O que faz um Arquiteto ou Urbanista?

Está na dúvida sobre quais são atribuições específicas dos arquitetos ou urbanistas? Veja aqui o que se aprende nessa graduação e qual é o trabalho desses profissionais!

dois urbanistas criando um projeto no computador

A graduação em Arquitetura e Urbanismo é uma das mais indicadas para quem gosta de projetar, desenhar, construir, criar e manja um pouco de Ciências Exatas. Se essas são suas habilidades ou competências que você quer aprender, hoje vou te contar o que é essa profissão e o que faz um arquiteto ou urbanista!

Depois de mostrarmos dicas para montar um portfólio de Arquitetura e Urbanismo, venho aqui para conversar um pouco mais sobre a função dessas profissões.

Confira!

O que faz um arquiteto? 

arquiteto montando uma planta 3D

A Arquitetura é a ciência que estuda as técnicas artísticas e funcionais da construção de edificações e ambientes.

De forma simples, é a arte de pensar, criar e coordenar construções que atendam às necessidades propostas e possuam qualidades estéticas. 

Dessa maneira, os arquitetos são os profissionais responsáveis pelo design de projetos de construção de imóveis, edifícios, ambientes coletivos e até mesmo praças e parques.

Entre os principais fatores do trabalho arquitetônico estão o funcionamento da acústica, iluminação, ventilação, impacto ambiental e também a manutenção do local após a sua construção. 

Diferente da engenharia (onde a preocupação são questões técnicas, estruturais e de materiais utilizados), o trabalho do arquiteto é puramente estético e funcional. Sua função é projetar uma edificação ou ambiente que funcione adequadamente. 

O que faz um urbanista? 

dois urbanistas criando um projeto no computador

O Urbanismo é a ciência que estuda o planejamento de cidades.

É uma profissão muito atrelada aos poderes governamentais, pois, no Brasil, a atuação de prefeituras, estados e federação são basicamente a única forma de intervenção direta na maneira como uma cidade se forma e se desenvolve. 

Como a maioria das cidades brasileiras não surgiram de planejamento público, o trabalho dos urbanistas compreende mais desenvolver a infraestrutura dos municípios do que, literalmente, projetá-los. 

Suas atividades englobam diversos componentes da urbanização como o trânsito, edificações, planos diretores, acompanhamento do crescimento demográfico, questões ambientais e até patrimônios históricos. 

É possível ser arquiteto e urbanista?

Sim, os cursos brasileiros da área geralmente se intitulam “Arquitetura e Urbanismo”, indicando que os profissionais diplomados podem exercer as duas profissões simultâneas ou separadamente. 

No entanto, para atuar no mercado de trabalho me qualquer um desses ramos, o profissional deve ter em mãos o diploma de uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e estar registrado no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). 

Como falei, nada impede que o profissional tenha dois trabalhos e que, em um, seja arquiteto e, no outro, seja urbanista. Contudo, essa prática é incomum.

A maioria dos profissionais da área procuram uma única área de atuação e investem em uma determinada carreira. 

O que se aprende na faculdade de Arquitetura e Urbanismo? 

O curso de arquitetura e urbanismo dura em média 5 anos (10 semestre, também chamados de períodos). Nesse meio tempo, o estudante precisará concluir disciplinas de Artes e Humanidades (como desenho, design, história da arquitetura e geografia) e Exatas (como física, geometria e matemática). 

Logicamente são diversas disciplinas focadas na teoria do exercício e estudos destas profissões, além de disciplinas práticas sobre a criação e coordenação de projetos arquitetônicos e urbanos. 

Devido à necessidade por desenvolver o olhar estético, os cursos de arquitetura e urbanismo tendem a investir em disciplinas das artes.

Mas é bom frisar que se trata de um curso repleto de ensinamentos técnicos, que vão necessitar de habilidades das ciências exatas. 

Quais são as áreas de atuação no mercado de trabalho? 

A principal atuação no mercado de trabalho para quem faz essa faculdade é a arquitetura da construção civil.

Esta se baseia na criação e coordenação de projetos imobiliários (casas, estabelecimentos e prédios), além da possibilidade de execução de projetos de reformas. 

Devido a quantidade limitada de vagas de urbanista em cargos públicos, essa vertente profissional é menos acessível para os graduados da área.

Contudo, urbanistas ainda podem ser contratados para projetos privados, como os de empresas de engenharia que desenvolvem condomínios, loteamentos e clubes. 

Além dos citados, ainda existem as seguintes áreas de atuação:

  • Restauração e reformas.
  • Luminotécnica (especialista em iluminação artificial).
  • Arquitetura de interiores.
  • Arquitetura industrial.

Outro mercado atraente dessa área é a docência. Uma vez que a carreira acadêmica não é muito estimulada, costuma-se encontrar vagas para mestres e doutores atuarem com professores universitários.

Esses empregos costumam ter bons salários. 

Qual é a média salarial de um arquiteto ou urbanista?

Por fim, mas não menos importante, é importante destacar que, de acordo com a lei Nº 5.194, as remunerações iniciais dos arquitetos, qualquer que seja a fonte pagadora, não poderão ser inferiores a 6 (seis) vezes o salário-mínimo da respectiva região.

Contudo, na prática, esse valor sofre alterações entre o setor privado e público.

Além disso, entidades sindicais costumam reivindicar o cumprimento desse piso salarial, que não é seguido por empresas e órgãos públicos. 


Viu só as principais informações sobre o que faz um arquiteto ou urbanista? Se você tem dúvidas, deixe nos comentários que nós responderemos!

Créditos das imagens: Freepik

Leo Vieira
Jornalista, pernambucano, escritor e fanático por video-games. Trabalha com comunicação há mais de 6 anos, passando por jornal impresso, TV, internet e assessoria de imprensa. Gosta do mundo das artes, principalmente música e artes visuais. Fã de plantas e do bom uso da língua portuguesa.
Veja mais