Por que e como usar o LinkedIn como currículo e portfólio?

Aprenda a utilizar o LinkedIn como currículo e até mesmo como um portfólio completo. Veja dicas para deixar seu perfil mais profissional.

ilustração do logo do linkedin com silhuetas de profissionais

O LinkedIn é uma rede social criada para conectar profissionais e empresas do mundo inteiro. Diferente do Facebook e Twitter, o LinkedIn é um site voltado para o ambiente corporativo e mercado de trabalho.

Além de divulgar suas informações profissionais e quais empresas trabalhou, o usuário também pode fazer networking, interagir com outros usuários, publicar vídeos e textos.

O fato é que muitos usuários não aproveitam todo o potencial que a plataforma proporciona.

A rede social disponibiliza recursos que permitem ao usuário a utilização da plataforma como currículo e portfólio, por exemplo. Pouca gente sabe e usufrui disso.

Por que utilizar o LinkedIn?

O LinkedIn é muito utilizado por profissionais e empresas de todos os tamanhos. A rede social corporativa conta com mais de 500 milhões de usuários, abrigando mais de 9 milhões de companhias e 10 milhões de vagas de emprego.

Muitas empresas usam a plataforma para encontrar profissionais em diferentes segmentos. Os usuários que souberem utilizar o LinkedIn podem encontrar muitas oportunidades no mercado de trabalho, direta ou indiretamente.

Isso porque o site o conecta com companhias e profissionais de diversos cargos e áreas de atuação.

Dessa maneira, o usuário pode divulgar seu trabalho, competências e experiências profissionais para sua rede de contatos e na seção “Empregos” e, assim, atrair a atenção de companhias que estejam buscando talentos com o mesmo perfil.

Como usar o LinkedIn?

Não basta apenas ter um perfil para usufruir de todos os benefícios profissionais do LinkedIn.

É necessário manter as informações sempre atualizadas, criar uma boa rede de contatos e detalhar suas experiências profissionais de maneira assertiva.

Veja como usar a plataforma para currículo com as dicas abaixo:

1. Crie o seu perfil

Caso ainda não tenha, acesse a plataforma e crie o seu perfil. Toque na opção “Cadastre-se agora” para prosseguir.

Preencha o seu perfil com informações pessoais e profissionais. Depois, inclua as experiências profissionais anteriores e indique o cargo que ocupa atualmente.

Responda todas as perguntas e marque as opções desejadas para concluir o seu cadastro.

2. Complete o seu perfil

Após terminar o cadastro, o usuário terá acesso a página inicial da rede social.

Nessa página é possível visualizar todas as atualizações de seus contatos, ter acesso a notícias de suas áreas (e de outros segmentos), procurar por vagas de emprego e muito mais.

Clique em “Perfil” e, em seguida, toque em “Editar Perfil”.

A dica é preencher o seu perfil com o máximo de informações relevantes. Escolha uma foto e um fundo mais “profissa” para tornar o seu perfil mais atraente aos olhos de empresas e recrutadores.

Adicione os cargos que ocupou em empresas anteriores, informações acadêmicas, imagens etc. A ideia é transformar o seu perfil em um currículo online, então capriche.

3. Procure por vagas de emprego

Agora que o seu perfil está criado e completo, chegou o momento de procurar por vagas de emprego e oportunidades profissionais.

Toque em “Empregos” no menu localizado no topo da tela. Nessa seção é possível visualizar as vagas de empregos mais recentes e diversas ofertas que podem te interessar.

A própria rede social separa algumas vagas de emprego e as mostra, nessa página, aos usuários com base em suas qualificações profissionais.

Os usuários ainda podem utilizar as ferramentas avançadas de pesquisa para buscar por vagas mais específicas.

Como gerar e baixar um currículo no LinkedIn?

Vídeo: Currículo em PDF direto do LinkedIn

Gostou tanto do seu perfil que gostaria de transformá-lo em um currículo vitae? A parte mais legal é que a rede social disponibiliza esse recurso para seus usuários.

Veja como gerar e baixar um currículo no LinkedIn:

  1. Ao entrar na rede social, clique no seu nome, localizado no canto esquerdo da tela para acessar o seu perfil.
  2. No perfil, clique no botão “Mais…”.
  3. Agora, toque na opção “Salvar como PDF”. O seu currículo será salvo em seu dispositivo, com todas as informações pessoais e profissionais salvas em seu perfil.

Como usar o LinkedIn para portfólio?

Vídeo: Criando um portfólio no LinkedIn (em inglês)

Além de um currículo, na plataforma é possível criar um portfólio online poderoso. A ferramenta permite ao usuário adicionar fotos, apresentações, PDFs e web sites em seu perfil.

Veja a seguir como usar a rede social para portfólio:

  1. Acesse o seu perfil e, depois, clique em “Editar perfil”.
  2. Nessa página, clique no botão “Mais…”. Você perceberá que é possível adicionar fotos, PDFs, apresentações e websites em seu perfil.
  3. Clique nessa opção para começar a adicionar o conteúdo de seu portfólio.
  4. Após adicionar o conteúdo, é possível editar o seu título e descrição. Dessa maneira, toda vez que alguém clicar naquele conteúdo específico, verá seu título e a sua descrição.
  5. Assim que você criar o seu portfólio, o LinkedIn adicionará todos os conteúdos em seu perfil com uma imagem, um título e uma descrição.

Você pode editar e organizar os conteúdos adicionados em seu perfil.

Como destacar o seu perfil no LinkedIn?

Depois de aprender como usar o LinkedIn para currículo e portfólio, chegou o momento de ver como destacar o seu perfil na rede social. 

Confira as dicas:

Mantenha seu perfil sempre atualizado

Muitos usuários criam seus perfis e não atualizam suas informações. Isso pode gerar desinteresse e resultar em faltas de oportunidades.

Por isso, mantenha seu perfil, currículo e/ou portfólio atualizado na plataforma.

Personalize o URL do seu perfil

Torne o seu perfil mais profissional personalizando o URL do seu perfil público na plataforma.

Após criar o perfil na rede social, o URL fica cheio de números aleatórios. A solução é torná-lo mais “amigável” aos olhos de quem o vê.

Acesse sua conta, toque em “Visualizar Perfil”. Em “Editar sua URL personalizada”, toque em “Editar”.

Modifique o final da sua URL e clique em salvar.

Crie uma boa rede de contatos

Os contatos no LinkedIn são importantes e, para destacar seu perfil na rede social, investir nessa área será essencial.

Você pode importar contatos a partir de endereços de e-mails. Outra dica importante é interagir com contatos estratégicos.


Nesse artigo você viu por que e como usar o LinkedIn para currículo e portfólio. Seguindo essas dicas e informações, você criará um perfil que poderá ser utilizado como currículo, portfólio ou os dois.

Não se esqueça de explorar a seção de empregos e fortalecer o seu networking para aumentar as chances de achar boas oportunidades profissionais.

Créditos das imagens: Freepik.

Wallace Chagas
Apenas um cara apaixonado por música, literatura, e-sports e feijão tropeiro. Produz conteúdo para internet desde quando tudo isso aqui era mato. Fundador da Chagas Web.
Veja mais