Como apresentar o portfolio na entrevista de emprego?

Você tem um portfolio incrível mas não sabe como apresentá-lo em uma entrevista de emprego? Confira algumas dicas que te diferenciarão dos concorrentes pela vaga!

mulher apresentando trabalhos em uma tv para uma empresa em uma sala de reunião

Apresentar seu portfolio para as empresas em um processo de seleção pode ser uma tarefa difícil para diversos profissionais, mesmo com muitos anos de carreira em sua área de atuação. Mas, mesmo com um material perfeito em seu portfolio, por que isso pode ser algo complicado de apresentar?

Ironicamente, por ser um portfolio com trabalhos bons, surgem as dúvidas como “quais são meus melhores trabalhos para apresentar?”, “quantos trabalhos devo colocar em meu portfolio?”, “coloco em ordem de data de realização ou tamanho / importância do projeto?”, “como apresentar?” e diversas outras questões que atormentam os profissionais que querem fazer a apresentação perfeita.

Mas calma! Com um planejamento para sua apresentação, você conseguirá apresentar seu portfolio de forma brilhante e impressionar a “banca” demonstrando todo o valor de seu trabalho.

Vamos começar!

Planejamento para montagem e apresentação de portfolio

Como em qualquer começo de projeto, planejamento é sempre mais que bem-vindo. E quando bem elaborado, você consegue colocar em prática seu plano com o mínimo de surpresas possível. 

Para uma apresentação, você pode colocar em seu planejamento pesquisa sobre a empresa na qual você fará a entrevista de emprego, mercado de atuação, seleção de material do portfolio, forma de apresentação, mídia e tempo, por exemplo.

Vamos entender melhor cada passo!

Pesquisa

Uma pesquisa sobre a empresa que você fará a entrevista de emprego é item básico até mesmo quando você não pretende apresentar seu portfolio (que não é o caso aqui).

Ao estudar a empresa e o mercado que você participará da seleção, isso te prepara para o próximo passo do planejamento, pois o ajuda a identificar os pontos fortes e fracos da marca e como você pode ajudar sendo contratado.

Seleção de material

Com as informações sobre o mercado e a empresa, você terá mais convicção na escolha do material que pretende inserir na apresentação do seu portfolio na entrevista de emprego.

Isto porque ao identificar os problemas do mercado e da empresa, com seu portfolio você poderá mostrar possíveis soluções que eles gostariam de ouvir para sanar os pontos fracos e potencializar os pontos fortes.

fotógrafo fazendo uma seleção de trabalhos no computador
Selecione não só os melhores trabalhos – mas também os que têm a ver com o perfil da empresa!

Forma de apresentação

Apresentar o portfolio para a banca da empresa também pode ser uma tarefa difícil se você não estiver preparado. Por isto, é importante definir como será apresentado o seu portfolio durante a entrevista de emprego.

Esta decisão muitas vezes está ligada com o ramo e perfil da empresa – como um escritório de advocacia, por exemplo, que exige uma certa formalidade e seriedade da área. Já em uma agência de publicidade muitas vezes cai bem uma apresentação um pouco mais informal e até divertida, por ser um mercado muito ligado à criatividade.

Com o “clima” da apresentação definido fica mais fácil decidir as imagens que você pretende inserir (se utilizar), os textos, se você apresentará seu portfolio através de uma história, um powerpoint ou até impresso. 

Mídia

Escolher onde você fará a apresentação do seu portfolio também é uma decisão importante na hora da entrevista de emprego. Isto porque você pode preparar uma apresentação que exija uma TV ou projetor que muitas vezes não estão disponíveis no momento que você fará sua entrevista – ou, pior, marquem uma entrevista para um almoço em um restaurante.

Se for possível, tente descobrir antes se a empresa poderá disponibilizar para você os equipamentos necessários para apresentação do seu portfolio. Mas se a empresa não disponibilizar e você precisar muito apresentar com imagens, como é o caso de designers, por exemplo, não se abale. Você pode preparar um tablet ou até fazer um material impresso para entregar aos responsáveis pela seleção na entrevista de emprego. 

O importante é você estar preparado nesta etapa para não ser surpreendido e perder a oportunidade de apresentar seu portfolio.

Tempo

O tempo de apresentação é um fator mais decisivo do que se imagina, pois determinar o tempo e ritmo da apresentação do seu portfolio pode tanto prender a atenção e encantar, como também pode entediá-los ou até decepcioná-los. 

Uma apresentação de 1 minuto pode não ser o suficiente para agradar a empresa, assim como uma apresentação de 30 minutos pode ser cansativa e também pode ser decepcionante se perceberem que o candidato está “enchendo linguiça”.

Lá atrás você definiu qual material apresentar e como apresentar, agora chegou o momento de definir quanto tempo você passará falando sobre cada item para que não falte informações, que também para que não fique um conteúdo pesado com informações excessivas e muitas vezes desnecessárias. 

Dica: dê mais tempo para os principais projetos do seu portfolio que agreguem para a empresa e seja breve com os trabalhos que merecem apenas uma citação.

Preparação

Aqui vai uma dica extra e básica: prepare-se!

Por mais simples que possa parecer, muitos profissionais pecam nessa parte por não se prepararem o suficiente.

Apresentar seu portfolio em uma entrevista de emprego exige muito mais do que quando você somente envia por e-mail, que neste caso o portfolio fala por você. 

Faça, refaça, revise e personalize a apresentação para a empresa onde você fará a entrevista de emprego.

Não somente o material, mas treine sua fala. Se você fala bem, aproveite para aperfeiçoar; se você tem uma certa vergonha de falar em público, prepare-se mais ainda e torne-se um grande comunicador. Treine em frente ao espelho, para familiares, amigos, cachorro e até o papagaio, mas treine. Dez. Vinte. Cem. Mil vezes. 

Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho.

Arnold Palmer

Quais são suas dicas para a apresentação perfeita?

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário