Dicas de redação para entrevista de emprego

Redações para entrevistas de emprego parecem ser mais assustadoras do que realmente são. Veja como escrever uma de maneira profissional!

mulher escrevendo em uma prancheta durante entrevista de emprego

A redação durante uma seleção/entrevista de emprego é tida por muitos como um monstro de sete cabeças.

De fato, a técnica de redação é algo que precisa ser aperfeiçoado, assim como a técnica de tocar um instrumento musical.

O treinamento é a melhor alternativa, mas existem algumas dicas que podem ajudar muito. Confira: 

Pense na estrutura

Uma redação é um texto comum, você não precisa se desesperar. A estrutura de uma redação é bem simples: Começo, meio e fim. Algo que também é chamado de “Introdução”, “Desenvolvimento” e “Conclusão”.

Comece pelo título, que deve ser relacionado ao tema central. Escreva uma introdução simples e objetiva sobre o assunto abordado. No desenvolvimento (meio), mostre ideias e argumentos, por exemplo. É no desenvolvimento que você defende o seu ponto de vista de alguma coisa. Por fim, finalize com a conclusão do que foi discutido. 

Nas seleções de emprego, é comum pedirem a redação com o tema “Quem sou eu?”. Nesse caso, comece apresentando informações sobre você. Desenvolva mostrando quais são suas ideias, objetivos, qualificações e trajetória profissional. E conclua mostrando que, devido todos esses pontos, quais são suas metas e objetivos.

Lembre-se, precisa ser um texto que você pense “quem for ler isso, vai entender o que eu quero falar ou onde eu quero chegar?”. Se você for claro e objetivo, vai dar tudo certo!

Não fuja da temática

Se estão lhe pedindo um texto sobre círculos, não fale sobre os quadrados.

Isso acontece muito quando pedem redação sobre trajetória profissional, onde muitas pessoas acabam falando mais sobre o que pretendem fazer pela empresa contratante do que mostrando realmente quais são suas experiências e aprendizados. A parte de mostrar como vai beneficiar a empresa pode vir como um trecho na conclusão apenas.

Assim como todo texto, a redação de emprego deve fazer sentido e trazer alguma informação, mesmo que seja uma opinião, um argumento, dados, etc. Portanto, tenha foco no tema e fale sobre ele. Até mesmo se precisar falar sobre você, se relacione com o tema proposto. 

Ortografia é importante

 Essa é a pior parte para muitas pessoas. O português é uma língua muito ampla e rica em detalhes, e muitas pessoas não possuem o hábito de ler ou escrever muito. Mas os erros ortográficos são um problema sério em redações de emprego, principalmente para vagas que exigem capacidade ortográfica. 

Para melhorar a escrita, não existe outro caminho a não ser ler e escrever. Procure livros e revistas do seu interesse. Escreva um diário ou caderno coisas que aconteceram no seu dia. Essas são forma de conhecer a ortografia (lendo) e exercitá-la (escrevendo).

O que não fazer na redação

Do lado oposto das dicas, estão os principais erros e são muitos. Separamos uma breve lista de coisas para evitar na sua redação:

  • Nada de gírias: elas são informais e não são bem vistas para o ambiente de trabalho. Evite termos como “tá” (o correto é “está”), por exemplo.
  • Evite abreviações: Redação não é lugar de abreviar palavras, portanto, nada de “vc”, “tbm”, “ctz”, entre outros. 
  • Não seja redundante: Não se repita ou diga coisas óbvias demais. Explicar mais de uma vez é algo comum quando a gente fala, mas em uma redação isso fica muito visível. 
  • Evite frases longas: Elas aumentam o risco de você perder o raciocínio.
  • Nada de metáforas: Elas não pegam bem em uma redação. As analogias também não são bem-vistas. 
  • Não use palavras estrangeiras: Muitas pessoas acham que isso é uma maneira de mostrar inteligência, mas na maioria das vezes acabam passando a ideia de superestimação.

Nota: O Criar Portfolio não faz recrutamento – apenas divulgamos vagas encontradas no site oficial de cada empresa. Sendo assim, o candidato interessado em trabalhar em uma das empresas citadas deve acessar os links divulgados para tirar suas dúvidas, verificar a disponibilidade de cada vaga e fazer sua inscrição.
Leo Vieira
Jornalista, pernambucano, escritor e fanático por video-games. Trabalha com comunicação há mais de 6 anos, passando por jornal impresso, TV, internet e assessoria de imprensa. Gosta do mundo das artes, principalmente música e artes visuais. Fã de plantas e do bom uso da língua portuguesa.
Veja mais