou design de interiores me procuram para elaboração de orçamento de um site, costumo dizer que já trabalhei em uma marcenaria – nesse caso há contexto, porque eu demonstro que também estou envolvido na área do cliente.

5. Defina um formato

Menos é mais. Um bom currículo não precisa de floreios. 

Já vi muitos currículos bem bonitos, com fundo personalizado, imagens, ícones e até gráficos. Isso é bem legal, mas deixe para seu portfólio.

Muitas empresas imprimem os currículos para utilizá-los na hora da entrevista. Pense nisso quando for fazer um currículo.

Na dúvida, utilize um modelo pronto.

Bônus: não minta. Seja você mesmo!

Parece óbvio, mas te digo: não minta! As consequências podem ser pesadas.

Por experiência própria, se você acha que mentir – ainda que na melhor das intenções – vai ajudar a ser contratado (o clássico “vou falar X e se engolirem corro atrás pra aprender”), prepare-se!

Você pode estar embarcando em uma experiência profissional traumatizante e que pode te queimar no mercado.

Já contratei um profissional que disse ter feito projetos lindos (e nos mostrou tais projetos). No final das contas, o que ele realmente produzia era muito inferior ao que ele mostrou.

O chefe e os clientes já estavam impacientes, e esse “profissional” vivia levando bronca. No segundo mês ele foi demitido.

Por outro lado, em minha segunda entrevista de emprego, perdi as contas de quantas vezes disse “não sei fazer isso, mas vou dar uma pesquisada” e coisas do tipo.

E assim que cheguei em casa pesquisei tudo, e então mandei um email para o entrevistador com minha alguns comentários sobre essa pesquisa – o que poderia ser aplicado na agência e o que eu poderia aprender.

Fui contratado.

Então, não tem segredo: seja você mesmo, porque não adianta no papel você passar uma imagem e, ao ser contratado, não seguir essa imagem.

Veja também algumas dicas em vídeo para te inspirar!

Currículo online: O que é e como criar um? 

Como todos já sabem, o currículo vai além da mídia física, ou seja, impresso em papel. Dependendo do seu objetivo como profissional, você pode optar por um currículo online, por exemplo. 

Isso porque, na internet é possível alcançar um público maior de clientes ou empresas. Portanto, as chances de fechar um negócio podem aumentar, seja de um emprego fixo ou de freelas.

Um bom exemplo de currículo online é o LinkedIn. Segundo a descrição dessa plataforma, o site é “a maior rede profissional do mundo, com mais de 774 milhões de usuários em 200 países e territórios.”

Para criar um perfil nessa rede é simples, basta entrar no site e preencher os campos com suas informações básicas. A princípio são pedidos os seguintes dados: nome, sobrenome, e-mail ou número de telefone, e a criação de uma senha.

Em seguida, você deve confirmar o endereço de e-mail ou de telefone e seguir com o preenchimento das demais informações.

Nesses campos é possível escrever sobre formação acadêmica, experiência profissional e outros dados a respeito do conhecimento do profissional, como idiomas e outras competências.

Uma informação importante que pode ser acrescentada no perfil é sobre os interesses de carreira. Nesse espaço você pode colocar se está aberto a novas ofertas, se está candidatando-se à propostas de trabalho, se não está interessado em novos contratos

Como elaborar um currículo no Word?

Mas claro, se você deseja ter um currículo impresso, é preciso elaborar esse documento em alguns programas que podem ser instalados no computador ou até mesmo celular.

O Word é o programa de texto mais conhecido e usado. Além disso, a plataforma disponibiliza a formatação ideal para um currículo, basta escrever “currículo” na caixa de pesquisa.

Depois disso, vão surgir diversos modelos de currículo prontos, com os espaços para você adicionar informações pessoais, acadêmicas e profissionais. Uma forma rápida e certeira para um currículo simples e bem-feito. 

Após preencher devidamente o documento, é necessário salvá-lo, de preferência em PDF. Assim você consegue manter a formatação do currículo e imprimi-lo em qualquer lugar.

Temos um artigo com exemplos e modelos de currículo em Word que pode te ajudar bastante se ainda estiver com dúvidas.

O que não colocar no currículo?

Por outro lado, muito de nós aprendemos com o erro.

E para que você não cometa os “vacilos” que muitos já cometeram, trago aqui o que não colocar no currículo.

  • Colocar imagens. O currículo só comporta uma foto: a do seu rosto, de preferência no estilo 3×4. Não confunda currículo com portfólio e o encha de imagens. O currículo é um documento textual, acima de tudo.
  • Usar frases clichês. Já vi muita gente colocando frases de efeito e para finalizar o currículo, e detalhe: sempre é motivo de deboche. Isso não vai aumentar suas chances, não cativará os selecionadores e ainda vai deixar seu currículo brega. 
  • Usar fontes muito pequenas. Para que caiba mais informações, algumas pessoas diminuem o tamanho da fonte usado. Isso pode tornar o currículo inelegível.
  • Copiar da internet. Recortar e colar as informações do currículo de sites é algo que pode ser descoberto facilmente e pode acabar com a sua reputação.
  • Mentiras: Mentir sobre as habilidades que possui sempre pega mal. Se você não fala inglês, não coloque que tem domínio desse idioma.

Se preciso, faça mais de um currículo

Seguindo essas dicas você terá seu currículo profissional bom, prático e inteligente.

Mas quando você estiver procurando por um emprego, você irá encontrar empresas com perfis diferentes. Por que não fazer um currículo para cada uma dessas empresas?

Sim, pode parecer trabalhoso. Por outro lado, quanto mais currículos você fizer, mais você aprenderá e maiores serão suas chances de conseguir vagas específicas do mercado de trabalho.

Além disso, para cada currículo você pode personalizar de acordo com as características que mais interessam para a vaga.

E mais uma vez repito: apresentar currículo é um processo de estratégia! Às vezes, um currículo inteligente supera o currículo com mais experiência.

recrutador segurando currículo da candidata na entrevista de emprego

Use as dicas para conseguir um emprego

De acordo com a especialista em currículo e fundadora da Right Resumes, Jane Heifetz, em artigo publicado na Harvard Business Review, não é rápido e nem fácil fazer um currículo.

É preciso pensar cuidadosamente sobre o que dizer e como dizê-lo, para que o gerente de contratação pense: ‘Essa pessoa pode fazer o que eu preciso fazer’.

Jane Heifetz

Por essa razão, mesmo fazendo um currículo simples, você precisa de tempo para elaborar esse documento.

Por fim, só desejo bom desempenho nas seleções e entrevistas de emprego. Use as dicas mostradas aqui para compor um bom currículo, mas lembre-se: tenha confiança e sinceridade, isso sempre vai ajudar!

Gostou do artigo? Deixe um comentário e compartilhe com quem você acha que também vai curtir o conteúdo. 

Nos vemos nos próximos artigos!

Fabio Lobo
Formado em Publicidade e Propaganda e Design de Publicidade, trabalha com web design e desenvolvimento, mas sempre arruma um tempo pra ler, estudar e escrever sobre quase tudo. Siga no twitter!
Veja mais