Como se tornar um Designer de Games?

Quer saber como ser um designer de games profissional? Confira nossas dicas e saiba mais sobre esse mercado que não para de crescer.

ilustração de um controle de video game

Os jogos fazem parte da nossa vida por muitos anos e para muitas pessoas, são uma forma de diversão diária e o melhor passatempo possível, são milhões de brasileiros que jogam todos os dias, sejam jogos de esportes específicos, os famosos caça níqueis ou milhares de outras opções.

Porém, para outras pessoas, os jogos se tornaram também uma forma de ganhar dinheiro – jogar se tornou uma profissão que pode ser bastante lucrativa.

A imaginação dessas pessoas podem ir além e trazer ideias milionárias para as empresas do ramo, por isso, o mercado de designer de games vem crescendo constantemente e mais profissionais ligados ou não inicialmente à área buscam se especializar.

Mas, como se tornar um designer de games? É preciso fazer uma faculdade ou simplesmente se aventurar, sem nenhum conhecimento prévio?

Designer de games: Principais responsabilidades

Primeiro, é importante que um futuro designer de games tenha um grande interesse por essa área de jogos, já que ele será o responsável por vários dos setores mais importantes de qualquer jogo: principalmente a interface e a história do jogo, em geral.

Ainda que a ideia do jogo seja boa, é preciso uma interface interativa e divertida para que ele funcione, algo que prenda os usuários.

Então, pessoas que realmente gostam de videogames são as que possivelmente terão mais sucesso no ramo.

Acompanhar novidades, tendências e entender a dinâmica do mercado também é extremamente importante, ainda que a maioria das empresas tenha um profissional juntamente ao designer de games para fazer esse estudo.

Ou seja, ele participa desde a ideia do jogo até a conclusão do mesmo, passando por todas as etapas possíveis.

O designer de jogos estão precisa de um conhecimento amplo, não só de criação de imagem e vídeos mas também de marketing, roteirização, storytelling e muito mais.

Criação de jogos

Quando pensamos na profissão de Designer de Games, muitas vezes pensamos em jogos super elaborados. Mas a verdade é que, ainda que em jogos pequenos, é melhor que um designer de games profissional esteja envolvido no processo.

A criação de jogos é algo que vai muito além de tiros, corridas e simulações: é preciso que o usuário tenha sensações, e um bom designer tem que entender como controlar as sensações durante cada etapa do jogo.

Isso começa com a ideia do jogo. Ele será educativo? Um passatempo? Feitos para divulgar algo?

Conhecendo a ideia inicial do jogo, o caminho é bem mais fácil.

Muitos jogos são feitos apenas para viciar e criar lucros e isso é algo óbvio mas muitos precisam de histórias específicas e são feitos para que as pessoas que joguem aprendam com eles, ou que queiram evoluir por fases e se prendam no jogo até um certo fim.

A criação de fases estimulam a ideia de que o usuário irá permanecer por mais tempo naquela diversão mas isso não bem a verdade.

Muitos jogos de apenas uma fase, digamos assim, são sucessos estrondosos; e muitos que possuem várias fases, não.

Então, o designer precisa usar o marketing e também a neurociência para entender o comportamento do jogo e o interesse que ele irá despertar, sendo repetitivo ou com novas aventuras.

O mercado dos games

Para fazer com que o jogo seja um sucesso é preciso conhecer o mercado e, ele é amplo. As competições dos e-sports são um exemplo do crescimento gigantesco e da atual importância dos jogos online.

São milhares de expectadores, assistindo disputas online, onde muitas vezes os competidores não estão nem no mesmo ambiente mas lutam por um prêmio exorbitante.

Os ganhos com essas competições e jogos batem os bilhões de reais e isso demonstra a força do mercado.

Outros jogos mais simples e clássicos, como os caça-níqueis, também estão na lista dos que compõe ganhos milionário para as empresas criadoras e prêmios extremamente altos para os usuários.

O mercado de jogos online crescem a cada dia e a queda do mesmo não é prevista para os próximos anos.

Então, o que fazer para ser um designer de games?

Os passos mostrados acima fazem com que você possa entender que não é tão simples se tornar um designer de games, não é?

São vários os conhecimentos necessários nessa área de atuação e as responsabilidades são gigantescas.

Conhecer o mercado, marketing e até mesmo estudar o comportamento humano são fundamentais para ser um bom profissional.

Hoje, existem várias faculdades que são correlacionadas à profissão, como Engenharia da Computação, Design, Publicidade e Propaganda, Sistemas da informação etc.

Essas áreas são mais amplas e podem trazer novas possibilidades para o candidato mas, para aqueles que têm certeza do que quer, já é possível encontrar cursos técnicos focados em Designer de Games.

As habilidades técnicas nesse caso são uma necessidade secundária. O pensamento criativo, a destreza de trabalhar em equipe, a sagacidade e a astúcia são fundamentais para que o designer de games possa ter sucesso.

Jago Guimarães
Paulistano de nascimento e de coração, sou formado em Contabilidade Financeira, pai de pet (do gato Quintino) e me arrisco como redator sobre os mais variados assuntos em minhas horas vagas.
Veja mais