Pretensão salarial: como responder e o que colocar no currículo?

Afinal, todas as empresas pedem pretensão salarial? Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto e veja como calcular seu salário dos sonhos!

calculadora ao lado de notas de 50 e 100 reais

Responda rápido: Qual é a sua pretensão salarial?

Quem está buscando uma colocação no mercado de trabalho sabe que o processo não é fácil.

Principalmente por causa da grande concorrência que aumenta mais a cada dia que passa em todas as áreas, e por isso existem algumas ferramentas que podem ser úteis nesses processos. 

Uma das ferramentas fundamentais na vida de qualquer profissional, principalmente daqueles que estão em busca de uma vaga de emprego é o currículo.

E será através do CV que o empregador poderá avaliar as experiências que o trabalhador já possui e em quais vagas que ele se encaixaria melhor.

Então, é imprescindível que seu currículo seja feito da maneira adequada para poder passar a melhor credibilidade possível e para que o recrutador consiga obter todas as informações que ele achar necessárias.

Existem algumas informações que, apesar de serem comuns em muitos currículos não é algo praticado pela maioria das empresas.

Uma dessas informações é a pretensão salarial, que traz ainda mais questionamentos aos candidatos de determinadas vagas.  

O que significa pretensão salarial?

Apesar de parecer algo muito complexo, a pretensão salarial nada mais é do que o valor que o candidato especifica que ele deseja receber por determinada função.

Ou seja, é a remuneração que ele espera obter quando exercer a sua função dentro da organização.

A maioria das empresas não solicita que o candidato coloque pretensão salarial no currículo.

No entanto, é bom saber como elaborar essa informação pois pode ser um critério decisório em uma das etapas de um processo seletivo.

Em muitos casos é comum, inclusive, que o salário não seja informado no anúncio para que seja algo combinado entre as partes.

Como calcular a pretensão salarial?

Conforme comentamos acima, saber como especificar a sua pretensão salarial é primordial caso a empresa solicite, pois ela irá avaliar o valor que está sendo especificado.

Caso a pretensão salarial fique muito fora dos padrões aplicados, isso pode trazer uma má impressão durante a sua avaliação, e você pode correr o risco até mesmo de perder a vaga por isso.

Existem alguns passos que podem ser seguidos para definir a sua pretensão salarial de uma maneira simples:

Seja realista com o que o mercado oferece

Não adianta especificar um valor muito acima do oferecido pelo mercado para determinada função.

Afinal, se ele não é aplicado, dificilmente a empresa levaria em consideração o valor e poderia inclusive desclassificar o candidato devido à essa informação.

Pesquise o salário médio da sua área

Uma boa forma de criar a sua pretensão salarial é se basear no que outros profissionais estão recebendo, assim você consegue ter uma base melhor para criar a faixa de valor que você acredita ser correta.

Nossa ferramenta favorita para esse tipo de pesquisa é o Glassdoor, mas você pode encontrar outros sites do tipo em uma busca rápida no Google.

A pretensão deve ser compatível com a sua experiência   

O valor aplicado no mercado é importante, mas também precisa ser levado em consideração com base na sua experiência.

A empresa não irá querer pagar um salário para um funcionário que está iniciando no mercado que seja igual de um profissional que já possui experiência na área, por exemplo.

Dicas para definir e falar sobre sua pretensão salarial

Para finalizar, veja nossas dicas abaixo para que você tenha mais chances de conseguir conquistar uma boa vaga no mercado de trabalho.

  • Informe apenas quando solicitado: A pretensão salarial não deve estar presente em todos os currículos, ela deve estar apenas naqueles que forem enviados para as empresas que solicitarem essa informação;
  • Não defina um valor único, prefira uma média: Em vez de definir um valor fixo, o ideal é que você coloque uma média com o valor mínimo que receberia e o teto que acredita que seja justo. Assim, você consegue uma flexibilidade melhor com a empresa e corre menos risco de não ser selecionado;
  • Leve em consideração os benefícios que são concedidos: Muitas vezes o salário base da empresa é inferior ao que você espera, mas ela concede benefícios que podem até extrapolar aquilo que você imagina;
  • Tenha em mente a situação da empresa: É fundamental que você leve em consideração a situação da empresa, como o tamanho e a visibilidade que ela possui. Dificilmente você conseguirá grandes salários em empresas pequenas, por exemplo.

Colocar a pretensão salarial no currículo é uma forma de fazer com que a empresa entenda o que você espera daquela vaga.

Entretanto, muitas empresas preferem não pedir essa informação, já que eles já possuem em mente o valor que deverá ser pago e isso não será negociado – a não ser que na descrição da vaga esteja descrito “salário à combinar”.

Por isso é importante que você sempre siga o que a empresa solicita, para que ela possa perceber que você se enquadra melhor no que ela precisa e segue as instruções de maneira correta.

Então, não se esqueça de preparar seu currículo para cada empresa!

Créditos das imagens: Freepik.

Felipe Santos
Pegando no batente 24/7 mas encontrando um tempinho para meu hobby de escrever (e de vez em quando um happy hour ou outro). Liberal nos costumes e também na economia.
Veja mais