Utilizando o Instagram como portfolio

Saiba como divulgar seus trabalhos no Instagram! A plataforma é ótima para fotógrafos, designers, ilustradores, videomakers...

composição visual com câmera e ícones do instagram

Se te contássemos que tem muita gente ganhando dinheiro com o Instagram você acreditaria?

E não estamos falando de influenciadores digitais ou blogueiras de moda, mas de pessoas comuns que trabalham em áreas como design, fotografia, ilustração, escritores, perfis de restaurantes ou até mesmo artesanato.

Essas pessoas não fizeram nenhuma mágica, apenas estão mostrando seus trabalhos em uma das maiores redes sociais da atualidade.

Segundo dados recentes divulgados pelo Instagram, a plataforma conta atualmente com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês.

Ou seja, quase 15% população mundial compartilha fotos, vídeos, stories e interage diariamente.

Só no Brasil são mais de 50 milhões de usuários ativos. Agora imagine mostrar o seu trabalho para uma parte dessa audiência?

É o que muitos profissionais têm feito usando o Instagram como um verdadeiro portfólio.

Neste artigo vamos dar algumas dicas de como usar o Instagram como portfólio, quais os melhores formatos e como divulgar seus trabalhos por lá.

Continue lendo para ficar por dentro.

Como utilizar o Instagram como portfólio

Ao escolher ser o seu próprio patrão, trabalhar a qualquer hora e por conta própria, muitos profissionais iniciam um caminho árduo.

Nos últimos anos, o empreendedorismo digital ganhou cada vez mais espaço.

Em um momento onde os índices de desemprego aumentam, as pessoas precisam buscar gerar renda por conta própria.

Nessa jornada, as redes sociais são grandes aliadas.

O Instagram é usado profissionalmente tanto por empresas quanto por profissionais dos mais variados segmentos.

Além de oferecer uma série de ferramentas para uso corporativo, a rede social também conta com uma plataforma de anúncios, automações e várias outras funcionalidades para impulsionar um negócio digital.

Talvez você queira apenas mostrar o seu trabalho sem precisar investir em anúncios. E a melhor maneira de fazer isso pode ser usando todo o potencial criativo do Instagram de forma gratuita.

Por ser uma rede social que trabalha essencialmente com imagens e vídeos, o Instagram é perfeito para profissionais de audio-visual, fotógrafos, designers, videomakers e até mesmo escritores.

O próprio formato da plataforma, exibindo em um grid no feed do usuário, é perfeito para a criação de um portfólio.

É possível contar histórias através das imagens usando esse mesmo grid ou criar posts no formato de coletâneas que mostram uma linha temporal.

Além disso, o Instagram aceita vídeos de até 1 minuto. Tempo ideal para exibir pequenos trechos de seus trabalhos como videomaker.

Para designers e ilustradores, o Instagram também é um prato cheio de possibilidades.

Com um feed baseado em três colunas, você pode desenvolver composições que valorizem os seus trabalhos, contando pequenas histórias e criando peças que podem ser divididas por várias fotos.

printscreen do portfolio de kim daniels
A fotógrafa @kimbroughdaniels faz um bom uso do Instagram como portfolio.

Como divulgar meu porfolio no Instagram?

Como toda boa rede social, o maior atrativo do Instagram é a interação com outros usuários.

Se você decide usar a plataforma como porfolio, além de estudar os melhores formatos para apresentar o seu trabalho, será necessário também traçar uma estratégia para ser encontrado por outros usuários.

Existe um grande ecossistema de fotógrafos, designers, ilustradores, videomakers, escritores e várias outras áreas que trabalham com criatividade dentro do Instagram.

O primeiro passo para divulgar o seu trabalho é identificar esses usuários e traçar uma persona com base em seus seguidores.

Siga usuários em comum, comente publicações, cite-os como inspiração. Por se tratar de uma rede social, quanto mais interações, maiores as chances de criar laços com pessoas que o ajudarão a divulgar o seu trabalho.

Outro ponto importante é o uso de hashtags.

O Instagram permite que os usuários possam seguir as hashtags como se fossem perfis.

Ao usar as hashtags relevantes à sua área de atuação, você passa a ter grandes chances de aparecer no feed daqueles que as seguem.

O mesmo vale para os stories, que criam “coletâneas” para hashtags e localizações.

Portanto, caso participe de algum evento da sua área, não hesite em criar conteúdo mostrando o seu trabalho para alcançar outras pessoas.

printscreen do portfolio de ji lee
@jileeprojects adaptou as artes para deixar seu portfolio no Instagram mais descritivo (e divertido)

Conclusão

O Instagram é um excelente canal para publicar os seus trabalhos e montar um porfolio online.

Se você atua em áreas como fotografia, design, ilustração, dentre outras, você tem uma grande oportunidade de apresentar os seus melhores trabalhos para uma grande audiência e, melhor ainda, que pode ser bastante qualificada.

Seja criativo. Extrapole o simples ato de publicar uma foto. Conte histórias usando o próprio formato da rede social.

Em uma rede com mais de 50 milhões de usuários brasileiros, você precisa ser chamativo e apresentar diferenciais em relação aos outros profissionais que também estão mostrando seus trabalhos.

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário