Portfolio, portfólio, portifólio, portefólio ou porta-fólio?

Afinal de contas, como se escreve? E, além disso, qual é o significado? Tire suas dúvidas e acerte a gramática!

portfolio escrito com tipos móveis

Muita gente confunde, mas essa é fácil: Portfolio é a grafia correta! Bom, ao menos é a mais comum, a mais popular, visto que por ser em inglês é “universal”.

Primeiro, vamos às origens. Segundo o New Oxford American Dictionary, a palavra surgiu no início do século 18. Do italiano “portafogli“, sendo porta (também latim) = “portare” (“trazer”) + fogli (do latim folium) = foglio (“folha de papel”).

Porém, portfólio (com t mudo e com acento) não está errado também – é o que diz dicionários como Houaiss e Aurélio, que citam porta-fólio como a grafia correta aqui no Brasil (a tradução literal a partir do latim é essa, mas hoje em dia quase ninguém usa esse termo).

Portefólio, se não me engano, é correto no português de Portugal. Por fim, portifólio é apenas errado, mesmo.

Ou seja, das cinco opções, temos uma aparentemente ~estrangeira~ (portefólio), uma errada (portifólio) e três corretas, sendo uma maneira mais “arcaica” (porta-fólio), uma ~abrasileirada~ (portfólio) e a mais usada (portfolio). Ufa!

O que significa portfolio?

Ok: você já sabe a grafia correta. Mas afinal, qual é o significado de portfolio?

Direto do Significados:

Portfólio é uma coleção de trabalhos já realizados de uma empresa ou de um profissional.

Site Significados

Ou seja, uma apresentação ou uma lista de trabalhos. Há diferentes formas de criar um portfolio: de maneira impressa e digital, sendo PDF ou site (ou até mesmo blog). Tudo depende de sua área.

Por exemplo, se você é web designer, vale mais a pena ter um portfolio em formato de site – afinal, é exatamente essa a sua área e é assim que os clientes irão te encontrar.

Há também quem prefira ter mais de uma versão de portfolio. Um fotógrafo, por exemplo, pode ter um site e uma apresentação impressa para mostrar para clientes pessoalmente.

Mas vale reforçar que existem diversos tipos de portfolio – esse tipo citado acima é o mais comentado por aqui. Afinal, o blog é voltado para profissionais que querem apresentar seus trabalhos.

Veja alguns tipos de portfolio que seguem uma linha totalmente diferente:

  • Portfolio escolar: ferramenta para que os pais e alunos possam acompanhar a evolução e o aprendizado durante o ano letivo
  • Portfolio de investimentos: também chamado de portfolio financeiro ou carteira de investimentos, é o conjunto de aplicações financeiras de um investidor
  • Portfolio de bens: reúne as principais informações relacionadas aos imóveis de uma pessoa ou empresa, sua localização, estado atual e situação dos contratos
capa de portfolio
Saiba mais: O que é portfolio

Dicas para criação de um portfolio

Além do link no início do texto, você pode conferir o vídeo abaixo e se inspirar!

5 dicas – como criar um portfolio

Em meu site também já escrevi diversas dicas sobre portfolio – inclusive isso inspirou o nascimento deste blog. Clique no link e confira!

Como você escreve?

Eu sempre escrevi “portfolio”. O pessoal aqui do blog prefere optar por “portfólio”, com acento – o que, como comentei acima, não está errado.

Fato é que, independentemente de como você escrever, será compreendido. Mas, é claro, é sempre bom conhecer a grafia correta das palavras, não é mesmo?!

Artigo originalmente postado em meu site. Achei que combinava mais com o Criar Portfolio, então trouxe pra cá.

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário