Onde montar um portfólio profissional com site?

Confira quatro tipos de sites diferentes que oferecem o serviço de portfólio profissional com site e escolha onde montar um portfolio para seu negócio!

fotógrafo fazendo uma seleção de trabalhos no computador

Com toda essa rotina agitada que as pessoas passam, fica difícil tirar um tempo do dia para resolver algumas questões. Por isso, muitos optam por procurar serviços pela internet. Sendo assim, os profissionais que não estão nas redes, perdem a oportunidade de criar um vínculo com determinados clientes. Neste sentido, surge a importância de montar um portfólio profissional com site. Mas onde montar um portfolio?

De acordo com uma pesquisa elaborada pela empresa que compila métricas do mundo digital, a GlobalWebIndex, o Brasil ocupa o terceiro lugar na lista dos países que passam mais tempo online pelo celular. Segundo os dados do estudo, os brasileiros passam aproximadamente quatro horas navegando pela internet com os celulares. Perdendo apenas para a Tailândia e Arábia Saudita.

Mas, como atingir esse público que não só paga contas pelos smartphones, mas também compram comida, fazem compras e, claro, contratam serviços de acordo com suas necessidades? A resposta para essa pergunta é simples: é preciso estar onde os clientes estão, neste caso online.

Como montar um portfólio online?

Antes de mais nada o profissional ou empreendedor precisa entender o que é um portfólio e só depois escolher onde criar uma ferramenta dessa. Desta forma, um portfólio é uma plataforma que pode ser online ou impressa, e tem como objetivo divulgar trabalhos ou serviços. O modelo impresso é limitado, pois só pode ser visto por quem possuir um documento desse em mãos, já a versão online pode ser vista por todos, a qualquer hora ou momento do dia.

Para fazer um portfólio online é preciso utilizar sites que façam esse tipo de serviço, entre os que existem estão: FicaOncarbonmadedaportfolio (deviantART) e flickr. Cada um possui suas especificidades e cabe ao interessado avaliar qual deles pode ajudar a divulgar os serviços da maneira que melhor atenda às necessidades do clientes. Para sanar algumas dúvidas sobre onde montar um portfolio, abaixo é possível ver um pouco mais sobre cada um desses:

FicaOn

Apesar de não possuir uma versão de portfólio online grátis, a FicaOn permite que o interessado experimente a ferramenta gratuitamente durante 15 dias. Caso goste, o cliente passa a pagar por uma taxa bem pequena por mês. Trata-se de uma opção com design simples e com páginas leves e rápidas.

Carbonmade

Possui duas versões, uma grátis e outra paga. O portfólio gratuito tem uma série de limitações, a começar pela quantidade de fotos (35) e pastas (5). Já a opção paga, que custa 12 dólares por mês ou 120 dólares por ano, tem espaço para 50 páginas e 500 imagens.

Daportfolio (deviantART)

Esta terceira opção também possui versões gratuita e paga. No primeiro caso só são aceitas 18 imagens por galeria e são apenas 4 pastas disponíveis. Já no segundo tipo, a quantidade de foto é ilimitada, mas a de pastas não é especificada. Neste último caso, o interessado deve pagar 4,95 dólares ou 7,95 dólares por mês. Além disso, há a possibilidade de pagar por cotação, ficando um valor de 29,95 dólares por ano.

Flickr

Muito conhecida pelos fotógrafos, esta ferramenta possui uma versão grátis e uma paga. Nesta última opção, o cliente paga R$ 45,90 por um ano ou faz um pacote de R$ 89,90 por dois. Ao pagar, o profissional pode usar a ferramenta de forma ilimitada, alimentando-a com a quantidade de imagens que desejar.

Portfólio com site é possível?

As opções dadas anteriormente são de ferramentas que oferecem portfólio ao cliente, mas algumas delas não disponibilizam a oportunidade de junto ao portfólio ter também um site. A FicaOn, ao contrário, é uma plataforma que possibilita esta junção.

São diversos templates que podem ser escolhidos pelo próprio profissional levando em consideração as necessidades que possui e até mesmo o gosto pessoal pelo design. Por exemplo, há um modelo específico para portfólio, mas existem outras versões que podem ser usadas com a mesma finalidade, mesmo não sendo direcionado a este de função, como:

  • Modelo de site criativo: O nome criativo não significa ao adjetivo, mas sim a ideia de criação. Isto porque, este template prioriza as imagens, deixando-as em evidência. Por isso é ótimo como portfólio, principalmente para quem trabalha com imagens como arquitetos, fotógrafos, publicitários, ilustradores, designers etc;
  • Modelo de site pessoal: Na home de uma site pessoal é possível encontrar um slide grande com fotos e uma galeria de imagens. Além de mostrar os trabalhos, o profissional pode ainda falar sobre si mesmo no site, colocando a carreira, os hobbies e demais informações que sejam importantes para o leitor/cliente;
  • Modelo de site landing page: Se existe um tipo de site perfeito para celular, este é o landing page. Isto porque, este tipo de template possui uma tecnologia especial para se adaptar aos diversos tamanhos de tela, inclusive as dos smartphones. Sendo assim, é uma ótima saída para profissionais que possuem clientes, os quais têm um perfil de estarem usando os celulares constantemente. Desta forma, o portfólio profissional é criado e atinge o público específico.

Todos esses e outros modelos podem ser vistos na página de Modelos do site. Se você procura onde montar um portfolio com site, talvez essa seja a melhor opção.


E você, tem alguma sugestão? Deixe seu comentário!

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Comentários

  • Gostaria de saber mais.

    Responder
    • Olá, Marcos! Quais são suas dúvidas?

      Responder

Deixe seu comentário