Soft skills e hard skills: entenda suas diferenças e importância

Você sabe o que são soft skills e hard skills? Tire todas as suas dúvidas sobre o tema e saiba como você pode se beneficiar com essas skills!

ilustração de pessoas com diferentes skills

Muito utilizados por recrutadores e gestores de recursos humanos, soft skills e hard skills são termos que todo trabalhador deve conhecer.

Isso porque esses termos representam as habilidades técnicas e comportamentais que o profissional tem, ou deveria ter, no ambiente de trabalho.

E saber reconhecer quais são as suas principais habilidades será essencial tanto para montar um bom currículo e, assim, aumentar suas chances de ser contratado, quanto para identificar o que você pode, e precisa, melhorar.

No artigo de hoje mostraremos o que são as soft e hard skills, quais são suas diferenças e, principalmente, a importância desses termos para aqueles que estão em busca de um lugar ao sol no mercado de trabalho.

O que são soft skills?

As soft skills são definidas como habilidades comportamentais, emocionais e pessoais de uma pessoa.

O termo designa as competências de relacionamento interpessoal e a capacidade que um profissional tem de lidar com fatores emocionais e sociais dentro do ambiente de trabalho.

Essas habilidades não são tangíveis e, por isso, não podem ser comprovadas por meio de cursos ou certificados. Por isso mesmo são mais difíceis de serem aprendidas, assimiladas e ensinadas para outras pessoas.

Apenas com a convivência e análise é possível reconhecer e identificar essas qualificações que são essenciais para a boa relação, tomada de decisões e tudo que envolve interações sociocomportamentais.

Alguns exemplos de soft skills:

  • Negociação
  • Proatividade
  • Persuasão
  • Espírito de equipe
  • Ética no trabalho
  • Tomada de decisões
  • Resolução de problemas
  • Capacidade de trabalhar sob pressão
  • Senso de liderança
  • Capacidade de analisar situações e apresentar soluções
  • Resolução de conflitos

Por serem difíceis de serem comprovadas de forma tangível, essas habilidades não costumam aparecer em currículos.

A dinâmica de grupo, por exemplo, é uma ferramenta que os recrutadores utilizam para identificar e avaliar as habilidades comportamentais e emocionais dos participantes.

O que são hard skills?

Por outro lado, as hard skills são completamente o oposto. Também conhecidas como habilidades técnicas, as hard skills podem ser comprovadas, e aprendidas, por meio de certificações e cursos.

Essas habilidades, por serem concretas, são mais fáceis de serem mensuradas por meio de avaliações objetivas, certificados de conclusão e entrevistas. 

As hard skills são, muitas vezes, as principais competências que os recrutadores avaliam quando estão analisando um CV ou entrevistando um candidato. Por isso são as mais destacadas em currículos e em entrevistas de emprego.

Veja alguns exemplos de hard skills a seguir:

  • Programação
  • Contabilidade
  • Operação de máquinas
  • Carpintaria
  • Construção 
  • Engenharia
  • Proficiência em idioma estrangeiro
  • Produção
  • Gestão de projetos
  • Tradução
  • Ensino
  • Escrita
  • Graduação ou certificados

Por serem habilidades que podem ser quantificadas de alguma maneira, as hard skills são, ou eram, os principais parâmetros utilizados por recrutadores na hora de escolher seus candidatos.

No entanto, as coisas estão mudando e hoje em dia as empresas já reconhecem a importância do equilíbrio dessas habilidades em um profissional.

Quais são as diferenças entre soft skills e hard skills?

As soft skills e as hard skills diferem bastante umas das outras, especialmente na capacidade de comprovar essas aptidões. 

Enquanto um profissional pode facilmente comprovar suas habilidades técnicas por meio de testes, certificados e cursos, as habilidades relacionadas a inteligência emocional e comportamento social são mais difíceis de serem provadas.

As habilidades comportamentais estão ligadas diretamente à personalidade da pessoa e sua capacidade emocional em lidar em diferentes pessoas e situações.

Geralmente são aprendidas por meio de experiências ao longo da vida profissional e pessoal do candidato.

As soft skills, geralmente, são identificadas pelos recrutadores através de testes psicológicos e comportamentais, além da convivência e análise. Já as hard skills podem ser comprovadas através da demonstração prática de habilidades técnicas.

As hard skills podem ser aprendidas na sala de aula, cursos de qualificação profissional e técnicos, universidades, palestras, workshops, universidades etc.

Como resultado, essas habilidades podem ser mensuradas e avaliadas pelos recrutadores de forma mais simplificada, facilitando o processo de seleção de candidato, especialmente para vagas que demandam de conhecimento técnico.

A importância de conhecer suas skills

As hard skills e soft skills são levadas em consideração em todas as etapas do processo seletivo.

Dessa maneira, todo profissional precisa conhecer suas habilidades para, então, destacá-las em sua aplicação. Tanto no currículo, quanto e, talvez, especialmente, na entrevista com o recrutador e na dinâmica de grupo.

Ao ler a descrição da vaga, por exemplo, o profissional saberá exatamente o que a empresa está buscando. Enviar uma aplicação destacando suas habilidades comportamentais e técnicas o ajudará bastante no processo seletivo.

Isso acontece porque as empresas estão reconhecendo, cada vez mais, a importância das soft skills dentro do ambiente do trabalho.

As habilidades técnicas continuam muito importante e essenciais, é claro, mas as habilidades comportamentais estão ganhando mais destaque.

É preciso que o funcionário saiba se relacionar com os colegas, com sua equipe e seus superiores para que a dinâmica da equipe funcione. Além disso, saber lidar com situações que demandam um bom controle emocional são essenciais para a empresa de maneira geral.

A inteligência emocional, por exemplo, é a soft skill mais buscada por empregadores brasileiros, de acordo com pesquisa realizada pela PageGroup.

Uma pessoa que tem as habilidades técnicas e emocionais equilibradas pode ser muito mais importante para a empresa do que uma pessoa que tem muita habilidade técnica e pouca capacidade em lidar com outras pessoas e situações que demandam de inteligência emocional.

É possível desenvolver os dois tipos de skills?

Por mais difícil que possa parecer desenvolver habilidades soft skills, elas podem ser desenvolvidas por qualquer profissional.

Habilidades como senso de liderança, resolução de conflitos e inteligência emocional, por exemplo, são competências que podem ser aprendidas e otimizadas.

Já as hard skills são mais fáceis de serem desenvolvidas. Os interessados podem procurar cursos, qualificações, certificações, treinamentos e por ai vai. 

Há empresas que oferecem palestras, treinamentos, cursos e workshops para o desenvolvimento de ambos os tipos de habilidades.


As soft skills e hard skills são jargões muito usados por recrutadores e gestores que buscam qualidades específicas e variadas nos candidatos.

Entender o que são, a diferença entre eles e sua importância no mercado de trabalho ajudará o profissional a montar um currículo melhor e se apresentar de forma mais assertiva durante entrevistas e dinâmicas de grupo.

Por fim, depois de entender tudo isso, os profissionais poderão identificar o que precisam melhorar e quais habilidades, pessoais e técnicas, podem e devem ser destacadas.

Nota: O Criar Portfolio não faz recrutamento – apenas divulgamos vagas encontradas no site oficial de cada empresa. Sendo assim, o candidato interessado em trabalhar em uma das empresas citadas deve acessar os links divulgados para tirar suas dúvidas, verificar a disponibilidade de cada vaga e fazer sua inscrição.
Wallace Chagas
Apenas um cara apaixonado por música, literatura, e-sports e feijão tropeiro. Produz conteúdo para internet desde quando tudo isso aqui era mato. Fundador da Chagas Web.
Veja mais