Carta de demissão: como escrever? Veja modelos

Sua jornada na empresa chegou ao fim? Saiba como escrever uma carta de pedido de demissão. Confira alguns modelos que preparamos para você!

empregado entregando uma carta de demissão para seu chefe

Escrever uma carta de demissão é uma das coisas mais básicas e naturais que todos os profissionais de grandes, médias e pequenas empresas precisam saber fazer. 

É claro que elas são muito mais comuns em grandes corporações, onde há muitos níveis de hierarquia e, muitas vezes, este é um recurso interessante para quem não gosta (ou não quer) fazer uma comunicação falada.

Se você quer entender tudo sobre este assunto, continue a sua leitura. No artigo de hoje, você vai descobrir tudo sobre a carta de demissão e também vai conhecer alguns modelos prontos para usar.

Vamos lá?

Carta de demissão – Dicas de como escrever e o que considerar

Escrever uma carta de demissão não pode ser um problema para profissionais. Por mais que este seja um momento delicado e sempre desconfortável (para você e para a empresa), é bom estar preparado para situações adversas.

A carta de demissão muitas vezes parece uma coisa negativa, em que o profissional está descontente com a empresa e comunica sua saída por escrito.

Só que nem sempre é assim. Afinal, a carta pode simbolizar, também, a sua ida para uma empresa maior e melhor. Então, nem sempre ela é sinal de algo negativo.

Inclusive, algumas empresas de grande porte podem exigir a sua carta de demissão assinada pela empresa atual, para realizar e efetivar a sua contratação. Pois este é um sinal de que você, profissional, está livre no mercado.

Então, continue a sua leitura e aprenda o passo a passo para pedir demissão sem manchar a sua carreira, através de uma carta de demissão escrita a próprio punho.  

Acompanhe.

Antes de mais nada, o que é uma carta de demissão?

A carta de demissão é um documento simples, escrito a próprio punho (mas também pode ser impresso), para avisar a empresa de que você está se desligando. 

Esta é uma das formas mais claras e objetivas de pedir demissão, sem que haja pressão ou centenas de questionamentos com o intuito de fazer você ficar em um lugar que, eventualmente, não faz bem para você. 

É claro que uma carta de demissão não significa exclusivamente que você está saindo por descontentamento.

Conforme entendemos na introdução do artigo, ela pode ser o passo inicial para uma nova era na sua profissão, simbolizando a sua contratação em outra empresa.

Para a grande maioria das pessoas, este pode ser um momento bem complexo. Afinal, é um momento que pode ser inesperado, bem como quando a empresa demite seus funcionários.

Só que quando feito de forma profissional, com planejamento adequado e um bom relacionamento, tudo é muito simples. E nós vamos te ensinar a escrever uma boa carta para que assim seja.

Acompanhe as dicas.

funcionária segurando uma caixa com seus pertences, despedindo-se de seus ex-colegas de emprego

Seja objetivo e claro

O primeiro passo para escrever uma boa carta com pedido de demissão é ser objetivo e claro. Ou seja, use aquele pedaço de papel para o simples ato de informar a empresa de que você deseja se desligar do cargo, sem dar centenas de voltas.

Este é um momento que você já tomou sua decisão, já pensou em várias possibilidades e possivelmente já conversou com vários superiores na empresa sobre o assunto, de forma que a demissão seja definitivamente a melhor escolha.

Você não precisa se explicar. Não precisa dar desculpas e muito menos apontar culpados ou fazer reclamações. Este não é o espaço indicado para isso.

Este é o espaço para você simplesmente dizer: “Peço demissão”.

Não use agressividade nas palavras

Muitas pessoas confundem o pedido de demissão com uma “lavagem de roupa suja”. Só que não é bem assim. Não podemos associar um pedido de demissão a algo totalmente negativo, porque nem sempre é assim.

No entanto, se você estiver incomodado com alguma situação da empresa ou mesmo tem algum problema com algum profissional da companhia, a carta de demissão não é o lugar para desabafar.

Ou seja, você não pode redigir uma carta com xingamentos, palavrões ou palavras agressivas contra alguma pessoa ou contra a empresa.

Isto não é um protesto. É apenas um comunicado de que você não quer mais fazer parte da equipe. Lembre-se disso.

Não alegue os problemas na carta (faça isso com conversa)

Da mesma forma que você não pode (ou pelo menos, não deveria) alegar problemas pessoais em seu currículo de primeiro emprego, é bem importante que você não faça isso na sua carta de demissão.

Por mais que você tenha problemas, eles não devem aparecer na sua carta de demissão. Entenda que há outros canais e outros momentos para conversar com a empresa sobre isso.

A carta de demissão é apenas um documento em que você deve informar para a empresa o seu desejo de sair.

No entanto, se você tiver qualquer problema com a empresa, jamais deixe de conversar e expor a situação para seus superiores, ok? 

Evite agir por impulso ou pela emoção

Nós, humanos, temos a tendência de agir por impulso ou pela emoção. Depois que tomamos uma atitude baseada na emoção, procuramos respostas racionais para justificar porque fizemos aquilo. E isto pode ser bem grave em várias esferas da vida.

Então, antes de redigir sua carta de demissão, pondere todas as questões. Coloque tudo na balança e tente fazer uma análise racional da situação. Assim você poderá encontrar a melhor decisão para a sua carreira.

Modelos de carta de demissão

Para te ajudar a redigir a melhor carta de demissão, preparamos dois modelos prontos para você usar. Veja os exemplos:

Modelo 1

À empresa Nome da Empresa.

Prezados(as),

Venho através deste comunicado, informá-los que estou pedindo demissão da [Nome da Empresa]

Agradeço pela oportunidade.

[Cidade, dia, mês e ano]

[Sua Assinatura]

Modelo 2

À empresa Nome da Empresa.

Prezados(as),

Comunico, aqui, o meu pedido de demissão da [Nome da Empresa], por motivos previamente acordados. 

Desde já, agradeço a oportunidade de poder fazer parte deste time por mais de [quantidade de anos ou meses].

[Cidade, dia, mês e ano]

[Sua Assinatura]


Viu só como é simples montar uma carta de demissão?

Leve em consideração todas as nossas dicas de como fazer o pedido e boa sorte na sua carreira.

Créditos das imagens: Freepik.

Nota: O Criar Portfolio não faz recrutamento – apenas divulgamos vagas encontradas no site oficial de cada empresa. Sendo assim, o candidato interessado em trabalhar em uma das empresas citadas deve acessar os links divulgados para tirar suas dúvidas, verificar a disponibilidade de cada vaga e fazer sua inscrição.
Veja mais