Como aprender a desenhar? Saiba como ser desenhista ou ilustrador

Quer aprender a desenhar profissionalmente? Confira dicas, cursos e aulas online para você se transformar em um desenhista ou ilustrador.

mulher fazendo desenhos no papel

Talvez tenha se esquecido, mas aprender a desenhar é uma das primeiras coisas que a gente faz na vida. Afinal, uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento de toda a criança é desenhar.

É através das ilustrações que elas são capazes de manifestar os seus sentimentos e pensamentos, muitas vezes quando ainda nem sabem falar concretamente sobre eles.

Alguns se relacionam com esta atividade de uma forma tão intrínseca que desenvolvem o genuíno desejo de aprimorá-la ao longo da vida. Nem todos, porém, conhecem os meios para tal.

A verdade é que aprender a desenhar não está fora do alcance de ninguém.

Com a metodologia correta e uma grande dose de prática, paciência e força de vontade, qualquer pessoa está apta a desenvolver a habilidade de fazer desenhos incríveis! Não acredita?

Abaixo seguem algumas dicas para você que tem o sonho de aprender a desenhar profissionalmente. 

Qual o primeiro passo para aprender a desenhar?

Se você já ultrapassou a barreira da hesitação e decidiu que irá se aventurar no mundo dos desenhos e ilustrações, o primeiro passo parece muito óbvio, mas é fundamental para o funcionamento do processo: organização.

Sem dúvida alguma, organizar as etapas de forma eficiente é o coração do bom desenvolvimento da habilidade.

O ideal é que você elabore uma tabela de estudos, dispondo os dias, horários e o que você irá estudar no tempo que irá dedicar a este aprendizado.

Recomenda-se uma carga de 30 minutos diários de prática.

Dica: Comece pelo básico

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que aprender a desenhar, embora não seja algo de outro mundo, requer paciência e perseverança.

Procure livrar a sua cabeça de pensamentos negativos e improdutivos, e entenda que será necessário começar pelo básico, mas que aos poucos as coisas irão melhorar. 

Portanto, não coloque a carroça na frente dos bois, como se costuma dizer.

Procure dedicar alguns dias para o estudo de formas geométricas básicas, como linhas, triângulos, círculos, quadrados, proporções corretas, entre outras coisas.

Embora pareça bobo, tenha em mente que desenhistas e ilustradores (e artistas, em geral) enxergam tudo o que está ao redor como formas, linhas, polígonos, etc.

Portanto, estar familiarizado com as etapas mais básicas irá ajudar em todo o processo de aprendizado. 

Criando os primeiros esboços

Agora que você já dedicou tempo para treinar o básico, o próximo passo é saber observar o básico.

O que isso significa?

Significa que é hora de aprender a fragmentar os diferentes objetos de interesse nas formas básicas que você treinou anteriormente.

Deste modo, um nariz pode ser desenhado a partir de um triângulo, uma cabeça vira um círculo, pernas e braços são cilindros e por aí vai. 

Este é o princípio básico dos esboços. Criar formas primárias através das quais surgirão os desenhos, de fato.

Uma dica importante nesta etapa é começar os esboços com linhas pontilhadas, já que é possível que você ainda não tenha desenvolvido leveza e precisão na mão para fazer esboços com linha cheia. 

É fundamental ter um lápis para que você possa utilizar a borracha sempre que achar que um esboço não está a contento.

É preciso paciência, no entanto, pois trata-se de uma fase de aprendizado, então é preciso evitar cobranças além da conta, ou você correrá o risco de desistir no meio do caminho.

Dica: Compre um sketchbook

Para quem não sabe, um sketchbook nada mais é do que um caderno de rascunhos.

Tenha um desses sempre à mão para rascunhar à vontade, onde e quando quiser.

O segredo para o bom desenvolvimento das suas habilidades é a prática constante, portanto, quanto mais tempo passar rabiscando o que encontrar pela frente, melhor. 

Lembre-se que a prática leva à perfeição, e que todo hábito necessita de tempo para ser totalmente assimilado pelo cérebro.

Como andar de bicicleta ou dirigir, inicialmente a tarefa parece muito complicada, mas o tempo e a prática as transformam em funções tão naturais que são realizadas sem sequer pensar sobre elas. 

Tenha disciplina

Como todo processo de aprendizagem, desenhar requer disciplina.

Por mais que existam outras coisas com potencial de tomar o seu tempo e atenção, não deixe a prática do desenho de lado!

Pelo contrário, cobre-se disciplina para que o seu treinamento seja diário, mesmo que apenas alguns minutos por dia. 

Para desenvolver a habilidade de desenhar (assim como qualquer outra), é preciso ter em mente que vale muito mais treinar pouco e diariamente do que muitas horas seguidas uma vez por mês, por exemplo.

A tendência é que você consiga melhorar a técnica a cada desenho praticado, definindo, inclusive, o seu estilo de ilustração.

No entanto, isto não será possível se não houver disciplina e força de vontade, principalmente nos primeiros meses.

Dica: Evite desenhar sempre as mesmas coisas

Ainda que você se sinta mais atraído por determinado estilo de ilustração, não se prenda somente a ele.

O segredo da evolução de suas habilidades como desenhista é sempre estar aberto para aprender diferentes tipos de traços, técnicas ou mesmo temáticas.

Caso fique sem ideias para desenhar, uma boa dica é escolher um tema central e desenvolver uma série de desenhos dentro deste assunto.

Além de treinar o seu traço, você ainda irá se estimular com a expectativa de ver o resultado após a série estar completamente finalizada. 

Faça desenhos digitais

Para aqueles que desejam fazer do desenho mais que um hobby, uma iniciativa bastante válida é se aventurar também no mundo digital.

Além dos rabiscos no sketchbook, procure dominar programas que certamente irão ajudar você a desenvolver ainda mais a sua técnica.

Softwares vetoriais (como o CorelDRAW) e de edições de imagem, entre eles o famoso Photoshop e o Adobe Illustrator.

Posteriormente, inclusive, você poderá passar a utilizar uma mesa digitalizadora, ou seja, começar a desenhar diretamente no computador. 

homem fazendo desenhos no computador

Vale a pena investir em cursos para aprender a desenhar? 

É possível que você esteja se perguntando: “eu tenho que aprender tudo sozinho?”

Não necessariamente, embora seja totalmente possível tornar-se um grande desenhista de forma independente.

Existem artistas reconhecidos mundo afora que são autodidatas e nunca assistiram a uma aula sequer. No entanto, aprender a partir de uma metodologia e etapas pré-determinadas certamente poupará tempo, artigo mais do que valioso hoje em dia.

Existem cursos online que irão ajudar você a atingir um nível superior em uma quantidade de tempo consideravelmente menor.

Boa parte deles é gratuita, embora não seja nada absurdo considerar desembolsar algumas dezenas ou mesmo centenas de reais para bancar um aprendizado que irá ajudar você a atingir um outro nível.

Abaixo seguem alguns cursos disponíveis em diferentes plataformas, todos online.

Cursos de desenho – Domestika

A plataforma Domestika possui dezenas de cursos online disponíveis.

Basta você se cadastrar gratuitamente e escolher aquele que mais se encaixa com os seus objetivos.

Uma das grandes vantagens da Domestika é a garantia de 14 dias para reembolso total da quantia investida caso você entenda que o curso não está atendendo às suas expectativas.

Seguem abaixo alguns deles disponíveis na plataforma:

  • Desenho para principiantes: como o próprio nome já sugere, este curso é voltado para pessoas de todas as idades e níveis de experiência com desenho. Na metodologia de ensino aplicada estão exercícios e práticas que foram criadas para que o seu cérebro comece a criar familiaridade com a arte de desenhar. O projeto de conclusão do curso envolve construir um caderno de desenhos – ver curso;
  • Desenho anatômico para principiantes: este curso irá priorizar os desenhos anatômicos, ou seja, as feições e figura humana. Os desenhos serão explorados da maneira mais simples possível, partindo de traçados simples até chegar em ilustrações bem mais elaboradas e detalhadas – ver curso;
  • Desenhos a lápis para quadrinhos de super-heróis: para aqueles que têm o sonho de criar histórias em quadrinhos, aqui está uma excelente pedida. Neste curso, além de aprender a desenhar os seu super-heróis favoritos, você também aprenderá a criar os seus próprios personagens e narrativas – ver curso;
  • Introdução à ilustração infantil: como o nome também sugere, este curso tem como foco principal o ensino das ilustrações para literatura para crianças. Você aprenderá todo o processo de criação de clássicos infantis, indo dos esboços até as ilustrações finais – ver curso;
  • Urban Sketching: expresse o seu mundo com uma nova perspectiva: este curso é bastante diferente dos acima citados. Aqui você aprenderá a observar e desenhar histórias do cotidiano a partir de uma perspectiva rascunhada. Muito interessante para quem tem interesse em arte com a utilização de canetas fineliners e aquarelas – ver curso.

Curso de Como Desenhar – Thiago Spyked

Thiago Spyked é formado em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui mestrado pela Universidade de São Paulo.

Ele oferece um curso totalmente online, dividido em 7 módulos, sendo eles:

  • Módulo 1 – Apresentação
  • Módulo 2 – Primeiros passos
  • Módulo 3 – Luz e sombra
  • Módulo 4 – Anatomia humana
  • Módulo 5 – Desenho digital
  • Módulo 6 – Perspectiva
  • Módulo 7 – Criação de personagem

Ainda estão inclusos alguns bônus gratuitos, entre eles:

  1. Faculdade para ser desenhista é necessário?
  2. Quando e onde começar a trabalhar com desenho?
  3. Onde comprar materiais de desenho?
  4. Em que áreas o desenhista pode atuar?
  5. Quanto cobrar pelos seus desenhos?
  6. Valor x preço do desenho?
  7. Como conseguir clientes sendo desenhista?
  8. Desenho, carreira, ansiedade e depressão. 

Cursos de desenho – Learncafe

A exemplo da Domestika, a Learncafe é uma plataforma que oferece cursos online em diferentes áreas, incluindo desenhos e ilustrações.

Você encontrará desde quadrinhos a artes plásticas, passando por grafologia, desenho técnico, arquitetura e design, entre outros. A maioria deles são pagos, mas existem opções gratuitas.

Abaixo seguem alguns dos cursos disponíveis na plataforma:

  • Desenho e pinturaver curso;
  • Aprender a desenhar passo a passover curso;
  • Desenho – Realista lápis de corver curso;
  • Como fazer quadrinhos – passo a passover curso;

Curso de Desenho Online – Mateus Machado

Mateus Machado é um desenhista, artista plástico e designer gráfico que oferece cursos online em três estágios: iniciante, intermediário e avançado.

No site dele você encontrará dicas, informações importantes, downloads e um conteúdo riquíssimo, didático e excelente para aperfeiçoar a sua técnica e definir o seu traço!

Canais do Youtube para aprender a desenhar

Existem milhares (senão milhões) de canais no Youtube que ensinam o beabá para aprender a desenhar.

Dentro desta vastíssima gama de possibilidades, você pode escolher aqueles artistas com os quais mais se identificar e aprender as dicas que eles irão oferecer gratuitamente através dos vídeos.

Abaixo seguem alguns canais que vale a pena conferir!

Canais de Nível Iniciante – Traços básicos

  • Arte e Cia Brasil: um dos maiores canais brasileiros de desenho e pintura. Nele você vai aprender a rabiscar os mais diferentes tipos de desenhos, começando desde os traçados mais básicos. São centenas de vídeos disponíveis para você treinar e aprimorar a sua técnica – ver canal;
  • Cantinho dos Arteiros: outra referência de canais de desenho brasileiros na plataforma. O diferencial do Cantinho dos Arteiros é a quantidade de lives (transmissões ao vivo) feitas pelo canal. Geralmente elas são longas e contém bastante informação para quem está aprendendo – ver canal;
  • Mariana Cagnin: este canal tem uma playlist chamada “Desenho para Iniciantes” que é focada em ensinar os conceitos mais básicos do desenho. Também é possível aprender diferentes técnicas de pintura e como usar algumas ferramentas – ver canal;
  • Nath Araujo: o foco principal deste canal é explorar a criatividade do desenhista, principalmente nos traços de figuras femininas. Na playlist “Como Desenhar” você encontrará dicas valiosas de como aprimorar a sua técnica nesta temática – ver canal;

Canais de Nível Intermediário – Composições

  • Visuart: aqui você irá encontrar um técnica mais voltada para o estilo japonês, como animes e mangás. O dono do canal é o professor de arte Magno Brasil. As dicas vão de composições simples até personagens bastante elaborados e detalhados. Vale a pena conferir se você pensa em se dedicar a esse estilo de ilustração – ver canal;
  • VCdesenhos World: definitivamente um nível mais avançado de aprendizado. O canal VCdesenhos World é ótimo para aprender técnicas intermediárias como luz e sombra e ponto de fuga – ver canal;
  • Crás Conversa: outro canal focado em desenhos japoneses. Ele oferece não somente dicas para níveis mais avançados, mas também é uma boa opção para quem deseja aprender os traços básicos – ver canal;

Canais de Nível Avançado – Realista e hiper-realista

  • Charles Laveso: um dos poucos canais brasileiros com foco nos desenhos realistas e hiper-realistas. Caso você esteja interessado nesse estilo de técnica, este é um ótimo lugar para aprender desde as dicas mais básicas até os conceitos mais avançados de uma composição realista. “Curso de Introdução ao Desenho Realista” e “Realismo para Iniciantes” são duas playlists que vale bastante a pena conferir – ver canal;
  • Ahmed Aldoori: este canal é uma dica para quem domina o inglês. Ahmed Aldoori é um artista americano que costuma fazer vídeos bastante explicativos para todos os níveis de desenhistas. Caso você tenha conhecimento da língua inglesa, é uma ótima pedida – ver canal;
  • Marcello Barenghi: uma das referências mundiais em desenhos realistas, o italiano Marcello Barenghi é um daqueles com os quais você não somente irá aprender, mas também irá admirar os conteúdos postados nos vídeos. Além de dicas valiosas, ele também costuma fazer lives onde é possível acompanhar o artista em ação – ver canal;

Existem inúmeros outros canais disponíveis para você aprimorar as suas técnicas. Uma rápida navegada pelo Youtube e você certamente encontrará tudo o que precisa.

Caso o seu interesse seja em aulas presenciais, saiba que estas opções também existem por aí, basta que você encontre a mais próxima de você.

No fim das contas, a maior dica mais valiosa para você realizar o seu sonho de desenhar é: pratique. É a primeira e a última regra de todo desenhista!

Créditos das imagens: Freepik.

João Felipe
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levaram para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais