O que é currículo?

Não sabe muito bem o que é currículo? Ou qual a diferença entre um Curriculum Vitae e um Lattes? Saiba mais sobre o assunto!

ilustração de currículos

Se você é novato no mercado de trabalho, um mundo novo e cheio de expectativas, talvez ainda não esteja familiarizado com alguns termos comumente utilizados na hora de buscar um novo emprego. Uma dessas palavras que você irá ouvir com bastante frequência é currículo.

É comum para as empresas buscarem profissionais com experiência no mercado de trabalho. E no mundo dos negócios, sua trajetória profissional é apresentada através do seu currículo.

O currículo normalmente é uma das primeiras formas de contato que a empresa terá com você. É através dele que o contratante verá se você se encaixa na posição desejada, observando a sua formação acadêmica, experiência profissional e cursos complementares realizados ao longo da vida.

Imagine que você é o responsável pela área de recrutamento de uma empresa com a missão de selecionar um profissional para uma posição em aberto. Em sua caixa de entrada, mais de 80 e-mails com currículos esperando para serem analisados.

Cada um desses currículos conta uma história sobre uma pessoa. Sua trajetória acadêmica, experiências profissionais, cursos realizados ao longo da vida. E todas essas informações devem estar organizadas de forma clara e atrativa, para que desperte a atenção do recrutador.

Só por aí já dá para se ter uma ideia da responsabilidade que é construir um bom currículo, certo?

Além do currículo citado acima, também existem outros “currículos” que são exigidos ao longo da vida de um profissional dependendo da sua área de atuação.

Abaixo vamos apresentar os principais tipos de currículos existentes e qual a sua utilidade.

Preparados? Então vem com a gente.

pessoa apresentando o currículo

Currículo Vitae

A palavra vem do latin curriculum vitae, ou seja, carreira de vida. O currículo vitae é um documento que mostra de ordem cronológica as suas experiências ao longo da vida profissional e sua formação acadêmica.

Não confunda com o Lattes, outro tipo de currículo que falaremos mais adiante. Quando citamos formação acadêmica no currículo vitae, estamos dizendo em relação à sua formação, como por exemplo: Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.

O currículo vitae é aquele que as empresas solicitam durante um recrutamento para vagas de emprego. Talvez seja o currículo mais requisitado do mundo, uma vez que todo ser humano em busca de colocação do mercado de trabalho precisa apresentar as suas qualificações.

Em um currículo vitae, você deve apresentar as suas principais informações pessoais como nome, idade e data de nascimento, endereço e formas de contato, como telefone ou e-mail.

Em seguida, apresente as suas experiências profissionais em ordem cronológica do mais recente para o mais antigo.

Dentro dessa parte deve conter o cargo ocupado, o nome da empresa e o período em que exerceu essa função. Tente, também, descrever de forma objetiva as atividades exercidas em seu cargo anterior, com alguns projetos ou atividades de destaque.

O currículo vitae também deve apresentar a sua formação acadêmica com o curso, instituição de ensino e o período de duração.

Acrescente também os idiomas que você domina e qual o seu nível de compreensão em fala, escrita e leitura, cursos complementares relacionados à sua área de atuação, pois eles podem ser um grande diferencial frente a outros candidatos.

Uma dica extra é ter também um perfil cadastrado no LinkedIn, rede social voltada para o segmento corporativo onde você pode descrever em riqueza de detalhes as suas experiências profissionais, formação, cursos e muito mais.

Curriculo Lattes

Antes de qualquer coisa, devemos esclarecer que Lattes é uma plataforma do CNPq (Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), criado em agosto de 2009, cujo objetivo é organizar e padronizar todos os currículos de pesquisadores científicos do Brasil.

O termo currículo lattes é utilizado para designar a carreira acadêmica de um estudante ou pesquisador disponível nessa plataforma.

O currículo lattes é fundamental para acadêmicos e pesquisadores que pretendem participar de programas de iniciação científica, tecnológica, bolsas de estudo e grupos de pesquisa e eventos.

Por se tratar de uma ferramenta oficial e de abrangência nacional, os acadêmicos e alunos cadastrados por lá tem maior visibilidade na hora de concorrer a uma das vagas acima.

A estrutura do currículo lattes é muito semelhante à do currículo vitae. Ele contém informações pessoais como nome, identidade, filiação, formação acadêmica, idiomas com nível de compreensão em fala, escrita e leitura e atividades de trabalho.

Como o currículo lattes é uma plataforma digital, lá você pode detalhar toda a sua carreira acadêmica e profissional como participação em congressos, artigos publicados, projetos de extensão, trabalhos em jornais, revistas e publicações especializadas e muito mais.

Currículo Cronológico

Se você é do tipo de pessoa que gosta de ter as informações organizadas cronologicamente, o currículo cronológico é a melhor maneira de apresentar as suas experiências profissionais ou de vida.

O currículo cronológico funciona como uma espécie de linha do tempo das suas experiências profissionais.

Nele é possível observar em quais momentos da sua carreira houve estabilidade em um emprego, em quais momentos houve várias mudanças de emprego ou até mesmo os momentos de inatividade.

Apesar de organizado, ele tem os seus prós e contras.

Da mesma forma que pode mostrar a sua evolução profissional, pode mostrar também a sua inatividade ou alta rotatividade, o que nem sempre é bem visto pelos departamentos de recursos humanos.

O currículo cronológico é mais indicado para aquelas pessoas que tem uma maior experiência de trabalho, com bons períodos na mesma empresa.

Se você ficou muito tempo inativo ou se mudou de emprego com muita frequência em um curto período de tempo, talvez não seja o melhor modelo de currículo para enviar a um recrutador.

Currículo funcional

O currículo funcional leva em conta as funções desempenhadas na sua vida profissional.

Ao invés de organizá-las cronologicamente como no modelo acima, no caso do currículo funcional, as informações são dispostas por temas.

Complicado? Pode até parecer, mas na prática é muito mais simples.

Imagine que você é um redator experiente, mas que passou por várias empresas em um curto espaço de tempo.

Ao invés de produzir um currículo vitae ou um cronológico, você pode optar pelo funcional.

Você vai colocar somente as suas informações relacionadas à área de redação, com suas qualidades, pontos fortes e principais trabalhos.

O foco é totalmente baseado em suas habilidades, capacidades e forma de trabalho.

Esse modelo é recomendado para quem quer mudar de área ou ficou muito tempo parado, pois tira as informações desnecessárias.

Currículo combinado ou misto

Se você é uma pessoa detalhista, que tal unir o melhor de dois mundos?

No currículo combinado ou misto, o objetivo é mesclar o currículo cronológico com o currículo funcional, criando um documento completo sobre suas experiências profissionais, detalhado de acordo com as suas habilidades e qualidades e de forma cronológica, mostrando sua progressão ao longo da carreira.

Nele é possível destacar suas conquistas, capacidades técnicas, qualificações e diferenciais aliado com a experiência e formação.

Por ser um modelo diferenciado, normalmente não costuma ser aceito por formulários padrão de internet.

Ele é mais indicado para quem quer se destacar frente aos concorrentes em casos como o envio é feito diretamente para alguém do RH ou um recrutador específico.


Como pode ver, existem algumas formas de currículo que serão bastante utilizadas por você de acordo com a sua área de atuação. Seja no vitae ou no lattes, é extremamente importante saber apresentar as suas informações de forma objetiva, clara e atualizada.

Um bom currículo pode ser a diferença entre você e outros concorrentes na hora de ser selecionado para uma vaga de emprego ou bolsa de estudos. Mantenha o seu sempre atualizado.

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário