Geradores de apresentações grátis

Quer criar apresentações profissionais com seus trabalhos? Confira esses 4 sites e apps e esqueça o Power Point!

gerador de apresentações: keynote

Os geradores de apresentações são ideais para quem deseja formular um trabalho e exibi-lo durante uma aula ou reunião de negócios. Portanto, tanto alunos de ensino médio, como estudantes de universidades e até mesmo profissionais podem usufruir dessas ferramentas.

Todos os quatro programas listados a seguir podem ser encontrados online e funcionam, em sua maior parte, gratuitamente. Além disso, são fáceis de usar e contribuem com a formulação de apresentações criativas.

O melhor de tudo é que essas plataformas oferecem aos usuários uma experiência nova de como gerar um conteúdo interessante. Isso porque, é comum o uso apenas do Power Point na produção dessas atividades.

Com as plataformas indicadas nesse texto é possível fugir do tradicional e fazer uma apresentação inovadora. Quem sabe assim você não consegue uma nota alta naquela temível matéria ou finalmente fecha aquele negócio tão esperado? E então, vamos às indicações?

4 geradores de apresentação online

A nossa primeira dica é o Flipsnack. Logo de cara a ferramenta se caracteriza como um “criador de apresentações de multimídia grátis online”. Tudo o que você estava procurando em um só lugar.

Com essa plataforma é possível ir além do texto e das imagens. Também podem ser adicionados arquivos de vídeos, músicas e outros. “Além disso, o efeito de animação de páginas ‘flip’ adiciona elegância a qualquer apresentação digital, tornando-a profissional”, é o que promete a ferramenta.

Mas para deixar sua apresentação profissional, o Flipsnack disponibiliza alguns recursos. Além da animação de virar a página e da possibilidade de adicionar conteúdo multimídia, a ferramenta permite outras experiências.

Por exemplo, você pode integrar a apresentação de slides no seu site com um código incorporado; criar a opção de download para que outras pessoas possam baixar o trabalho ou deixa-lo online, disponível a qualquer momento.

Canva

“Crie apresentações interessantes e gere um impacto”. Essa a descrição inicial do Canva, um software gratuito e online que pode auxiliar naquele trabalho criativo que precisa ser elaborado rapidamente.

São centenas de layouts disponíveis para deixar a apresentação visualmente bonita e atrativa. Assim, com um design certo suas ideias são transmitidas facilmente, melhorando o seu poder de comunicação.

E o melhor de tudo: trata-se de uma ferramenta fácil de ser utilizada. Ainda no site do Canva você vê um passo a passo de como fazer sua apresentação sem “dores de cabeça”.

Primeiro você escolhe o tipo de design da apresentação. Despois seleciona o layout que mais chamou sua atenção ou que mais combina com a finalidade do projeto. Em seguida, adiciona as fotos que podem ser do próprio computador ou da galeria oferecida pela ferramenta. Por fim, é hora de editar as imagens e textos.

Feito todas essa etapas, basta salvar sua apresentação. Ela fica online, mas também pode ser baixada diretamente no seu dispositivo.

Prezi

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Harvard, as apresentações com o Power Point podem estar prejudicando a percepção geral da sua marca. Ainda segundo esse levantamento, o Prezi é uma ferramenta mais apropriada que o velho conhecido programa da Microsoft.

Essa conclusão leva em consideração as respostas dos entrevistados, as quais colocam os trabalhos feitos no Prezi como mais experientes, interativas e profissionais. Além de serem mais organizadas, persuasivas, atrativas e eficazes.

Muitas empresas utilizam essa ferramenta, como a Discovery Channel e a Unicef. Além da versão gratuita, você também pode ter mais benefícios comprando pacotes da Prezi.

Keynote

Ao contrário dos demais listados anteriormente, o Keynote só funciona em dispositivos da Apple*. No entanto, é uma excelente ferramenta para quem deseja fazer um apresentação criativa e interativa.

Keynote é um aplicativo multimídia, por isso aceita imagens, textos, vídeos, músicas, gráficos etc. “Quando você abre o Keynote, já está tudo pronto para criar uma apresentação cativante. A interface clara e intuitiva deixa bem visíveis as ferramentas mais importantes”, explica o site da ferramenta.

*Também é possível utilizá-lo em sua versão web para o iCloud, mas suas funções são limitadas.

Dicas de como fazer uma boa apresentação

Mesmo tendo acesso a um bom gerador de apresentação grátis, você não pode deixar de lado alguns cuidados. Com as dicas a seguir é possível garantir sucesso ao apresentar o trabalho escolar ou um projeto profissional. Confira:

  • Aposte em boas imagens: Dê preferência a imagens com boa qualidade e que sejam atrativas. Assim você soma pontos positivos durante a apresentação;
  • Cuidado com os textos: Tanto o tamanho como a linguagem devem ser apropriados para o público a quem é destinado a apresentação. Por essa razão, busque objetividade e clareza na hora de redigir os textos da apresentação;
  • Tenha presença de palco: Na hora de mostrar seu trabalho ou projeto, você precisa estar calmo e dominar a apresentação. Não fique tímido e nem com medo, pois ninguém sabe mais do que você, afinal tudo aquilo foi feito e planejado por você;
  • Cuidado com plágio: Sempre lembre de citar a fonte de onde foi retirada alguma informação que está presente nos slides;
  • Invista em multimídia: O mundo é multimídia, então sua apresentação também deve ser. Além disso, a mistura entre textos, imagens, vídeos e áudios deixa a apresentação ainda mais interativa e menos cansativa.

Com todas essas dicas fica fácil fazer um bom trabalho ou projeto. Agora escolha a melhor opção de gerador de apresentação grátis e alcance os seus objetivos de forma rápida e segura.

Galeria de imagens de ferramentas citadas:

Katharyne Bezerra
Katharyne Bezerra é jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela UniFavip-DeVry. Atua como ativista ambiental e animal desde 2014 e já foi presidente de uma ONG de proteção ambiental durante 4 anos. Desde 2015 escreve sobre animais para diversos sites. Siga no instagram!
Veja mais