Dicas para montar um portfólio de Arquitetura e Urbanismo

Apresentação impecável, criatividade e praticidade, boa seleção de imagens... confira nossas dicas e crie um portfolio profissional!

projeto de arquitetura

Você sabe o que é portfólio de arquitetura no sucesso de um profissional do ramo? A criação do portfólio é um pilar fundamental na hora de diferenciar um profissional dos demais.

Tendo em vista que a concorrência está acirrada no mercado, quanto mais bem elaborado for o portfólio de arquitetura, maiores serão as chances para alcançar o tão sonhado cargo de arquiteto.

Mas como desenvolver um bom portfólio de arquitetura? Quais são as informações essenciais? O que não pode faltar? É exatamente sobre essas questões que falaremos a seguir. Confira 5 dicas fundamentais para construir um portfólio de arquitetura impossível de ser ignorado!

5 dicas essenciais para montar um portfólio de arquitetura

1 – Invista tempo na criação de uma apresentação impecável

A apresentação é tão importante quanto o restante do conteúdo. Aliás, essa é uma forma de garantir que o interessado não descarte logo de cara o seu portfólio. A programação visual e a disposição dos elementos chamam muito a atenção e são fatores que demonstram os reais conhecimentos do profissional.

Páginas com muito conteúdo acabam por poluir a imagem da apresentação. Tudo deve ser apresentado sem enrolação, de maneira clara e objetiva. Portanto, escolha as informações mais relevantes e os cases de maior impacto para inserir no topo da apresentação e tome cuidado com o layout, tipografia e estrutura geral da página.

2 – Layout

Esse detalhe é tão importante que necessita de um tópico individual para ressaltar suas particularidades. Lembre-se sempre: menos é mais. Dessa forma, tente evitar desordem no layout do seu portfólio e não tenha medo dos espaços em branco.

A construção das imagens, montagens e complementação de conteúdo precisam estar bem alinhados e bem diagramados de forma que todo mundo compreenda perfeitamente o que você quer transmitir.

Não esqueça de aplicar as regras de usabilidade e legibilidade de layout. São elas que ajudarão seu portfólio a manter uma consistência visual ao longo de todas as páginas, tornando-o mais atrativo.

3 – Criatividade e praticidade

Se você pensa em criar um portfólio online, precisa saber que nem toda organização tem um profissional disponível para avaliar minuciosamente cada portfólio. Sendo assim, é importante que você disponibilize também uma versão do seu portfólio em PDF para download.

O PDF facilita a exploração do seu portfólio e o interessado ou recrutador pode avaliar com mais calma o seu trabalho. Ao mesmo tempo que a criatividade é essencial no seu portfólio de arquitetura, ela não pode sobrepor todo o trabalho que está sendo mostrado.

4 – Seleção de imagens

O visual gráfico do seu portfólio é a chave para te tornar uma grande referência profissional no ramo de arquitetura. Dessa forma, tente encontrar um equilíbrio entre os diferentes tipos e estilos de imagens. Aliás, suas imagens precisam ter uma identidade própria, no qual qualquer pessoa que olhe consiga identificar que se trata do seu trabalho.

Demonstre nas imagens que você é capaz de produzir desenhos e esboços técnicos cheios de detalhes, mas não exagere nos desenhos. Bastam apenas 1 modelo para cada projeto. Por outro lado, imagens de renderizações fotorealistas sempre impressionam. Monte seu portfólio dessa forma para demonstrar todas as suas habilidades arquitetônicas.

5 – Demonstre a flexibilidade do seu trabalho

Se você é um profissional que trabalha com diversos nichos, precisa demonstrar isso no seu portfólio. Exponha de maneira clara e criativa diferentes ambientes que você já obteve sucesso.

Por outro lado, se você quer atingir uma determinada área de interesse, vale a pena priorizar projetos somente de um tipo de segmento. Mas sempre deixe uma lembrança de que você é capaz de desenvolver qualquer tipo de projeto para eventuais necessidades.


Modelo de Portfolio: Bernardes Arquitetura

Se quiser conhecer os melhores modelos de portfólio de arquitetura, nesse texto há exemplos para você se basear e tirar boas ideias de cada um. Não deixe de conferir, pois fará muita diferença na hora de montar o seu. Compartilhe as dicas!

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário