Dicas para ter um book de moda online ou impresso

Descubra como ter um book de moda seguindo apenas 5 dicas. Além disso, veja outras sugestões de como manter o portfólio de modelo ativo.

modelo em estúdio de fotografia

Profissionais que trabalham com a própria imagem precisam ter uma aparência impecável, principalmente quando estão inseridos no universo da moda. E esse visual deve prevalecer no portfólio do modelo.

Seja feminino ou masculino, um book fotográfico deve ser bem pensado e elaborado. Isso significa dizer que é necessário planejamento antes, durante e depois de pronto, independentemente se o resultado é online ou impresso.

Todo esse cuidado é primordial para que o profissional consiga fechar novos negócios, uma vez que as fotos precisam impressionar as agências e clientes. Pensando nisso, resolvemos trazer cinco dicas para que você consiga ter um book de moda profissional.

Como fazer um portfólio de modelo?

Descubra a área que quer atuar

Se você está iniciando a carreira agora, é preciso pensar em como quer ser visto pelo público. Qual tipo de modelo você quer ser? O que você desejar representar? Qual área combina mais com suas características físicas?

É claro que você pode ser um profissional versátil e trabalhar para diversos tipos de clientes, mas definir o seu perfil é uma forma de mostrar o quanto especializado você é em determinada área. 

Por isso, você pode ser um manequim de prova, modelo fashion, de catálogo ou até mesmo comercial.

Decida o meio de divulgação: online ou impresso

Já definiu o seu perfil? Então é hora de pensar na construção desse portfólio, especialmente sobre o meio de veiculação do book. Nesse caso, você pode optar por dois tipos, o online ou impresso.

Antes de decidir, pense no público que você deseja atingir. Por exemplo, quer ser um modelo local e fazer uma rede de contatos próxima? Então o impresso combina mais com seu estilo.

Agora se você deseja expandir seu mercado de trabalho para lugares distantes de onde você se encontra, o portfólio online é a melhor saída. Mas claro, ainda há a possibilidade de você fazer ambos, apesar de ser um investimento financeiro maior. 

Contrate um web designer e/ou programador

Caso você escolha a opção online, saiba que um programador vai facilitar a sua vida profissional. Com ele, você não vai ter que escolher o melhor site para fazer o portfólio e nem ter “dor de cabeça” para deixá-lo funcionando.

Contrate um fotógrafo

O próximo passo é contratar um fotógrafo para fazer um ensaio profissional. Isso se você é um modelo iniciante e, por essa razão, ainda não fez nenhum trabalho no universo da moda.

Mas, caso já tenha trabalhos feitos, você pode usar as imagens desses serviços para incrementar o portfólio. Aproveite para escrever algo sobre cada experiência, isso pode lhe destacar entre a concorrência.

Mantenha atualizado

Seja impresso ou online, um portfólio deve estar sempre atualizado, principalmente se tratando de modelos, onde o serviço oferecido é a imagem do profissional. Por esse motivo, esteja sempre ativo na sua área, e mesmo que não tenha novos projetos, não hesite em contratar um fotógrafo para realizar fotos atuais.

Outras dicas para ter um book de moda

  • Fotos com qualidade: sempre use fotos com excelente qualidade, pois o contrário disso denota falta de profissionalismo e um baixo rendimento do seu trabalho. Além disso, é preciso ter conhecimento sobre os tipos de papeis fotográficos, em caso de portfólio impresso. Isso porque, um papel inadequado pode desvalorizar a fotografia e seu serviço
  • Trabalhe com bons profissionais: ser modelo é estar rodeado de diversos outros profissionais. Além do fotógrafo, maquiador e cabeleireiro são essenciais para deixar o seu visual impecável. Sendo assim, busque os melhores de cada área para ter bons resultados
  • Template apropriado: vai fazer um portfólio online? Então converse com o programador para que juntos vocês escolham o template perfeito para um book de moda. Ou seja, ele precisa ter um layout onde há a valorização das imagens, sendo ainda mais atrativo para os internautas
  • Fale sobre você: independentemente do meio escolhido para divulgar o portfólio, é preciso falar sobre quem é você, o que gosta de fazer, com quem já trabalhou, as experiências vividas nesse meio ou até mesmo o porquê de ter escolhido essa profissão. Assim, as agências ou clientes já vão ter uma noção do profissional que você é
  • Busque aperfeiçoamento: não se acomode com nenhum trabalho ou projeto. Esteja sempre em busca de aperfeiçoar a sua caminhada profissional com cursos e especializações. Assim como qualquer carreira, o mercado de trabalho na área da moda é muito concorrido e por um simples detalhe, você pode acabar perdendo uma grande oportunidade
  • Esteja na internet: é quase impossível não estar na internet nos dias de hoje, especialmente quando se trata do midiático mundo da moda. Por esse motivo, esteja ativo nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook) e, se puder, faça um portfólio online, garantindo um público de clientes ainda maior.

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário