4 templates WordPress para portfólio de fotografia

Para escolher um template de WordPress perfeito para portfólio de fotografia é preciso ver qual deles dá mais destaque as fotos. Confira aqui 4 modelos!

Para muitos brasileiros, tirar foto deixou de ser um hobby para se tornar uma profissão. Portanto, é preciso investir tempo e dinheiro para escolher um bom template de WordPress para o portfólio de fotografia.

Além dos equipamentos, um bom fotógrafo precisa ter uma excelente forma de apresentação de seus trabalhos. Afinal, é através da fotografia que o profissional prospecta novos clientes.

Para ajudar nessa escolha, separamos quatro temas específicos para um portfólio fotográfico. Além disso, trouxemos ao final do artigo algumas dicas de como manter essa página online sempre atrativa para o público consumidor. 

Templates WordPress para portfólio de fotografia

Para escolher um tema ideal em prol de um portfólio de fotógrafo é preciso levar em consideração uma característica principal: o destaque das imagens. Essa premissa é básica, pois as fotos são o “carro chefe” desse tipo de serviço.

Mas, além desse quesito, leve em conta a navegabilidade do site, para entender se ele é fácil de usar. Por exemplo, os internautas conseguem navegar de forma intuitiva a ponto de achar o que querem de maneira rápida e fácil? Se sim, esse template ganha pontos positivos. 

Outra qualidade que a plataforma online precisa oferecer é um layout responsivo. Isso significa dizer que a forma como o site se apresenta no computador se adapta ao celular, facilitando a experiência do usuário que navega pelo smartphone.

Nesse último caso, pode ficar despreocupado, pois todos os temas a seguir possuem um design responsivo. Confira!

Photography

printscreen de tema para wordpress

Esse tema é perfeito para os fotógrafos que deixam suas fotos falarem por si mesmas. Na home do site, o visitante se depara com slides que já podem traduzir um pouco das características do trabalho desse profissional.

Além do slide, há uma barra superior com categorias que podem ser personalizadas. Assim, há espaço para colocar galerias específicas, o portfólio mais completo, um sobre o autor e até mesmo um blog.

Novo

printscreen de tema para wordpress

O versátil Novo é ideal para os profissionais que gostam de impactar, por isso é possível escolher diversas estruturas entre duas versões: dark ou light. Ambas possuem as mesmas funcionalidades, com slide, categorias e um espaço para informações sobre o autor. No entanto, a cor do layout fala muito sobre o fotógrafo.

Já uma característica bem interessante desse modelo é a disposição das informações. Por exemplo, na lateral esquerda da tela estão as redes sociais posicionadas na vertical, assim como do outro lado estão o sobre e as categorias.

Whizz

printscreen de tema para wordpress

Quem procura por praticidade já pode parar a busca, pois esse template é funcional e direto. Todas as categorias disponíveis por essa plataforma estão visíveis e a um clique do acesso do internauta. 

Além disso, na página inicial é possível encontrar todas as informações necessárias a respeito do profissional. Há um “Sobre mim” e logo em seguida uma caixa para iniciar um diálogo com o fotógrafo. Também é possível conferir alguns dos trabalhos e depoimentos dos clientes.

Reflector

printscreen de tema para wordpress

Que tal um tema bem no estilo romântico? Seria uma versão perfeita para quem trabalha como fotógrafo de casamento, por exemplo. Pois é assim que o Reflector se apresenta e cumpre com seu objetivo de site e portfólio de fotografia.

Além dos destaques para as fotos, esse template também possui espaço para que o profissional escreva sobre seus trabalhos e até um cantinho especial para expor as opiniões dos clientes.

Dicas para manter um portfólio fotográfico

De nada adiante escolher um template WordPress para um portfólio de fotografia e não considerar a sua manutenção. Sendo assim, converse com um programador, para entender melhor como funciona questões como o domínio do site, por exemplo. 

Outras dicas de como manter esse espaço online são:

  • Fazer postagens constantes: um dos maiores erros que um fotógrafo pode cometer é deixar o portfólio desatualizado. Esse tipo de atitude denota uma falta de empenho e zelo do profissional. Por isso, mantenha o site sempre com novidades. E mesmo que não haja projetos em andamento, utilize seus arquivos antigos para preencher esses espaços
  • Mostrar o que sabe fazer: você é fotógrafo pessoal, comercial e editorial? Então coloque tudo o que sabe fazer no portfólio, para que você tenha seu trabalho valorizado e, claro, seja encontrado por seus possíveis clientes
  • Escrever: ter um espaço para blog dentro do portfólio é uma ideia a ser pensada por qualquer profissional, inclusive o fotógrafo. Isso porque, é através desse mecanismo que você pode mostrar todo o seu conhecimento na área. Além da exposição das fotos, faça posts sobre técnicas, escreva sobre os ensaios feitos, explique sua metodologia de trabalho e, o melhor, comente a respeito dos bastidores dessa arte. Tudo isso vai deixar seu site mais profissional, atraindo curiosos e ainda contribui com a atualização constante do site
  • Fazer links: por fim, faça links entre as redes sociais para o portfólio de fotografia e vice-versa. Assim você consegue atrair novos olhares para seu projeto de ambas as ferramentas.

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário