Como fazer um portfolio impresso?

Valorize seu trabalho! Veja 10 dicas de como montar e criar um portfolio para impressão. Veja também quando ter uma versão em PDF ou online.

impressora fazendo impressão de teste

“Como fazer um portfolio impresso?” é uma dúvida e tanto para quem está pensando em procurar por um emprego na área de design, publicidade e qualquer outra que exija portfolio, principalmente quando você não tem experiência profissional.

O que eu vou dizer aqui não é regra nem unanimidade, é apenas a minha opinião a partir da experiência que eu tive com professores, colegas de trabalho e até mesmo com alguns profissionais.

Espero que ajude!

10 dicas para montar seu portfolio impresso

Lembrando que a maior parte das dicas é mais recomendável para portfolios impressos. Portfolios online têm estrutura e navegação completamente diferentes, então as dicas também são.

Variedade é importante

Dê uma variada. Não use muitas peças de uma só campanha, por exemplo. Se você quer montar um portfolio com 10 trabalhos, use no máximo 3 peças dessa campanha, mas só se ela for muito boa — caso contrário vai parecer “encheção de linguiça”.

Variar, além de deixar seu portfolio mais abrangente, mostra que você tem experiência com outras coisas.

Destaques à direita

Destaque a melhor peça colocando-a sempre na página à direita. É a primeira página que olhamos quando abrimos uma revista, principalmente sua parte inferior.

Parece uma coisa boba, mas funciona!

Qualidade > quantidade

Se você tiver muitos trabalhos, tente selecionar apenas os melhores. Algumas empresas não gostam ficar olhando muitas peças, acredite. Já participei de alguns processos: a correria acaba fazendo com que alguns entrevistadores façam as coisas às pressas.

Na dúvida, faça dois portfolios impressos — um com vários trabalhos (mas não muitos) e outro com umas dez páginas no máximo, só com os melhores.

Começo, meio e fim

Antes de começar a montar seu portfolio impresso, separe os seus melhores trabalhos em uma pasta, por exemplo, e escolha os dois principais. O melhor, deixe no final do portfolio. O segundo melhor, no começo.

Isso ajuda a causar uma boa impressão logo de cara com um dos seus melhores trabalhos – mas sempre deixe o melhor para o final.

Descreva brevemente

Coloque uma boa descrição abaixo de cada um dos seus trabalhos, mas apenas o básico. Se você quiser explicar a peça, por exemplo, seja breve.

Se você não exagerar, esse pode ser um ponto extra no seu portfolio – demonstra que você tem a preocupação com conceitos, não só com arte.

Seja criativo, mas prático

Seja criativo na montagem, mas não extrapole. O foco são os seus trabalhos, e não a fonte que você usou no portfolio ou o tipo de folha que você escolheu para a impressão. Às vezes um portfolio básico causa uma impressão melhor, porque vai direto ao assunto.

Fora que se você “enfeitar” demais seu portfolio, o PDF vai acabar ficando pesado demais.

O que colocar na capa?

Quanto à capa, o ideal é colocar seu logo. Deixe informações (textos em geral) para a contracapa ou folha de rosto.

Se você não tiver um logo, use uma parte do seu trabalho favorito. Faça um recorte, não use-o por completo – o resultado é meio abstrato e misterioso. Se tiver uma ilustração, por exemplo, use só ela. Evite usar marcas. E, é claro, certifique-se de que o recorte ficará bem na capa.

Apresentação e currículo

Indexe seu currículo ao portfolio. É interessante e prático, assim estará tudo reunido em um só lugar.

Colocar seu currículo antes ou depois dos trabalhos? Bom, o ideal é ter sua apresentação antes de seus trabalhos, mas pode ficar para o final também. Certifique-se de deixar em uma página fácil de encontrar, o que facilitará a vida dos recrutadores.

Versão digital

Tenha sempre um pdf otimizado para web do seu portfolio impresso para envia-lo por e-mail sempre que possível.

É importante que ele seja otimizado para web, assim fica bem mais leve.

Qualidade da impressão é imprescindível

Não tem cabimento você apresentar seus melhores trabalhos de uma maneira amadora, não é mesmo? Faça umas pesquisas e testes com algumas gráficas para garantir a qualidade da finalização. Escolha a gramatura ideal, entre 150 e 250, por exemplo.

A encadernação também pode fazer toda a diferença: espiral normalmente dá um resultado bem amador, e canoa / dobra e grampo pode ficar bem ruim dependendo do volume de páginas e gramatura do portfolio. Na dúvida, compre uma pasta personalizada! Fica até mais fácil pra atualizar seu portfolio depois.

Dicas ao mandar seu portfolio para impressão

portfolio escrito com tipos móveis
Trabalhar com impressão pode gerar muitas dores de cabeça. Mas muitas mesmo!
  • Faça um boneco: Antes mesmo de fechar o portfolio para impressão, faça um boneco em forma de rascunho mesmo para garantir que tudo estará na sequência certa. Se preferir, imprima em sua casa o resultado final, de maneira simples (em P&B, formato A5), para ter um boneco mais preciso antes de mandar tudo para impressão.
  • Peça provas de impressão: Para evitar surpresas, não mande imprimir seu portfolio logo na primeira gráfica que você for só porque alguém te indicou. Peça uma prova de impressão e veja se o trabalho é bom mesmo ou se você precisa fazer alguns ajustes.
  • Faça pelo menos uma cópia extra: Evite imprevistos e tenha um portfolio de “backup”. Pode ser até mesmo uma versão simplificada para ser um plano B caso você precise reimprimir a versão original.
  • Preço nem sempre condiz com qualidade: Já fiz impressões em gráficas caras e baratas. Nem sempre o preço alto teve a ver com boa qualidade e vice-versa. Então, não se engane e pesquise!
  • Não improvise: Já vi casos de portfolios corrigidos à mão. Por exemplo, as páginas foram impressas sem numeração, e aí o dono do portfolio decidiu resolver o problema comprando um carimbo. Não subestime rascunhos, bonecos, provas e testes: eles estão aí para evitar roubadas.
  • Use pastas com cautela: Pastas são ótimas para manutenção do portfolio, já que você poderá remover ou adicionar trabalhos sem precisar imprimir tudo de novo. Mas tenha cuidado, pois algumas pastas tendem a ficar com aparência desgastada muito rápido, e as boas são bem caras. Personalizar é uma boa, desde que você opte pelo simples.

Portfolio online ou impresso: qual priorizar?

Importante: Dependendo da sua área, não dê preferência para um portfolio online (como um site). Um portfolio impresso é muito importante na maioria das vezes, assim como o pdf.

Ter um portfolio na web é mais prático, mas dependendo do seu tipo de trabalho o impresso é prioridade total. Ter as três versões (site, pdf e impresso) é excelente em alguns casos.

O que colocar no meu portfolio?

Aqui no Criar Portfolio você encontra diversas dicas sobre isso. Navegue no blog e tire as suas dúvidas!

Aqui um exemplo: Como montar um portfólio profissional sem trabalhos reais?

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Comentários

  • Um bom site para hospedagem de um portfolio é http://www.deviantart.com , é só se cadastrar e fazer, ainda to reformulando o meu!
    abraço

    Responder
  • OI MONTEI UM BLOG A POUCO TEMPO E NAO SEI MAIS OQ FAZER PARA OBTER VISITAS E SEGUIDORES ENTÃO SE VOCE PUDER ME DAR UMAS DICAS EU FICAREI MUITA GRATA dicasdetrabalho1982.blogspot.com
    por favor eu realmente preciso que me ajude, gostaria que me dissesse oq esta faltando e oq esta bom obrigado

    Responder
    • Fala, marta!

      Se você tem dúvidas, entre em contato comigo detalhando-as que eu faço um orçamento sem compromisso de otimização do que você quiser. ;]

      Responder
      • Tenho duvida de faser portifolio queria tira essa duvida com vc
        ou vc pooderia fase isso pra min.

        Responder
        • Qual é a dúvida?

          Responder
    • Olá Fábio, seu posto ajuda muito mesmo, obrigado. Tenho uma questão a nível de onde armazenar o portfólio, se pode ser simplesmente num destes blog que temos pré-criados com os recursos na net, ou se tem que criar um nosso e pagar um espaço em rede para armazená-lo? Se for o segundo, como faço isto pagando pouco, pois será a primeira vez que farei.
      Como terminei agora em Julho minha licenciatura em Informática(Eng.Multimédia), então só tenho trabs da Facul, e são poucos, como exemplos:
      *Dois Sites criados, sendo um .aspx(VB.net-Visual Studio) com base de dados e o 1º foi HTML(Dreamweaver) puro e simples;
      *Imagem e joguinhos em Flash;
      *Poucos trabs de Photoshop;
      *Revista em Indesign somente com 16pág.
      Como pode reparar, é mesmo pouco trab. E então é isto que tenho de anexar? Como? Criando link’s para que possam baixar quando visualizarem o portfólio? Como os anexo?
      Agradecida

      Responder
  • Fábio
    Eu preciso criar um portifolio para meu grupo cultural e como não sou da tua área, as dúvidas assolam minhas idéias. Tu podes me dar dicas de como montá-lo?
    Obrigada

    Responder
    • Fala, @Joaquina!

      A principal dica é: Referências. Faz uma pesquisa, procura por portfolios de grupos culturais para ter uma base. Quanto mais referências você reunir, mais fácil vai ficar.

      Aí é só ficar fazendo rascunhos, estudos, discutir com o pessoal… uma hora sai! ;]

      Responder
  • Xará, estava eu precisando montar meu primeiro portfolio impresso para batalhar uma vaga como professor de Arte na faculdade em que sou formado, e dou de cara com o seu site que encontrei rapidamente no Google.

    As dicas são muito boas e já me deram umas ideias de como montá-lo.

    Grande abraço e muito sucesso para o seu site!!!

    Responder
    • Fala, Fábio!

      Sensacional saber que o artigo está cada vez mais sendo útil pra galera. Sucesso! ;]

      Responder
  • Fabio,

    Boa noite!

    Suas dicas são ótimas.

    É muito difícil para pessoas como eu recém formadas em Publicidade que trabalhem em outra área e não exerçam a profissão tentarem um lugar no mercado de trabalho.

    Suas dicas sobre Portfólio me ajudara muito e me deram uma direção. Vou rever meus trabalhos e criar alguns fictícios para exercer.

    Valeu!
    Carla Elias

    Responder
    • Fala, Carla!

      A criação de trabalhos “fictícios” por conta própria é o verdadeiro TCC, ao meu ver. Você prova que tem conhecimentos o bastante pra fazer tudo sem orientação. É claro, feedback é indispensável, até porque não há ninguém melhor pra perguntar “o que você acha?” se não o próprio público alvo da peça. ;]

      Responder
  • Acredito que a informação obtida neste blog e de grande valia. Estou iniciando minha vida profissional agora, e tais informações são validas. Obrigado.

    Responder
    • Fala, Wagner Lima!

      Olha, eu também estava iniciando a minha quando escrevi este artigo, e até então não tenho nada a acrescentar à ele. Porém, estou aberto à sugestões de todos, já que minha intenção aqui é ajudar. ;]

      Responder
  • Adorei obrigado!!!!!

    Responder
  • fiz meu Portfólio no Blogspot e gosto muito, pois posso modificar o que quiser e pra quem entende de linguagem HTML pode variar mais ainda, vc pode incorporar seus videos do youtube com muita inter-atividade, e o melhor de tudo é que o blogspot é totalmente gratuito.

    Responder
  • gostaria de um exemplo de como começar a fazer um portfolio sobre web desing.

    Responder
    • Olá, Shirley!

      Que tal o meu portfolio? Pode fuçar à vontade!

      Responder
  • Obrigado Fabio !!
    Estava precisando de ajuda para criar meu
    Primeiro Portfólio,
    estava quase enlouquecendo, quando
    de repente encontro seu site…
    obrigado pelas dicas !!!

    Responder
    • Fala, Pedro!

      Qualquer coisa, só falar. ;]

      Responder
  • Olá Fábio,
    li todo o seu artigo e gostei muito. Porém estou ainda com um problema, e gostaria que se possível me ajudasse. Fiz Design de Produtos, mas,ao concluir minha graduação ainda não estava inserida no mercado e logo em seguida tive graves problemas de saúde, ficando afastada por longo período de tudo, +ou- 5 anos. Me sinto hoje um peixinho sem nem uma aquário para recomeçar, estou buscando atualizações, mas, minha remuneração hj fica para medicação. Como poderia fazer para relembrar meus conhecimentos e de repente tentar novamente me inserir no mercado? Grata, e parabéns.

    Responder
    • Olá, Natália!

      Poxa, que situação difícil. Bom, seria bacana se você conseguisse fazer um curso de curta duração, mais para desenferrujar e aprender o que há de novo, além de fazer contatos. De resto, busque livros, pratique e monte um portfolio nem que seja só com trabalhos que você inventou. O importante é estar atualizada e em forma. ;]

      Responder
  • Adorei as informações! Sou arquiteta recém formada, tenho alguns projetos já executados mas mais projetos acadêmicos. Ainda estou confusa em quais materiais vou apresentar, estou separando primeiro, acho que é o início, não?

    Responder
    • Fala, Laura!

      Exatamente! Tente filtrar os seus favoritos e peça também a opinião de amigos e por que não familiares. Afinal, nessa área não basta agradar a si só. ;]

      Responder
  • Fábio, gostaria de saber se vc faz portfolio ou indica quem faça. Gostaria de tanto impresso (catálogo).
    grata pelas informações

    Responder
    • Fala, soraia!

      Como meu tempo anda quase que inexistente, indico o André Bets: http://andrebets.com.br

      O cara é um gênio! ;]

      Responder
  • Bom dia Fábio,
    Também estou montando meu portfolio.
    Sou estudante de publicidade, 1º ano, e já trabalhei com social media.
    Preciso batalhar por uma vaga em social media tbm.
    O que recomenda que eu coloque no meu portfolio?
    Se não for abusar, também fiz um blog recentemente, do qual aprendo bastante com ele, tem algumas dicas?
    Obrigadaaaa!!!

    Responder
    • Fala, Re!

      Como você ainda está no primeiro ano de faculdade, acho cedo para um portfolio. Normalmente estágios não pedem portfolios, e até são um bom início para se fazer um!

      Responder
  • Olhem eu sou do 7 ano e o professor mandoufazer um portefolio para portugues como e k se faz???

    Responder
    • Fala, Am!

      Portfolio para português? Mas como assim? Ele não explicou o que vai nesse portfolio?

      Responder
  • Olá Fábio, gostaria de uma ajudinha aqui. Criei um portfólio/pdf no Adobe Acrobat 10, com 20 trabalhos, divididos em pastas (categorias), salvei e consigo visualizá-lo numa boa. O problema é que esse arquivo ficou muito grande, em torno de 45 MB, ou seja, prá enviá-lo por email é complicadíssimo. Gostaria de saber se algo que eu possa fazer para diminur pelo menos pela metade o tamanho desse arquivo.

    Grato!

    Responder
    • Fala, Diogo!

      Pior que eu já passei por esse problema há alguns anos, mas acabei desencanando e não sei qual é a solução. Você salvou como versão web ou para impressão? Talvez isso ajude.

      Responder
  • oi desejo saber como montar um portifolio de todas as aulas e assuntos relacionados a minha cadeira na universidade, professora solicitou mas não passou maiores informações, consegue me passar uma ideia?

    Responder
    • Oi, Maiara!

      Bom, primeiro que eu não sei qual curso você faz, segundo que… depende: O ideal é você perguntar para professora como ela quer que o portfolio seja feito.

      Responder
  • Olá Fabio,

    Achei as dicas muito legais, estou no primeiro ano de PP porém como devo montar esse portifólio, colocando o que? Montando como as peças sabe? Fazendo anúncios de marcas ou produtos? Somentefotos de autoria minha? Preciso de ajuda.

    Responder
    • Fala, katia!

      No primeiro ano não há muita bagagem para se fazer um portfolio, mas você pode ir fazendo alguns testes, se inspirando através de referências. Em relação às fotos, só se você montar um portfolio de fotografia as fotos precisam ser obrigatoriamente suas – agora, se você se refere à fotos usadas nos anúncios que você for criar, basta usar imagens de bancos de imagens, não precisam ser suas. ;]

      Responder
  • Boa noite!
    Muito obrigada pelas informações.
    Estou planejando fazer um portfolio de um trabalho que coordeno que é uma espécie de ONG que recebe crianças e adolescentes carentes.
    Estamos recebendo a cada ano um número maior de alunos.
    O nosso problema é que não temos grandes patrocinadores e estamos correndo atrás.
    Planejava fazer algo que mostrasse o funcionamento, equipe, atividades, dependências, etc.
    Suas idéias me ajudaram muito!
    Adaptando a idéia de anexar o currículo, pensei em colocar uma lista no final de tudo o precisamos.
    A idéia sugerida do blog foi o máximo, pois trabalhamos com voluntários.
    Grata e muito sucesso!

    Responder
    • Que bacana, Nilda! Espero que dê tudo certo e que isso ajude ainda mais o projeto de vocês! ;D

      Responder
  • Gostaria de saber como montar um portfolio para o primeiro emprego.Pois termino dia 16/12/2011 meu curso de Assistente de logística e comecei a fazer em outubro outro curso de Gestão Empresarial que tem de duração 1 ano e três meses.Preciso urgente desta ajuda
    obg.

    Responder
    • Sugiro o post acima, tem algumas informações úteis nele! ;D

      Responder
  • Fábio, tenho um blog de moda e maquiagem. E para conseguir parceria de uma loja de produtos de maquiagem, preciso fazer um portfólio. O que ele precisa conter? Quais são as dicas?
    Pode me ajudar?
    Obrigada

    Responder
    • Laura, tenho dicas sim: elas estão no início do post! ;]

      Responder
  • oi gostei muito das suas dicas ela me ajudaram bastante um beijo pra vc xauuu

    Responder
  • Olá Fábio, suas dicas tem me ajudado muito a desenvolver meu portfólio.
    Mas tenho uma dúvida.
    Tenho algumas embalagens a serem mostradas, já fotografei as mesmas para por no portfólio impresso e a mesma aberta mostrando todas as faces.
    Ainda assim tenho preferencia em levar a boneca e a embalagem montada, mas há dificuldades durante o transporte.
    Você conhece alguma pasta ou outro material para o transporte adequado de embalagens para evitar avarias ao material ?
    Grato !

    Responder
    • Renato, sinceramente não faço ideia! Como meu trabalho é muito mais com web, a única coisa que eu acabo transportando é um notebook ou um tablet.

      Já deu um pulo em lojas especializadas em bolsas e pastas? Às vezes você encontra a bolsa ideal sem que ela tenho sido feita exclusivamente pra esse tipo de transporte!

      Responder
  • Tenho esse blog e estou trabalhando recentemente fazendo ilustrações de mascotinhas para artesanato
    sou freela no site logovia e apresento diversos trabalhos mas nem todos são selecionados, quero saber se posso colocar no meu portifólio os trabalhos enviados para aprovação mas que não foram selecionados?!

    Responder
    • No portfolio vale tudo desde que seja de sua autoria, Camila. ;]

      Responder
  • Obrigado pelas dicas

    Já favoritei

    Responder
  • preciso de ajuda para elaborar o meu primeiro portfélio. Pelo que tenho pesquisado tudo remete para a colocação de trabalhos, imagens, etc, mas o meu contexto talvez seja um pouco diferente… é para uma candidatura para dar aulas pela primeira vez… eu não sei mesmo por onde começar. AJUDA!!!

    Responder
    • Tania, o ideal é você buscar por pessoas que tenham feito portfolios nessa área, porque quem não é da sua área – como eu – não vai conseguir ajudar. ;]

      Responder
  • fabio preciso saber como se faz um portfolio pois e meu primeiro ano na faculdade e estou com muitas duvidas de como faze-lo,seria um portfolio relacionado as escolas brasileiras (tema escolhido pela professora). agradeco se voce puder me ajudar.

    Responder
  • Muito obrigado, vc acaba de ajudar muitas crianças que serão atendidas, empresa tem 2 projetos sociais a serem criados, e com a sua ajuda mais um passo ja foi dado.

    Responder
    • Que ótimo, Roger! 😀

      Responder
  • Gostei muito do seu portifólio, não tinha ideia de como iniciar.

    Responder
  • Obrigado pelas orientações, … vou correr para fazer meu primeiro portfólio! 🙂

    Responder
  • Estava desenvolvendo um portfólio como uma atividade de um curso de EAD, porém eu não o encontro mais. Eu ia salvando, mas não o publiquei. Será que é por isso?

    Responder
    • É provável, Nivia.

      Responder
  • Olá Fábio, sou estudante de PP e estou no 3º semestre. Dias atrás a ideia de criar um portfólio não saia da minha cabeça, e então comecei a pesquisar por sites que seriam possíveis criar um portfólio, foi ai que eu descobri o Jimdo e criei uma conta, porém estou muito confusa, em relação a o que publicar, qual será o seu conteúdo, pois não tenho nenhuma direção (fotografia, designer…). Após a visita ao seu site (do qual achei genial) abri mais minha cabeça e vi que tudo bem se eu não tenho tanto trabalho, é válida a ideia de trabalhos fictícios… Mas que tipo de peças você me aconselharia fazer? Já escolhi o nome, anexei meu currículo e alguns dos melhores trabalhos da minha agência na faculdade. Você acha que seria necessário a criação de um logo também?
    Obrigada 🙂

    Responder
    • Obrigado pelos elogios, Raphaela! 😀

      A resposta para a sua pergunta na verdade depende de outra pergunta: Quais são suas metas e objetivos? Ou seja, em que área você pretende trabalhar e o que você pretende fazer pra crescer profissionalmente? Tendo a resposta dessa pergunta, basta você criar trabalhos fictícios que casem com essa resposta. Dependendo dela você vai saber se vai ser preciso criar um logo ou um storyboard, por exemplo. ;]

      Responder
  • Bem o seu poster é bem interessante ajuda muito mesmo, so que não foi muito aproveitante para mim pelo fato de ser um Portfólio de trabalho e eu quero um de escola.

    Responder
  • Qual valor pode ser cobrado para um portifolio

    Responder
    • Quanto vale seu trabalho? ;]

      Responder
  • GOSTEI
    FOI INTERRESSANTE PRA MIM PORQUE APRENDE UM TROQUE AI.

    Responder
  • Olá Fábio,

    Queria saber qual a diferença entre front-end e back-end?

    O que refere-se a ênfase em WordPress?

    Minha dúvida é se preciso escolher o programa específico para realizar o site, ou seja, apenas utilizar ele e mais nenhum, assim como somente WordPress?

    Tenho muita dúvidas sobre isso, até porque estou iniciando na área de design, porém sou técnica em programação para web.

    Responder
    • Alanne, não entendi muito bem sua dúvida sobre front-end, back-end e wordpress, além de programa em específico para “realizar” o site. Fiquei mais confuso ainda quando você disse que é técnica em programação pra web!

      Responder
  • Olá Fábio! Estou cursando a faculdade de Arquitetura e tenho uma dúvida com relação a como vou entregar meu portifólio impresso. Teria que digitalizar os desenhos feitos a mão ou posso anexar em papel manteiga mesmo

    Responder
    • Depende! Cada curso pede o portfolio de uma forma, então você precisaria ver com eles.

      Responder
  • Boa Tarde Fábio
    Gostaria de esclarecer uma dúvida.
    Preciso fazer um portfólio em cima de um texto dado em aula. Sou estudante do curso de Serviço Social e até o momento não precisei elaborar um. E minha dúvida é quanto a elaboração dele? O que pode conter? Precisa ser em formato de trabalho ou fica a meu critério criar ele? Posso utilizar folhas coloridas? Imagens?

    Aguardo.

    Responder
    • Deise, minhas dicas são mais voltadas para designers. Não tenho conhecimento em outras áreas, então o ideal é você perguntar para seu professor a respeito.

      Responder
  • Boa noite, Fábio.

    1 – Qual seria o layout para a montagem de um bom portfólio?
    (Ex: A primeira página – capa
    Segunda – descrição e objetivo profissional
    Terceira – primeiro trabalho
    Outras – Mais 2 bons trabalhos)

    2 – A maioria de meus trabalhos (e melhores) são impressos. Porém, não tenho preferência de nenhuma mídia. Foco somente no impresso ou posso buscar oportunidade em outras mídias mesmo assim?

    Sou recém-formado em Jornalismo.

    Responder
    • Lucas, o ideal é separar o portfolio do currículo. Se o currículo é impresso, mostre apenas os trabalhos nele.

      Se você tiver um portfolio online suas oportunidades aumentam bastante (na verdade, dependendo de como for eu nem faria um portfolio impresso). Dá uma olhada na http://www.ficaon.com onde você pode ter um portfolio completo, com blog (afinal, até seu blog pode virar um case pro seu portfolio) e tudo mais.

      Responder

Deixe seu comentário