Como começar uma redação: dicas e exemplos de frases

Precisando escrever uma redação para vestibular, entrevista de emprego ou curso, mas não sabe por onde começar? Confira nossas dicas!

homem escrevendo notas em um caderno ao lado de seu laptop

Começar a escrever uma redação é o momento mais difícil para muitas pessoas. Um bom começo pode ser crucial para o bom desenvolvimento do texto como um todo.

Uma redação é um texto comum, mas muitas pessoas têm dificuldade de escrever, principalmente aquelas que não tem o hábito da leitura e escrita.

Mas uma redação nada mais é que um texto que precisa ter começo, meio e fim, e ser útil para debater sobre alguma coisa. 

Então mande embora a ideia de que é algo assustador e superdifícil. É como uma conversa formal que segue algumas regrinhas, mas isso não é tão difícil quanto pode parecer.

Aqui você vai aprender várias dicas para iniciar bem o texto, principalmente se for a sua primeira vez. Veja a seguir tudo o que você precisa saber para começar uma boa redação.

O que é uma redação?

Em primeiro lugar: você sabe o que é uma redação? Como começar algo que você não sabe o que é?

Uma redação é uma produção textual que visa transmitir uma ou mais ideias de forma organizada e formal. É basicamente um pensamento textualizado. 

A diferença das redações para os textos livres é que elas seguem algumas regras de desenvolvimento.

No geral, o que se espera de uma redação é que ela mostre que você sabe o que é o tema, quais são os problemas dele e quais são as possíveis alternativas de resoluções aos problemas citados.

Isso pode ser feito através de parágrafos. 

Por exemplo, se eu chegar agora e te falar que ultimamente está muito calor, várias ideias sobre o assunto vão surgir na sua mente, como: aquecimento global, desmatamento, país tropical etc.

A redação nada mais é que organizar essas informações seguindo as regras. 

Frases para começar uma redação

Em primeiro lugar, existem algumas frases comuns para início de redações. 

São frases que servem como introdução a diversos temas, e podem ser aplicadas a diversas nichos de assunto. Elas também são excelentes para inspirar a começar linhas de raciocínio.

Confira: 

  • Nos últimos anos, …. é um tema importante para a população brasileira…”
  • “Ao analisar os impactos de…, é possível perceber que…”
  • “Atualmente, … representa um desafio para a geração atual e as que estão por vir…”
  • “Na história do Brasil, …. é um episódio recorrente de tempos em tempos…”
  • “Entre os tópicos mais debatidos na política brasileira…”
  • “Dentre os problemas que o Brasil enfrenta em relação a …., o …. é um dos mais preocupantes…”
  • “De acordo com a historiografia…”
  • “No que diz respeito a direitos da população, … deveria ser uma garantia diante dos problemas enfrentados nos últimos anos….”

No entanto, pelo fato de serem comuns, algumas dessas frases acabaram se tornando clichês no mundo das redações.

Não estão erradas e você não perderá pontos por isso, mas não causará uma impressão inicial arrasadora.

Por isso, vou te mostrar ainda outros jeitos mais particulares de começar uma redação:

Comece a redação com um dado histórico

Um jeito muito bom de começar uma redação é apresentando um dado histórico.

Além de mostrar que você possui algum entendimento sobre a posição temporal do tema, é um jeito de mostrar domínio sobre o texto.

Exemplos:

  • Com o início da globalização, …. se tornou uma prática comum…”
  • “Na Idade Média, … , muito diferente dos dias atuais…. “
  • “Desde a criação e desenvolvimento do primeiro computador de mesa, pela empresa IBM em 1973, os avanços tecnológicos…”
  • “O impeachment da ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, em 2016, representou para o Brasil…”

Veja um exemplo usado em uma redação nota 1000 do Enem 2018, disponibilizada no site do MEC. Na ocasião, o tema era “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

A utilização dos meios de comunicação para manipular comportamentos não é recente no Brasil: ainda em 1937, Getúlio Vargas apropriou-se da divulgação de uma falsa ameaça comunista para legitimar a implantação de um governo ditatorial”.

No exemplo, a estudante usou um dado histórico para basear o início do pensamento sobre o tema proposto. 

Use uma letra de uma música, livro ou filme no início da redação

Você pode não saber, mas iniciar uma redação com uma citação de livro, música ou filme não é algo errado.

Pelo contrário, quando faz sentido com o tema proposto, é uma forma muito única e inteligente de dar início ao seu texto.

Veja só um outro exemplo de início de redação nota 1000, também disponibilizado no site do MEC:

Em sua canção “Pela Internet”, o cantor brasileiro Gilberto Gil louva a quantidade de informações disponibilizadas pelas plataformas digitais para seus usuários.”

Além do fato de que nenhum ou pouquíssimos concorrentes usarão o mesmo trecho que você, é ainda uma alternativa que faz a redação não parecer um bicho de 7 cabeças!

Outras dicas para começar uma boa redação

Pensando em facilitar o seu texto em redação, veja abaixo uma lista de dicas para levar em consideração na hora de começar:

Toda redação tem um título

Muitas pessoas esquecem o título na hora de fazer a redação, mas isso não pode acontecer.

Mesmo que você só queria colocar o título só depois que terminar, lembre-se de deixar um espaço para ele. 

Comece com uma ideia

O início do texto deve se relacionar com o tema.

Por exemplo, se é uma redação sobre desmatamento, você pode iniciar com “O Brasil é um país conhecido internacionalmente pela sua fauna e flora, mas que possui diversos problemas para o meio-ambiente.”.

Isso já mostra sobre o que você vai falar e te ajudar a seguir com o pensamento.

Opinião pode, desde que seja embasada em dados ou ideias

A opinião pode ser um grande problema na hora de fazer uma redação, mas isso acontece porque as pessoas opinam de forma errada no texto. 

Por exemplo, em uma redação sobre violência doméstica, não se pode escrever “Eu acho que as mulheres apanham dos maridos”. Você pode começar da seguinte forma: “A violência doméstica é um problema no Brasil porque…”.

Essa opinião precisa ser embasada em uma ideia sobre o tema ou até mesmo sobre dados, se você tiver conhecimento sobre eles. Jamais use dados que não tem certeza. 

Evite os clichês

No mundo das redações existem alguns clichês que devem ser evitados. Os mais conhecidos são aqueles usados para iniciar o texto, como “Hoje em dia…”“Nos dias atuais” ou “Atualmente…”.

Sei que te dei esses exemplos nas dicas sobre frases para começar, mas use-os como inspiração, não como regra. 

A verdade é que pode pegar mal começar assim porque é um recurso muito limitante, que vai dar a ideia de que você só iniciou assim porque não sabia como iniciar de uma forma melhor e mais objetiva.

Não use saudação

Devido ao costume do envio de mensagens ou e-mails, algumas pessoas acabam colocando saudação no começo da redação, como “Boa tarde”.

A redação é um texto discursivo ou argumentativo, não é uma conversação, então nunca comece com uma saudação.

Não se apresente*

Não é preciso se apresentar. O intuito da redação é que você apresente seu ponto de vista sobre algo, usando ideias, argumentos ou dados.

Não é preciso que você se apresente, até porque muitas redações exigem que o redator não dê sua opinião de forma direta, apenas apresente ideias em terceira pessoa.

*Mas atenção: esse item é necessário em caso de redação sobre “quem é você?”. Nesse caso, o redator deve se apresentar, mas sem saudação.

O que é necessário para escrever uma boa redação?

Seguindo as dicas que te dei aqui, você já vai ter uma base importante na construção do início da redação como um todo.

No entanto, só para te deixar um pouco mais a par de como funciona as correções, veja o que o MEC busca nas redações perfeitas: 

  • possuem proposta de intervenção para o problema apresentado.
  • têm repertório sociocultural produtivo no desenvolvimento da argumentação do texto.
  • respeitam os direitos humanos.
  • apresentam características textuais fundamentais, como coesão e coerência.
  • demonstram domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa (nada de erros ortográficos).
  • atendem ao tipo textual dissertativo-argumentativo.

Por isso, além de começar bem, fique sempre atento(a) no desenvolvimento geral da redação. Afinal, ela tem que ser boa por completo, e não apenas o seu início.

Veja também: dicas de redação para entrevista de emprego.

Lembre-se de não fugir do tema e ser coerente nos seus pensamentos. Não use gírias (a não ser que elas sejam fundamentais para a compreensão e esteja entre aspas) e muito cuidado com a gramática!

Escreva mais para escrever bem

Assim como o segredo para ler bem é ler muito, o segredo para escrever bem é escrever bastante.

Agora que você já sabe como começar uma redação, que tal fazer alguns rascunhos sobre temas diversos? Comece várias redações, até perceber que está desenvolvendo essa habilidade. 

Escrever também é a única forma de perder o medo da escrita. Afinal, você vai começar a entender como funciona o seu processo de construção textual.

Cada pessoa tem um ritmo próprio, assim como uma forma única de apresentar suas ideias. Por isso, treine bastante e você escreverá uma excelente redação.

Nos vemos nos próximos artigos!

Créditos das imagens: Freepik.

Leo Vieira
Jornalista, pernambucano, escritor e fanático por video-games. Trabalha com comunicação há mais de 6 anos, passando por jornal impresso, TV, internet e assessoria de imprensa. Gosta do mundo das artes, principalmente música e artes visuais. Fã de plantas e do bom uso da língua portuguesa.
Veja mais