Dicas e técnicas para redação SEO e inbound marketing

Saiba mais sobre inbound marketing e veja nossas dicas para uma redação SEO incrível. Tenha o Google como seu principal vendedor!

ilustração de um foguete ao lado da palavra SEO

Você sabe como fazer uma boa redação para SEO

Hoje em dia este tipo de técnica está cada vez mais em alta, pelo simples fato de que as pessoas estão cada vez mais conectadas e, consequentemente, usando mais a internet para tirar dúvidas e resolver problemas do dia-a-dia.

Certamente você já ouviu falar que “o Google tem todas as respostas” ou que, se tiver alguma dúvida, é “só perguntar para o Google”.

Estas afirmações são apenas meio corretas, pois o Google em si não vai saber dizer a resposta para alguma coisa se não houver um bom conteúdo em texto ou vídeo para isso.

E é aí que entra a necessidade de saber escrever um bom artigo otimizado para que o buscador consiga, de fato, encontrar o conteúdo e oferecê-lo para quem está buscando por ele.

Mas, como escrever este artigo? Há técnicas para isso? O que levar em consideração? É o que vamos entender a partir de agora.

Antes mesmo de entender como construir um bom artigo para SEO, precisamos dar alguns passos atrás, e assim compreender a razão pela qual você irá aprender determinadas dicas no decorrer deste texto.

Para isso, atente-se para os dois próximos tópicos.

O que é SEO e para que serve?

SEO é uma sigla que representa a frase Search Engine Optimization. Ou, em uma tradução livre, “Otimização para os motores de busca”.

Ou seja, é um conjunto de técnicas e características textuais que fazem uma redação ser ranqueada ou não na internet, através dos buscadores, como o Google, sendo este o mais famoso de todos eles.

De maneira geral, é a partir das técnicas de SEO que um conteúdo vai ou não aparecer para alguém que está buscando por ele. Como exemplo, você pode pensar justamente neste artigo que está lendo agora: muito provavelmente você chegou nele através de uma pesquisa no Google, não é mesmo?

Este conjunto de técnicas, quando bem utilizado, pode fazer um artigo, uma imagem ou um vídeo se destacarem na primeira página do Google, que é onde está a maior parte da atenção das pessoas que estão procurando por algum conteúdo – afinal, dificilmente alguém avança mais do que duas ou três páginas para procurar alguma coisa.

E quanto melhor for a posição do seu conteúdo, maiores são as chances de alguém clicar e entrar no seu site para comprar o seu produto ou serviço.

Bem importante este tal de SEO, não é mesmo?

O que é inbound marketing e para que serve?

Inbound marketing, por sua vez, nada mais é do que uma maneira de construir uma audiência qualificada através da disseminação de conteúdos de alta qualidade na internet.

Ou seja, uma empresa que tem um blog, por exemplo, pode construir uma série de conteúdos relacionados ao seu produto ou serviço, de uma forma que quando alguém busca por estas informações, acabe encontrando a empresa.

Podemos resumir inbound marketing em outro conceito: atração de prospectos através de conteúdo na internet.

Por exemplo: Imagine que determinada empresa vende bolo de pote. Para conseguir mais clientes na internet, esta empresa poderia criar diversos conteúdos (artigos, vídeos e imagens) para pessoas, que buscam por termos relacionados a bolo de pote, encontrarem ela.

Este é o poderoso inbound marketing, capaz de ligar empresas a clientes através de conteúdos pautados em técnicas de SEO.

Como escrever textos que o Google vai querer ranquear para os usuários?

ilustração de uma folha saindo de um laptop gigante, com duas pessoas escritoras ao lado

Até aqui, já entendemos o que é e para que serve o SEO e o inbound marketing.

Agora, é hora de aprender na prática tudo o que você precisa saber para escrever um artigo incrível, para assim conseguir encontrar um público qualificado para o seu objetivo de marketing.

Acompanhe. 

1- Não escreva aleatoriamente – Se apoie em uma estratégia de SEO 

Que tal começar com uma dica do que não fazer? Então, vamos lá.

Nunca escreva um conteúdo aleatório e que não tenha sentido para a sua estratégia de SEO, pois no longo prazo isto vai mais atrapalhar do que ajudar.

Mas o que é uma boa estratégia de SEO?

Basicamente, você precisa pensar em conteúdos que façam sentido para o seu produto, serviço ou objetivo. Pense no seu público-alvo e no que as pessoas podem pesquisar para chegar até você.

Ao redor destas demandas, você cria conteúdos incríveis.

2- Para quem você está escrevendo? Não esqueça disso durante a redação para SEO

A coisa mais importante de uma redação para SEO, por incrível que pareça, não tem relação nenhuma com o algoritmo ou com o Google. Mas sim, tem relação com o seu público.

Você nunca pode se esquecer de quem irá ler ou visualizar o seu conteúdo.

Afinal, a pessoa que está consumindo aquele material precisa se conectar de alguma maneira com o artigo. Caso contrário, ela simplesmente fecha a página e vai embora.

Então, não queira usar palavras difíceis, cultas e desconhecidas. Use palavras simples, que fazem parte do dia-a-dia das pessoas comuns.

Não saia do propósito central do texto e nunca esqueça da sua estratégia principal, que é atrair (e não afastar) o público certo para o seu objetivo.

3- Quantidade é qualidade?

Definitivamente, não. Para o Google, o que importa é o usuário. Se o usuário está conseguindo navegar e resolver os problemas que ele tem, está tudo certo. 

Pense sempre em produzir conteúdos simples, mas nunca simplórios. Ou seja, entregue muito valor para o público. Só que faça isso de uma maneira simples e dinâmica.

Isto quer dizer que você não pode ou não deve construir conteúdos longos? 

Não!

Você pode. Só que estes conteúdos precisam ter propósito. Se não há motivos para o conteúdo ser longo, não hesite em fazê-lo curto, mas sem se esquecer do valor que ele vai transmitir.

4- Faça parágrafos curtos, use palavras de transição e faça listas

Ler um texto longo, sem pontuação, sem quebras e sem pausas é extremamente cansativo. E na internet, é ainda mais.

Por isso, evite aqueles parágrafos longos e maçantes. Opte por entregar o raciocínio em três ou quatro linhas.

Isto vai ajudar o usuário a ler e também vai ajudar o Google a entender o seu conteúdo, de forma a ranqueá-lo melhor para quando alguém buscar por um termo semelhante.

Além disso, use muitas palavras de transição. Elas ajudam a ligar uma frase na outra. E isso, claro, gera continuidade, fazendo com que a pessoa leia todo o conteúdo sem que ela se canse.

Veja uma lista de palavras de transição:

  • Portanto;
  • Como resultado;
  • Então;
  • Consequentemente;
  • Ou seja;
  • Para esclarecer;
  • Mas;
  • No entanto;
  • Por outro lado;
  • O mais importante;
  • Certamente;
  • Acima de tudo;
  • Em primeiro lugar;
  • Além;
  • Afinal;
  • Desta forma;
  • Assim sendo;
  • Em suma;
  • Para resumir;
  • Por exemplo;
  • Posteriormente;
  • Entretanto;
  • Todavia.

5- 10 técnicas de SEO para seguir e ranquear seu artigo

Em sua essência, SEO é um conjunto de técnicas e regrinhas. É claro que somente a aplicação aleatória destas regrinhas não vai trazer resultado. 

Mas sim, é bem importante que você construa uma redação para SEO seguindo alguns padrões de otimização, que vão servir para ajudar o algoritmo do Google a encontrar o conteúdo certo, para a pessoa certa.

Veja uma lista com algumas técnicas:

  1. Palavra-chave sempre no início da redação para SEO, antes do primeiro ponto final;
  2. Palavra-chave nos títulos H2 (principalmente no primeiro);
  3. Faça listas;
  4. Responda as perguntas logo no primeiro parágrafo e explique depois;
  5. Use imagens leves e de qualidade;
  6. Coloque descrição e texto alternativo nas imagens;
  7. Crie links internos para outros conteúdos do blog;
  8. Deixe somente a palavra-chave na URL do artigo;
  9. Coloque a palavra-chave no título do artigo e na meta description;
  10. Tenha um site leve, responsivo e seguro (com certificado SSL).

6- Não peque pelos excessos de otimização

E por fim, não podemos deixar de mencionar algo fundamental: nunca peque pelos excessos de otimização. 

Por mais que haja diversas regrinhas de SEO que você pode seguir, lembre-se de sempre falar com o seu público e resolver o problema pelo qual ele está pesquisando. 

A partir disso, as coisas poderão fluir de maneira natural, no longo prazo.

Créditos das imagens: Freepik.

Veja mais