O que é gestão de portfólio de projetos?

Saiba mais sobre gerenciamento de portfolio de projetos e entenda quais são suas principais vantagens para uma empresa.

gestores analisando gráficos

Você já ouviu falar sobre a gestão de portfólio de projetos? Essa técnica ajuda muito os gestores a tomar decisões mais assertivas, uma vez que centraliza todas as informações, projetos, processos, métodos e tecnologias.

Dessa forma, é possível que os gestores tenham uma ampla visão de todos os projetos existentes dentro de uma empresa, por exemplo. De acordo com um estudo realizado pelo Project Management Institute (PMI), 62% das empresas estudadas praticam a gestão de portfólio de projetos e com isso já alcançaram e até ultrapassaram o ROI (Retorno sobre investimento) estimado.

Mas se você ainda não se convenceu, confira a seguir por que é tão importante realizar a gestão de portfólio de projetos!

Afinal, o que é a gestão de portfólio de projetos?

Quando falamos em gerenciar um portfólio de projetos não devemos levar em conta apenas a reunião e o trabalho de vários projetos simultaneamente. Quando o dono de uma empresa visa se consolidar no mercado, geralmente cria em parceria com os gestores uma carteira de projetos.

Dessa forma, cada carteira de projetos deve ter uma atenção especial. Isso porque cada uma delas foca em objetivos construtivos para a empresa. Sendo assim, a gestão busca identificar o potencial e a capacidade de cada projeto agregar valor ao negócio.

Ainda dentro do trabalho de um gestor de portfólio de projetos está o monitoramento do alcance das metas propostas em cada portfólio. Diante disso, o gestor deve garantir que os projetos sejam executados da melhor forma possível.

De modo geral, a gestão de portfólio de projetos é a reunião de estratégias, conhecimentos e técnicas que dão total atenção a vários projetos dentro de um portfólio. Com isso pode-se obter maior retorno de investimento, sendo esse o maior objetivo da gestão de portfólio de projetos.

Detalhes das principais vantagens da gestão de portfólio de projetos

Antes de mais nada, vale a pena ressaltar que essa técnica é comumente confundida com a gestão de projetos. O gerente de projetos é aquele que aplica seus conhecimentos e habilidades para a execução e conclusão dos projetos.

O gerente de portfólio de projetos também possui essa incumbência. A diferença é que enquanto o gerente de projetos se preocupa apenas com o seu trabalho, o gerente de portfólio de projetos supervisiona e gerencia o trabalho dos gerentes de todos os projetos contidos em um portfólio, para que haja uma sintonia com todo o planejamento da empresa.

Veja agora o detalhamento das principais vantagens de aplicar uma boa gestão de portfólio de projetos!

Alinhamento estratégico

Toda empresa tem um planejamento estratégico que deve ser sempre atualizado de acordo com as novas expectativas. A partir do momento em que se prioriza uma gestão de portfólio de projetos, é possível criar uma relação que fornece dados em tempo real de tudo o que acontece no desempenho dos projetos.

Isso permite a criação de novas ações estratégicas, alcance de metas e com isso o progresso do negócio.

Crescimento tangível da empresa

Se o planejamento é essencial para a vitalidade de um negócio, o monitoramento das ações é fundamental para que se concretize tudo o que há no planejamento. Dentre os principais benefícios da gestão de portfólio de projetos estão a satisfação do cliente, a redução de custos e o aumento da receita como os principais.

É, portanto, uma ferramenta importante que garante ao longo do tempo o crescimento exponencial da empresa. Com um acesso facilitado às informações de todos os resultados dos projetos já implementados, o gestor consegue direcionar melhor suas decisões e investir no que realmente importa.

Contudo, assim como em qualquer processo, é preciso monitorar e melhorar cada vez mais os resultados obtidos. Nesse caso, a melhor forma de fazer isso acontecer é criar novos KPIs ou indicadores de performance que agregam valor aos processos e tarefas executadas.


Como você pôde perceber, existem vários motivos para inserir a gestão de portfólio de projetos em uma empresa. Gostou de aprender mais sobre esse assunto? Compartilhe!

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário