Dicas para criar um portfólio de marketing

É mais fácil do que você imagina: Aproveite nossas sugestões e monte um portfolio profissional na área de marketing!

celular com likes pulando da tela

O mercado mudou muito atualmente e agora um simples currículo pode não ser suficiente para conseguir trabalho. Quando falamos da área de marketing então, é fundamental mostrar na prática tudo o que você sabe e para isso, nada melhor do que criar um portfólio de marketing.

No entanto, as pessoas encontram mais dificuldades na hora de elaborar um portfólio do que preencher um currículo. Mas fique sabendo que para criar um arranjado visual desses não existe dificuldade alguma e vamos te mostrar como.

É um profissional de marketing e quer criar uma carteira contendo todos os seus projetos? Aproveite as 5 dicas que separamos abaixo e descubra como criar um portfólio de marketing não é um bicho de sete cabeças. Acompanhe!

Portfólio de marketing: 5 dicas para você criar o melhor

Na prática, um portfólio nada mais é do que um apanhado de tudo que você já fez em sua carreira. Pense nele como sendo seu repertório, o qual irá apresentar suas façanhas, projetos, trabalhos, campanhas criadas, peças acadêmicas, enfim, tudo que seu profissionalismo te permitiu criar.

Muito mais do que um currículo, o qual dispõe apenas de leitura, o portfólio de marketing mostra na íntegra todo o seu potencial. Para se destacar é essencial ser o melhor e nada mais positivo do que ser capaz de mostrar de forma eficiente, suas capacidades e habilidades.

1 – Coloque à disposição todos os seus trabalhos, até mesmo os antigos

Se alguém solicita seu portfólio, certamente, essa pessoa deseja ver do que é capaz. Sendo assim, é imprescindível colocar todos os seus trabalhos à disposição, ou seja, os que estão em andamento, os concluídos, os antigos e por aí vai.

Tudo que adicionar irá agregar e, acima de tudo, permitirá que a pessoa consiga visualizar a linha de evolução do seu trabalho. Por isso, nada de pensar que aquele projeto antigo era ruim e não saiu como o planejado. Se você o fez, apresente!

2 – Procure manter o mais organizado possível

O mais importante aqui é facilitar a visualização, ou seja, a “interpretação” daquilo que você apresenta. Desse modo, procure organizar por data, categoria, nível de relevância ou mesmo segmentação.

Isso transparece o perfil de um profissional organizado e em busca de clareza em seus projetos.

3 – Equilibre o design com o conteúdo

Sem sombra de dúvidas, seu portfólio de marketing precisa estar bonito, atraente e chamativo, porém, na medida certa. Muitos profissionais exageram na hora de incluir as artes e acabam prejudicando seu próprio conteúdo.

Portanto, busque pela harmonia da arte com o conteúdo, sempre optando por evidenciar a qualidade de suas atribuições.

4 – Adicione sempre novas informações

Nunca deixe de adicionar os trabalhos mais recentes, isto é, mantenha-se sempre na ativa e faça questão de implementar toda nova informação ao seu portfólio de marketing.

Quanto mais você mostra ser capaz, mais campo de atuação oferece ao cliente. Portanto, a atualização da sua evolução precisa aparecer. Os clientes apreciam essa característica e, claro, gostam sempre de ver algo recente.

5 – Transmita seu profissionalismo

Uma das melhores formas de introduzir seu profissionalismo em um portfólio de marketing, é por meio da veracidade e autenticidade dos trabalhos. Além disso, mantendo à risca as dicas acima, certamente, você estará transmitindo sua capacidade.

Outra coisa é apresentar, sempre que possível, as fontes do seu trabalho, ou seja, onde seu trabalho foi publicado, avaliação de clientes, etc.

É importante compreender que um bom portfólio expande não somente seu horizonte profissional, mas também amplia o número de portas que se abrem a você. Tenha isso em mente.


O que acha de começar o quanto antes a montar o seu portfólio de marketing? Lembre-se, sempre com qualidade, evidenciando sua formação, capacidade, habilidades e perfil profissional. Tem outras dicas que podem ajudar na criação? Compartilhe conosco nos comentários!

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário