Por que ter certificado SSL no portfolio virtual?

Ter o certificado SSL é indispensável por ser um fator essencial para criar um mundo online seguro e estabelecer a confiança do usuário.

ilustração de um cadeado dentro de um escudo

Um mundo novo está sendo criado no espaço online. E existem muitas semelhanças entre as realidades física e virtual. Uma necessidade inerente à condição humana (e à navegação cibernética) é a segurança. Não admira que este seja um dos tópicos mais importantes do século, principalmente em tempos de incerteza e imprevisibilidade, como vivemos nos últimos anos. 

A segurança deve ser oferecida a todos os usuários online, de forma simples e eficaz. A tranca da casa online é simbolizada pelo “cadeadinho” cinzento, que está antes do HTTP. O certificado SSL acrescenta o “S” de segurança e daí resulta o HTTPS, o que significa que o site é seguro. Ter o certificado SSL é indispensável por ser um fator essencial para criar um mundo online seguro e estabelecer a confiança do usuário.

Justamente por isso, o Google começou beneficiando os sites com SSL, o que causa um impacto no seu ranqueamento. Se quer ter sucesso, precisa de um website funcional e seguro. Continue a ler e saiba o que tem de fazer.

O que é o certificado SSL?

Mas afinal, que certificado é esse? SSL, abreviatura de Secure Socket Layer, significa Camada de Soquete Seguro. É uma tecnologia criada para criptografar e autenticar as trocas de informação entre o servidor web e os usuários do site.

Através deste processo de criptografia é gerada uma linguagem secreta. Quando você envia seus dados, a informação é convertida em uma sequência ilegível de caracteres. Mesmo que um hacker consiga interceptar os dados, vai ser muito difícil decifrar o conteúdo, pois ele não tem os códigos de tradução. 

A grande diferença entre HTTP e o HTTPS está no “S” de “Segurança”, ou seja na comunicação criptografada deste último, que ajuda a proteger a informação, durante a transmissão dos dados.

Escolha o melhor SSL para o seu website

Ter certificado SSL em seu ambiente é fundamental. Dependendo da natureza do seu site e do tipo de informação que troca com o usuário, escolha a opção mais indicada para o seu negócio. Se tem uma loja online precisa garantir pagamentos seguros, por exemplo. 

Pode ainda optar por contratar um web designer profissional, que trata não só da estética e funcionalidade do website, mas também de toda a codificação necessária para um negócio de sucesso, como é o caso do tema da segurança, que estamos a falar.

Existem três níveis de certificados dentro do SSL. A grande diferença entre eles está no processo de verificação que a empresa tem de passar para obter o certificado. Apresento-lhe as siglas DV, OV e EV. Vamos ver o que significam, de forma resumida. 

Validação do domínio (DV)

Recomendado para pequenos sites e blogs, pois é o certificado mais simples. Oferece um nível de segurança básico, com uma criptografia básica, sendo o custo bem acessível.

É a escolha mais simples para pequenos sites e blogs.

Validação da organização (OV)

Para empresas e organizações onde os usuários precisam inserir informações confidenciais deve-se optar, no mínimo, por um nível de segurança intermediário. A validação da organização (OV), assegura aos clientes que seu website é legítimo e que você possui o domínio. 

Validação estendida (EV)

É o mais completo e respeitado dos protocolos e requer um processo de análise mais detalhado e intensivo. É imperativo para grandes empresas e lojas virtuais, que utilizam dados dos visitantes como cartões de crédito, contas bancárias, etc. 

Reforce a segurança do SSL com uso de senhas fortes

Como já vimos, o certificado SSL é essencial para proteger informações sensíveis, durante a troca de dados. No entanto, existem outras práticas de crimes cibernéticos, e um dos tipos de fraudes mais comuns é feito através da vulnerabilidade da palavra-passe. Sim, é muito conveniente ter uma só senha, mas isso é muito arriscado. 

Não precisa criar todas as senhas que necessita, é possível optar por um gerador de senhas aleatórias automático, que faz isso para você. Poupe tempo, simplifique a sua vida e passe a ter de forma fácil senhas fortes com caracteres especiais, números e letras maiúsculas e minúsculas. Incentive e eduque o seu utilizador a se aprimorar no uso de palavras-passe.

Impacto no SEO e velocidade

Se o site ainda não possui HTTPS é hora de corrigir isso e fazer com que todo o trabalho de SEO não seja em vão. Quando você adquire o certificado SSL e passa a exibir HTTPS no seu site, você informa ao Google que está agindo de forma a providenciar uma navegação segura ao seu usuário. E mais rápida, pois ao passar para HTTPS a velocidade do seu site também aumenta, o que sempre agrada o visitante. 

Como o Google privilegia os sites com SSL, o certificado passou a ser obrigatório para ver seu negócio subir de lugar no ranqueamento. Tendo isso assegurado você pode então se dedicar a outras táticas SEO, para que o seu website possa subir no ranqueamento e aumentar a sua chance de aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa.

Como instalar e quando renovar

O primeiro passo é saber qual o certificado SSL que precisa, de acordo com a natureza do seu website e o tipo de informações que transitam neste (se requer pagamentos ou não, por exemplo). Os custos variam de zero até cerca de cem dólares. 

Existem certificados SSL disponíveis online gratuitamente com um prazo de validade de cerca de 3 a 6 meses, que podem ser obtidos facilmente usando pesquisa e seguindo os passos apresentados. Se precisar dos dados confidenciais de seus clientes, opte por um SSL altamente seguro e escolha uma Autoridade Certificada de confiança. Atualmente esses certificados têm duração de um ano.

Tenha sucesso e contribua para um mundo virtual seguro

Tal como você tranca a porta da casa, você quer oferecer e sentir segurança quando navega na net. Para investir no seu sucesso, você vai querer o “cadeadinho” em seu website online. E como todo o mundo quer se sentir seguro, cabe a cada um fazer a sua parte. 

Sua plataforma ganha vantagem ao exibir que tem um site confiável e legítimo. Os visitantes sentem-se mais seguros ao acessá-lo e reduzir o risco de aborrecimentos é um convite para que voltem. Com o certificado SSL ainda melhora a velocidade de carregamento e desempenho das páginas e seu site sobe no ranqueamento em mecanismos de busca, como o Google, pois eles beneficiam sites seguros. 

Concluindo: O SSL podia traduzir-se em Segurança, Sucesso e Legado de confiança na co-criação do mundo virtual em expansão. E, afinal, todos ganhamos com isso.

Créditos das imagens: Freepik.

Jago Guimarães
Paulistano de nascimento e de coração, sou formado em Contabilidade Financeira, pai de pet (do gato Quintino) e me arrisco como redator sobre os mais variados assuntos em minhas horas vagas.
Veja mais