Principais tendências de design para logotipos

Você é designer de logos? Confira quais deverão ser as tendências para criação de logomarcas em 2020.

designer fazendo esboços de uma criação de logo

A imagem visual de uma empresa é representada pelo logotipo, o que torna fácil a identificação da empresa pelos seus públicos-alvo, o logotipo deve ser capaz de transmitir a personalidade e essência da sua marca para seu consumidor. Assim como o design de logotipo o portifólio também passa por mudanças anualmente.

Na visão muitos designers, para o logotipo ter uma boa aparência ele deve ser vanguardista, não podendo esquecer que estar por dentro das principais tendências dessa área também é importante, assim como, saber escolher as cores certas da paleta de cores, mirando para um novo cenário digital. Os logotipos do futuro farão proveito dos avanços tecnológicos sem se esquecer do passado. Já que elas podem auxiliar no processo de reestruturação visual da sua marca tradicional.

Quando nos referimos a tendências é notório observar que muitas delas vão e voltam com o passar do tempo. Por exemplo: é comum logotipos antes tridimensionais passarem por remodelação mais sóbria, e posteriormente voltar com as formas tridimensionais remodeladas.

Com o crescente uso da navegação por celulares, o mercado de marketing e logotipos devem se adaptar e mudar prioridades para se tonarem cativantes e bonitas, para telas pequenas sem se esquecer das grandes telas e outdoors que também necessitam de uma boa nitidez.

Os designers estão trazendo inspirações em seus portifólios dos anos 70, 80 e 90, buscando utilizar técnicas e conceitos vintage. Logotipos expressivos estão retornando com uma imagem nostálgica. Como exemplo o gradiente de arco-íris está se fazendo cada vez mais presente e sem pretensão de sair de cenário tão breve.

Destacamos algumas tendências que deverão ser destaques:

Formas geométricas

Os modelos geométricos seguem em alta sem pretensão de sair da moda tão cedo. Atualmente os logotipos necessitam ser atrativos visualmente em diferentes formas e tamanhos, desde uma imagem compartilhada em redes sociais como em banners ou outdoor. 

Formas circulares

Os logotipos circulares estão ficando populares a algum tempo, o que pode ser uma alternativa para alcançar resultados, por passarem a imagem de uma certa simplicidade implícita.

O formato circular se adapta mais facilmente a diferentes formatos sem perder a qualidade da imagem, uma das razões pela qual tem surgido essa tendência. Dessa maneira muitas marcas estão adotando formas circulares em seus logotipos tradicionais. Cuidando sempre para estar alinhado e equilibrado para não passar uma imagem infantil ou forçada.

Fontes de letra cursiva

Logotipos com fontes em letra cursiva também continuarão em alta. Esse tipo de letra consegue criar uma conexão mais forte entre o consumidor e a marca, gerando uma vantagem na era digital, onde o distanciamento entre empresas e pessoas vem aumentando gradativamente.

Simplificando

O menos é mais está de volta a moda novamente. É um pouco obvia a tendência por logotipos com estruturas simples, podendo ser utilizados em diversos meios de maneira nítida. O preto e o branco é um clássico para os logotipos, transmitindo uma imagem leve e elegante.

Caixas de texto (all-type)

Os logotipos em formato de caixa de texto também são baseados no minimalismo, se tornando uma escolha cada vez mais popular por ter um visual versátil e que se adapta em diferentes ocasiões. Tem uma linguagem limpa e sem adornos. De acordo com a estratégia de marketing eles podem ser utilizados de diversas formas sem deixarem de ser reconhecidos pelo consumidor.

Cores e contornos

Na contramão do menos é mais, o gradiente de arco-íris ainda continua tendência principalmente os tons em neon em uma versão elegante e mais delicada, as empresas que fazem uso dessa linha buscam colocar mais personalidade em sua marca.

O contorno no logotipo na maioria das vezes se usa para chamar a atenção ou como destaque com um propósito funcional. Para seu uso deve-se ter em mente qual a sua função real no logotipo.

A influência do passado em diversos projetos modernos é nítida. Devemos considerar incursões ao passado como uma releitura para uma geração mais antiga e uma nova visão a nova geração de designers.

Obviamente não é obrigatório seguir as tendências como regra para a criação de um logotipo, mas é importante identificar o caminho que as grandes marcas percorreram e tentar seguir o que está em mais evidência no mercado.

Jago Guimarães
Paulistano de nascimento e de coração, sou formado em Contabilidade Financeira, pai de pet (do gato Quintino) e me arrisco como redator sobre os mais variados assuntos em minhas horas vagas.
Veja mais