Dicas para fazer um curriculum lattes

Está na dúvida sobre como criar um currículo na plataforma lattes? Veja nossas dicas e saiba como destacar-se por lá!

ilustração com pilhas de currículos

Se você busca por dicas para fazer um curriculum lattes que chama a atenção e que se destaca em meio a tantos outros, veio ao lugar certo.

Quem deseja construir uma carreira acadêmica ou até mesmo se especializar em uma determinada área, precisa criar um curriculum lattes. A finalidade deste tipo de currículo é basicamente ajudar o candidato a concorrer bolsas de estudo ou iniciação científica. Justamente por isso que contém várias lacunas diferentes.

Mas como preenche-las? Quais são as informações mais importantes que precisam estar destacadas? Confira a seguir!

Sobre a plataforma Lattes

A plataforma Lattes já se tornou uma referência nacional, que reúne estudantes em formação e em expansão profissional. É, na verdade, uma plataforma que registra a vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do Brasil.

Por isso, é conhecida como uma plataforma de referência para pesquisas e análises de competências. Foi criada pelo CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), por agências de fomento e fundações de apoio à ciência e tecnologia.

Na Plataforma Lattes é possível encontrar uma enorme base de dados de currículos de todo o país, com destaque para grupos de pesquisa e de instituições. Uma vez inscrito no site qualquer pessoa, companhia ou organização terá fácil acesso às informações do seu currículo, o que aumenta as oportunidades na área escolhida.

4 dicas para montar um curriculum Lattes perfeito!

1 – Coerência de informações

É bom ressaltar que por mais que a plataforma deixe disponível várias lacunas, é preciso ser sucinto e objetivo nas respostas. Cada coisa no seu devido lugar. Dentre os principais campos estão espaços para inserir informações como projetos de pesquisa, congressos, seminários, formação acadêmica, idiomas, atuação profissional, prêmios e títulos, produções, participações em bancas e eventos.

Justamente por isso que é bom evitar informações repetitivas. Em certas ocasiões, a própria plataforma costuma preencher de forma automática com algumas informações. Por isso, fique atento e revise muito bem o seu currículo antes de publicá-lo.

2 – Priorize os diferenciais e tenha atenção às informações importantes

Esse modelo de currículo serve justamente para destacar tudo o que você tem de melhor. É fundamental que todas as informações contidas nele sejam verídicas, pois, tudo será analisado pelos interessados em seu curriculum lattes.

Se você está aprendendo um novo idioma, por exemplo, coloque o seu nível de conhecimento e vá atualizando de acordo com sua evolução real.

Outra coisa importante que agrega muito valor para o seu currículo são as participações em eventos, congressos, publicação de artigos científicos, cursos de extensão, livros publicados, entre outras atividades que valorizam sua experiência.

3 – Atenção especial ao resumo

O resumo é parte fundamental do seu currículo. Afinal, é nesse espaço que você irá se apresentar às pessoas. Portanto, trabalhe bem as palavras e resuma de forma sucinta sua especialidade.

Vale a pena destacar nesse campo o período acadêmico, caso ainda esteja estudando, formação acadêmica, se é bolsista ou não, atuação profissional, presença no diretório de grupos de pesquisa, idiomas falados, se é docente ou não.

São essas informações que irão destacar o seu curriculum lattes no momento em que os interessados realizam a busca por profissionais do seu nível.

4 – Atualize sempre que possível

É possível ainda atualizar seu curriculum lattes sempre que houver alterações. Para isso, basta acessar o site e entrar na sessão de acesso direto “atualizar currículo”. Em seguida, você será apresentado a um editor individual para cada etapa de construção do curriculum. É só editar de acordo com suas atualizações e publicar novamente.

Um dos grandes diferenciais da plataforma Lattes é a praticidade e disponibilidade da versão do currículo em PDF. Dessa forma, os interessados podem baixar o seu arquivo e analisar com mais cuidado.

Para conhecer alguns modelos de curriculum lattes e melhorar consideravelmente o conteúdo do seu, basta fazer uma busca rápida no site. Não é preciso inserir informações, a não ser que você queira buscar modelos da sua área.


Com essas dicas aqui apresentadas, certamente você conseguirá montar um curriculum lattes de excelência e aumentar as chances de alavancar sua carreira profissional. Compartilhe!

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário