Tagline ou Slogan: quais as diferenças e quando usar?

Na hora de pensar estratégias de marketing e comunicação, pode haver confusão entre o que é tagline e slogan. Conheça aqui as diferenças!

ilustração de um megafone rosa sob fundo amarelo

O slogan e a tagline são facilmente confundidos por causa da semelhança das suas estruturas e funções, mas são coisas diferentes. Aqui eu vou te ensinar quais são as diferenças entre eles e quando você deve usar.

No mundo do marketing, publicidade e comunicação, às vezes se torna comum chamar slogan de tagline e vice-versa. De fato, para muita gente pode ser um mero detalhe, mas os profissionais do ramo devem sim saber qual é a diferença entre os dois.

Confira:

Slogan ou Tagline? Veja as definições

Para entender bem como usar a tagline e o slogan, o primeiro passo é conhecer as suas definições básicas.

Vou começar pelo slogan, que é um termo mais conhecido.

Slogan

O slogan é composto por uma frase curta, fácil de memorizar e que, de algum modo, transmita efeito.

Nessa pequena frase, deve-se repassar ao público uma ideia ou conceito de serviço. Sua etimologia deriva da expressão “grito de guerra” em escocês e irlandês (sluagh-ghairm).

Os slogans servem para promover identificação com a empresa/produto ou simplificar seu uso. Também podem sintetizar a ideia de solução para algo que tal produto/empresa pode resolver. 

Exemplos: “O novo jeito de se mover pela cidade” foi o slogan de todas as peças publicitárias da Fiat na divulgação do Fiat Mobi. Também serve de exemplo atual frase usada pela SBP para a publicidade dos seus inseticidas: “Terrível contra os insetos. Contra os insetos”.

De modo geral, os slogans são pensados para ter um fim, por isso são mais usados em campanhas de divulgação, peças publicitárias e propagandas. Diferente das taglines, que não tem prazo de validade. 

Tagline

Já no caso da tagline, ela também é uma frase curta, de fácil memorização e com efeito. A diferença é que ela “representa” a marca, como um bordão. Sem prazo de validade para acabar, como acontece nos slogans de campanhas. 

A tagline precisa representar a ideia ou alma da empresa, ou seja, precisa definir o que é a marca. A grosso modo é aquela frase que você ouve e já sabe que é a frase da marca, independente do produto que ela esteja mostrando. 

Exemplos: No Brasil, um exemplo famoso é o da fabricante de brinquedo Cotiplás. Quem lembra dos famosos comerciais da marca na TV também deve lembrar da frase “Sempre um rostinho feliz”. E também da empresa Garnier, com a sua famosa tagline “Cuide-se”. 

Também há outras taglines bem conhecidas como a da Skol (“A cerveja que desce redondo”), da RedBull (“RedBull te dá asas”), da Citroen (“Creative Technology”), da Rexona (“Rexona não te abandona”), entre outras.

logo do mc donald's com a frase amo muito tudo isso
E aí: slogan ou tagline? Arrisque-se nos comentários!

Diferença entre slogan e tagline

Dessa forma, os slogans servem para promover as marca e produtos em campanhas pontuais ou temporadas de marketing, digamos assim.

Já as taglines acompanham a marca sempre, sendo o bordão publicitário e comercial independentemente das campanhas. 

Como criar slogans e taglines?

De modo geral, os slogans e taglines são criados por uma equipe especializada em publicidade, mídia ou comunicação.

Entretanto, na internet é possível encontrar ferramentas que ajudam nesse processo. 

São elas:

  • Criar.io: ferramenta com ideias de slogan e tagline em português;
  • Designhill: semelhante à ferramenta acima, mas em inglês;
  • Sloganizer.net: outra opção gringa para criar taglines e slogans, um pouco mais simples;
  • Shopify: opção da plataforma de e-commerce para criação de slogans e taglines em português;
  • Oberlo: muito parecida com a opção acima, mas em inglês.

Todas elas podem ajudar principalmente no quesito inspiração, com ideias criativas que podem ser a referência que você estava precisando para criar o melhor slogan ou tagline. 

Um slogan famoso pode virar uma tagline?

Sim.

Às vezes uma campanha publicitária ou uma divulgação “viral” de um slogan pode fazer com que ele se torne uma tagline. Não é algo comum, já que as taglines são escolhidas com objetivos diferentes do slogan, mas é possível. 

Um exemplo famoso desse acontecimento é sobre a empresa Bombril, que lançou sua esponja de aço com o slogan “1001 utilidades”. O bordão ficou tão famoso que hoje a frase é a tagline da empresa, que já dispõe de uma enorme variedade de outros produtos. 

Uma tagline dura para sempre?

Não.

Taglines podem ser editadas, ampliadas e até completamente refeitas após um processo de repaginação da marca ou da empresa. 

Não é à toa que a Coca-Cola já teve diversas taglines ao passar dos anos, o que prova que é possível mudar de tagline, desde que isso seja feito de forma organizada em relação ao marketing comercial e publicitário. 

Contudo, esse tipo de alteração é mais indicado a empresas de grande porte em períodos de grande repaginação de marketing. No caso de empresas pequenas, a mudança constante de tagline pode passar a ideia de indecisão, erro ou confusão.

Leo Vieira
Jornalista, pernambucano, escritor e fanático por video-games. Trabalha com comunicação há mais de 6 anos, passando por jornal impresso, TV, internet e assessoria de imprensa. Gosta do mundo das artes, principalmente música e artes visuais. Fã de plantas e do bom uso da língua portuguesa.
Veja mais